quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MAIS UMA BOBAGEM DO CASSETA.

Filmes.
Mais uma bobagem do Casseta.

Depois de um dia de atraso, já que ontem o Complexo Kinoplex Maceió estava com insuportáveis filas quilométricas (temporada de férias é f..., o povo que não vai ao cinema o ano todo, quer tirar atraso no único dia da semana que o ingresso é mais barato.), finalmente fui conferi o lançamento do último final de semana, As Aventuras de Agamenon, O Repórter, filme nacional escrito, produzido e estrelado pro Hubert Aranha e Marcelo Madureira, comediantes, membros do Casseta & Planeta. Para ser sincero, só fui assistir este filme pela simples falta de opção, já que não estava muito empolgado em conferir. Também, os dois únicos filmes do grupo, o horrível A Taça do Mundo é Nossa e o engraçadinho Seus Problemas Acabaram! são decepcionantes e somados com os comentários negativos sobre o novo filme, tanto da crítica como de cinéfilos, acabaram desmotivando este blogueiro, e com certeza outras pessoas, a assistir a estreia, em carne e em osso, do personagem criado pela dupla e de grande sucesso no jornal O Globo. Sem falar na curta duração (um pouco mais de uma hora e quinze minutos), que por só nos leva a questiona se vale a pena ir ao cinema para assistir um filme tão curto. Mesmo assim, no fundo acreditava que o filme prometia, mas, infelizmente, as suspeitas negativas se confirmaram. 

O jornalista Agamenon, interpretado duplamente por Hubert e Marcelo Adnet (impagável, roubando cena), é uma espécie de Forest Gump tupiniquim, pois participou de vários momentos importantíssimos da história do Brasil e Mundial, tem a sua  vida documentada neste filme pseudo-documentário, narrado por ninguém menos que Fernanda Montenegro, e como depoimentos de personalidades como Pedro Bial, Paulo Coelho, Fernando Henrique Cardoso, Jô Soares Caetano Veloso, entre outros. Desde da Segunda Guerra Mundial, passando pelos tumultuados anos 60 até os dias atuais, o carinha sempre esteve presente não somente registrando tudo, como também se metendo demais, a ponto de influenciar e motivar alguns acontecimentos destes acontecimentos históricos. Mesmo assim, Agamenon é um cara ferrado, que reside num carro velho estacionado em frente a redação do jornal O Globo e ainda é gaiado por sua esposa e grande amor da sua vida, a insaciável Isaura (Luana Piovanni, convicente, mesmo com uma personagem totalmente sem graça).

Como se pode perceber, o filme até que tem uma premissa bastante interessante. Mas, pouquíssimas piadas realmente funcionam, num roteiro que é uma colcha de retalhos de várias enquetes, bem ao estilo do programa televisivo do grupo que a dupla faz parte. Para complicar, como típico do humor quase sem graça do Casseta, em Agamenon os caras apelam para as piadas de baixo escalão e até mesmo algumas sequências que além de serem totalmente sem graças, são ofensivas à personalidades reais, como John F. Kennedy, Martin Luther King, Gandhi, Papa João Paulo II, entre outros. Uma apelação desnecessária que além de entediar,  causa a repulsa do espectador. Em compensação, boa parte das sequências estreladas por Adnet salvam o filme de um total fiasco e rende as únicas risadas do público que, assim como este blogueiro, teve uma reação fria com o filme e muitos até saíram indignados da sessão das 17:30 exibida na sala 4, com tanta bobagem absurdamente sem graça. 

Em síntese, As Aventuras de Agamenon, O Repórter é mais uma boa ideia desperdiçada e jogada no lixo, salva apenas pelas montagens a la Forest Gump e ao talentoso Adnet, que foi presenteado  pela dupla de Cassetas com as melhores e únicas piadas boas do filme (a sequência que se passa no Titanic é de chorar de rir e disparada a melhor de todo filme) e dar um show de versatilidade. Um filminho bobo que comete o pecado mortal de uma comédia, ou seja, não tem graça. Vale ser conferido apenas pelos seus dois únicos méritos já mencionados no ínicio deste parágrafo, o que rendem ao filme a nota 3,5 deste blogueiro.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
Pedro Bial sendo soterrado pelo Muro de Berlin,
Bem que o paredão do Big Bosta devia cair realmente na cabeça dele. rss...


Nenhum comentário:

Postar um comentário