quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: FIREWALKER - OS AVENTUREIROS DO FOGO.

Filmes.
Clássicos da América Vídeo: Firewalker - Os Aventureiros do Fogo.

Nos anos 80, como nos dias de hoje, pipocaram e ainda pipocam filmes que imitam descarada ou timidamente Indiana Jones. A Cannon não podia ficar de fora e se aventurou no gênero, produzindo o divertido As Minas do Rei Salomão, que fez sucesso a ponto de ganhar a tosca continuação Allan Quartemain e a Cidade do Ouro Perdido. Mas, para este blogueiro, a melhor aventura la Indiana produzida pela saudosa produção de filmes "B" foi Firewalker - Os Aventureiros do Fogo estrelado por um dos principais astros do cast da produtora, Chuck Norris e o ganhador do Oscar, Lou Gosset Jr., interpretando, respectivamente, Max e Leo, uma carismática e divertida dupla de aventureiros que vivem se metendo e saindo das maiores roubadas. Eles são contactados pela jovem Patrícia Goldwyn (a lindíssima e também carismática Melody Anderson), que jura que o mapa que possui leva a uma cidade asteca, repleta de tesouros. Obviamente, o trio entrar em várias roubadas, encarando diversos perigos, entre eles a perseguição implacável a um tosco índio El Coyote (Sonny Landham, sempre escalado para interpretar vilões nas produções oitentistas).

Por mais improvável que possa parecer, o fato é que o filme é muito divertido, com um roteiro interessante e sequências divertidíssima. Dirigido pelo saudoso J. Lee Thompson, que também esteve a frente de As Minas do Rei Salomão, o filme não se leva a sério em nenhum momento, o que o torna um sub-Indiana Jones bastante superior aos concorrentes. 

Norris, acostumado a fazer durões caladões, desta vez se solta com um personagem bastante carismático, debochado e supreende com uma atuação bem acima da média, provavelmente a melhor de sua carreira. A perfeita parceria com Gosset Jr., esbanja carisma e simpatia, nos divertindo e arracando risadas frouxas. Os fãs da porrada de Norris, não fiquem preocupados, pois em Firewalker, não falta e são muito bem distribuidas para todos os figurantes. Norris pode até supreende na atuação, mas sua marca registrada  continua bastante presente no filme.

Com um enredo bastante interessante e divertidíssimas sequências de ação, Firewalker - Os Aventureiros do Fogo não somente é um dos melhores sub-Indiana Jones, mas também está entre os melhores de todos envolvidos, principalmente, de seus protagonistas. Uma aventura empolgante e descompromissada que, infelizmente, atualmente engorda a lista dos sumidos tanto das TV abertas e fechadas brasileiras, como também das prateleiras do mercado de home vídeo. Merece ser conhecida, vista e revista. Diversão garantida para toda a família. Nota 10.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário