sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UM FILME EMOCIONANTE E REPLETO DE VALORES.

Após semos bombadeados durante todo ano, com produções de temática espírita, terminamos 2010 com um filme que retrata a fé da maioria dos brasileiros. Trata-se de Aparecida - O Milagre, que estreiou no último dia 17 e que eu pude conferir na última quinta-feira.

É percebível claramente que este filme foi feito apenas para agradar a nós católicos, não tendo o merecido cuidado que tiveram com as produções espíritas. A começar pela fraquíssima campanha de divulgação do filme. Enquanto que as produções Chico Xavier e Nosso Lar, da mesma produtora Globo Filmes, tiveram uma ampla divulgação ainda em fase de filmagem, mal ouvimos falar de Aparecida - O Milagre, cabendo a nós católicos atuantes, praticamente fazer a campanha boca a boca. Mesmo com a CNBB e a Diocese de Aparecida divulgando nota recomendando o filme, a divulgação do filme não é comparável com toda estrutura montada pela Globo Filmes, nas suas produções espíritas, e dificilmente, conseguirá bater o recorde de público destas.

Aparecida narra a história de Marcos, um empresário arrogante, de coração duro (interpretado de forma magistral por Murilo Rosa), que se tornou assim ainda criança quando não teve  atendido um pedido feito a Nossa Senhora e que hoje vive em conflito com o seu único filho. Num desses embates entre pai e filho, o jovem sofre um grave acidente, ficando entre a vida e a morte, sendo desenganado pelos médicos. Diante desta situação, Marcos fica entre voltar a ter a fé de outrora ou não.  Um enredo que tinha tudo para produzir um excelente filme, se não tivesse  o roteiro não fosse escrito de forma superficial, deixando a lógica e o aprofundamento dos personagens e da história de lado, caindo no puro sentimentalismo. A curta duração do filme só contribuiu ainda mais para que o público não crie empatia pelos personagens, resultando num produto final   um pouco patético e fora da realidade da fé (o milagre apresentado no filme está mais para mágica de tão absurdo e sem explicação.).

Em compesação, somos presenteados com um linda e edificante mensagem de fé, que o filme transmite para cada um de nós. Em tempos de filmes que enaltecem a bruxaria, espiritismo e tanto outros contra-valores cristãos, é prazeroso levar a família ao cinema e sair preenchido de valores como fé, família e que enquanto há vida, há esperança de mudança.

Em síntese, Aparecida - O Milagre, apesar de deixar muito a desejar no produto final, é um ótimo filme para se assistir em família, que, mesmo com falhas grosseiras no roteiro, consegue passar uma linda mensagem para todos nós. Peço especialmente que nós católicos nos mobilizemos para prestigiar este filme relacionado a nossa fé.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário