quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A ORIGEM É ORIGINAL

Não estranhem o trocadilho tosco que eu coloquei para nomear esta postagem. Mas no ano em que Hollywood está recorrendo aos remake, temos uma agradável supresa, onde somos presenteados com um inteligente, criativo e louco filme de ficção científica, algo que não vemos desde do primeiro Matrix. Trata-se do filme A Origem, do competente e criativo diretor/roterista Chistopher Nolan, responsável pelos melhores filmes do herói Batman (no caso, os dois últimos), e estrelado, infelizmente, pelo péssimo e antipático ator Leonardo DiCaprio.

Com receio de revelar alguma supresa deste intrigante e interessante roteiro, recorro a uma sinopse divulgada:                 " Em um mundo onde é possível entrar na mente humana, Cobb (Leonardo DiCaprio) está entre os melhores na arte de roubar segredos valiosos do inconsciente, durante o estado de sono. Além disto ele é um fugitivo, pois está impedido de retornar aos Estados Unidos devido à morte de Mal (Marion Cotillard). Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos." *

O filme é muito interessante, com cenas de ação empolgantes, com um roteiro inteligente e criativo, repleto de reviravoltas, um pouco louco para uma boa parte dos espectadores, por isso, este filme deve ser visto atentamente do começo ao fim, sem nenhuma distração. Portanto, evitem ir com namoradas (o) (salvo se forem apenas assistir ao filme), e esvazie a bexiga ao máximo, evitando ir ao banheiro no meio da projeção, pois do contrário, corre o risco de se perder na história e ficar sem entender "pn" do filme. Sem dúvida, um dos melhores roteiros dos últimos anos. Tanto que já estão comentando sobre indicações ao Oscar.

Os efeitos especiais são excepcionais e nos conduz ao mundo proposto na tela, provando que não precisa recorrer ao formato 3D para causar esta sensação no espectador. O legal é que estes efeitos são utilizados nos momentos certo no filme, ao contrário de muitas atuais produções, que na maioria das vezes, utilizam os efeitos de forma exagerada e sem nexo na história. Li em algum lugar que o diretor fez neste filme uma homenagem a Matrix, mas o filme também lembra um pouco outro clássico moderno da ficção científica: O Vingador do Futuro, estrelado por Arnold Schwarzenegger.  

O único ponto fraco é sem dúvida a escolha equívocada como protagonista do péssimo e antipático  Leonardo DiCaprio, que não faz o espectador simpatizar com o seu personagem, justamente, por ser ele mesmo, não convencendo como o interessante personagem Cobb. Com certeza se o diretor tivesse entregue este personagem a atores de verdade que já dirigiu em outros filmes, como Christian Bale  (Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas) ou Guy Peace (Amnésia), com certeza o filme ganharia muito mais. Me veio em mente que o personagem cairia como uma luva para o saudoso Heath Leadger esbanjar o seu talento. Mas... Enfim, uma pena mesmo, que a primeira e única opção do diretor foi o fraco DiCaprio.  Pelo menos, o seu fraco desempenho não compromete um excelente filme, que tem um bom e competente elenco coadjuvante, criativo e original roteiro e efeitos especiais de primeira conseguem superar a sua fraca presença, tornando o filme ótimo.

A Origem é um filme criativo e inteligente, original mesmo, com um final dúbio, que tanto demonstra que o filme está aberto a uma possível continuação quanto que a saga de Cobb e seus companheiros, tenha acabado. . Se querem diversão inteligente, eu recomendo este filme, principalmente no cinema, onde a sensação de ser transportando para dentro da história é mais presente. Enfim, um filme verdadeiramente original, algo cada vez mais raro vindo de Hollywood.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo, feliz por assistir um filme original.


* = Sinopse disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/a-origem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário