segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

COMANDOS FINALMENTE EM AÇÃO.

Sábado à noite para quem está "reservado" (popularmente chamado de encalhado), não é fácil. É um tédio e tanto. Para isso, a pessoa que se encontra neste estado provisório de vida, precisa diblar a solidão, já que todos os amigos estão curtindo a melhor noite da semana com seus respectivos parceiros, de todo modo possível. No meu caso, como cinéfilo, fui a locadora . Como eu teria um domingo lotado, me vi obrigado a locar apenas um filme. Mais valeu a pena. Depois de cerca de quarenta minutos, escolhendo entre os vários títulos que eu ainda não tinha assistido, optei pela nostalgia dos meus tempos de final de infância e início de pré-adolescência, locando G.I. Joe - A Origem de Cobra, versão cinematográfica do mesmo diretor da série A Múmia, para os meus últimos brinquedos.

Lembro como se fosse hoje que os meus amigos aproveitaram muito mais brincar com os bonecos e acessórios (carros, tanques, submarino, etc.) dos G.I. Joe, que no Brasil recebeu o tosco nome de Comandos em Ação, pois,  como já estava naquela fase de fortalecimento de interesse pelas meninas (sempre fui precoce e desde que me entendo de gente, já tinha interesses românticos. rssss...), já não tinha tanta vontade de brincar. Mesmo assim, foi legal reencontrar hoje, em carne e em osso,  Hawk, Duke, Snake Eyes e Scarlett, que aliás, por ser a única mulher da minha coleção dos Joe, eu costumava treinar o que dizer as minas de verdade. Uma coisa é certa: boa parte das mulheres de hoje, continuam fria e silenciosa comigo, como aquele boneco da Scarlett. rssss...

Nostalgia à parte, G.I. Joe - A Origem de Cobra é um excelente filme de ação. A trama, como na maioria dos filmes deste gênero, é simplória: Num futuro, não muito distante, um milionário fabricante de armas, que negocia e vende para a OTAN uma arma poderossísma de alta tecnologia, para na entrega, roubá-la. Mas ele não contava que a OTAN, tivesse um super-exército ultra-secreto, os G.I. Joe, formada pelos melhores soldados de todo mundo.

Enfim, como já era esperado, o roteiro, que aliás, é muito bem escrito e acima da média dos filmes do gênero, é uma desculpa esfarrapada para um filmaço com ação do começo ao fim, com efeitos especiais de primeira, em bem elaboradas sequências de ação. Destaque para a eletrizante sequência de perseguição pelas ruas de Paris e o climáx, uma empolgante batalha submarina e aérea, que não fica atrás das clássicas batalhas de Star Wars, graças a uma excelente montagem, que intercala as várias batalhas, que vão acontecendo nos últimos minutos de exibição.

Outro embate legal é entre os ninjas Snake Eyes e Storm Shandow, que aliás, foram os únicos personagens que tiveram mais aprofundamento na sua origem, superando até mesmo a origem da facção Cobra, subtítulo deste filme. Pena que, cometeram o mesmo erro de Star Wars - Episódio 1, de matar um interessante personagem, que tinha tudo para crescer no decorrer da série.


O elenco não é dos melhores, mas também não prejudica o produto final, dando conta do recado. Dennis Quaid, provavelmente o mais conhecido, interpretar o General Hawk, líder dos Joe, mas não tem muito o que fazer em cena., já que seu personagem limitou-se apenas a dar ordens, não entrando em ação. Já Marlon Wayans se mostra totalmente perdido e que não está acostumado a fazer personagens menos idiotas, como os que ele fez magistralmente nos dois primeiros Todo Mundo em Pânico, As Branquelas e O Pequenino, todos estes filmes, dirigidos pelo irmão Keenen Ivory Wayans e tendo como parceiro de cena seu outro irmão, Shawn Wayans. Legal também foi encontrar no elenco o sempre vilão coadjuvante Arnold Vosloo (A Múmia) e uma participação especial de Brendan Fraser, que infelizmente não aparecem juntos em cena. Seria interessante que o diretor, no próximo filme da série, repetisse a parceria do seu grande sucesso e colocasse mais uma vez os dois para se enfrentarem. Os fãs da série A Múmia agradeceriam.

Em síntese, G.I. Joe - A Origem de Cobra é um filmaço. Para quem procura uma boa diversão de primeira, com muita ação e efeitos especiais, eu recomendo. Se conseguir manter o nível deste primeiro filme, a série  tem tudo para dar certo e melhorar. É aguardar para conferir, os comandos em ação mais uma vez. Nota 9,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Scarlett ganha vida.
Se tivesse sido na minha pré-adolescência, duvido, se eu estaria só hoje. rsss..
Storm Shandow e Baronesa.
Meus últimos brinquedos ganham vida em super-produção hollywoodiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário