quinta-feira, 3 de maio de 2012

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: A MORTE PEDE CARONA.

Rutger Hauer aterroriza em clássico do suspense.
Não somente dos filmes made in Cannon e dos trashões classe Z que importava mundo à fora vivia a saudosa distribuidora de filmes em VHS América Vídeo. Foi a distribuidora da capinha colorida com a bandeira estaduniense que nos presenteou com  o clássico do suspense A Morte Pede Carona, de 1986, estrelado por C. Thomas Howell e Rutger Hauer. Sem perder muito tempo, o filme começa com o jovem Jim Halsey (Howell, convicente), que levava um carro para Califórnia e estava trebâdo de sono, dando carona a um sujeito misterioso no meio da estrada, que se diz chamar John Ryder (Hauer, realmente assustador, na melhor atuação de sua carreira). Com poucos minutos de conversa, Halsey percebe que entrou numa roubada fatal, já que o cara é um psicótico frio, que mata quem lhe dar carona. De início, Halsey consegue escapar, colocando o cara para fora do carro. Mas, sequer tem tempo para comemorar já que seu pesadelo só está começando.

É verdade que a primeira metade do filme (em especial, os vinte minutos iniciais) é bem mais interessante e assustadora, já que depois o enredo se pede um pouco. Mesmo assim, A Morte Pede Carona é um suspense de primeira, que prende atenção, assusta e empolga o espectador do começo ao fim. O elenco, que além dos protagonistas, conta também com a participação especial de Jennifer Jason Leigh, sem sombra de dúvida é o grande destaque deste clássico do suspense que o tempo não apagou e figura entre os melhores do gênero. Mesmo aparecendo um pouco menos do que realmente merece, Hauer dar um show de interpretação e o seu psicótico personagem figura tranquilamente no rol dos maiores vilões da história do cinema. Nota 9,5.

Curiosamente, este clássico ganhou uma continuação tardia, em 2003, lançada diretamente em home vídeo, com Howell voltando ao personagem tendo que encarar desta vez um psicopata vivido por Jake Busey, e em 2007, ganhou um remake, com Sean Bean no papel que foi de Hauer. Não assistir a nenhum destes, portanto, comentarei tão logo assisti-los. Acredito que nenhum deles conseguiu superar, e até mesmo chegar perto, de um clássico tão fodástico.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Clássico do suspense A Morte Pede Carona foi lançado no Brasil
pela primeira vez em home vídeo pela saudosa América Vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário