quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RECORDAR É REVER: TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS.

Filmes.
Recordar é rever: Top Gun - Ases Indomáveis.

No ano passado, vários filmaços oitentistas comemoraram 25 anos que foram produzidos e lançados. Entre eles o eletrizante Top Gun - Ases Indomáveis, um filmaço de aventura, com  cenas de ação eletrizantes, um elenco afiado, uma trilha sonora tão marcante que ainda é tocada até hoje e marcou o estouro como astro de Tom Cruise, que interpreta o jovem piloto rebelde Peter Mitchell, cujo o apelido é "Maverick", que junto com o seu parceiro de pilotagem Nick "Goose" (Anthony Edwards) são selecionados para ingressarem na renomada Academia Áerea e se tornarem os melhores pilotos da marinha norte-americana. Lá, Maverick conhece e se apaixona por  sua estrutuora, Charlotte (a atualmente sumidíssima Kelly McGills), e ainda tem que encarar um rival tão bom e egocêntico como ele, interpretado por Val Kilmer.

Dirigido por Tony Scott, o filme reflete bem a época, com seu visual e ritmo de videoclipe, com ótimas sequências de ação, que impressionam, até hoje, pelo realismo. As indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Efeitos Sonoros só confirmam o ritmo frenético do filme. Para dar o tom a este ritmo frenético, o filme simplesmente tem a melhor trilha sonora de todos os tempo. Destaque para a inesquecível Take my Breath Away, único e eterno sucesso da banda pop Berlin, que rendeu ao filme sua única premiação, o Globo de Ouro e Oscar de Melhor Canção Original. Confira o clipe oficial desta belíssima música no final desta postagem.

O filme tem um roteiro muito bem escrito e dosa perfeitamente ação, drama e romance, que ganha força com um elenco afiado, apesar de nenhuma atuação ser excepcional, onde cada um cumpre direitinho seus respectivos papéis. Existe uma química perfeita entre Cruise e McGills. Já Kilmer, rouba a cena como o rival de Cruise, conseguindo demonstrar que tinha talento. Além de contar com os coadjuvantes clichês da época como Tom Skerrit, Michael Ironside e Rick Rossovich, Top Gun conta com as curiosas e pequenas participações de Meg  Ryan e Tim Robbins, ambos em ínicio de carreira.

Lembrado por muitos graças a presença constante e até certo ponto na exaustiva nos bons tempos da Sessão da Tarde, Top Gun - Ases Indomáveis é um filmaço que não se desgastou mesmo com estas milhares de exibição, muito menos envelheceu com o tempo. Curiosamente,este ano será produzida uma continuação bastante tardia e rumores contam que Cruise poderá fazer uma pequena participação reprisando o personagem responsável pelo seu estouro. Particulamente acho muito difícil superar o clássico oitentista que, infelizmente, anda sumido da programação das emissoras brasileiras, abertas e por assinaturas.

Em síntese, um filmaço eletrizante para ser visto e revisto, como também precisa ser descoberto por esta nova geração que, espantosamente, ainda não o conhece. Divertido e empolgante, um filmaço imperdível. Nota 10,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário