quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MUITA AÇÃO E AVENTURA NA PRIMEIRA SESSÃO DUPLA DE 2012.

Filmes.
Muita ação e aventura na primeira sessão dupla de 2012.

Já estava demorando este cinéfilo blogueiro ainda não ter encarado uma sessão dupla de cinema. Mas, valeu a pena esperar, já que abrir com chave de ouro, com dois filmaços lançados no último fim de semana, os quais passo a comentar a partir de agora.

A sessão dupla começou às 19 horas, da última segunda, na sala 6 do Complexo Kinoplex Maceió, onde está sendo exibido 2 Coelhos, filme de ação nacional dirigido pelo estreante Afonso Poyart, oriundo da publicidade. Confeso que de início não estava nem um pouco interessado em assistir o filme, por causa do velho preconceito que a maioria de nós carregamos, em julgar uma obra pelo título, antes mesmo de conhecê-la (convenhamos que 2 Coelhos é um título muito tosco). Ainda bem que o superei e resolvi dar uma chance a este filmaço de ação frenético que deixa muito filme gringo do gênero no chinelo, graças a sua bem elaborada trama, que diga-se de passagem, é bastante louca, bem ao estilo de Guy Ritchie, Tarantino e companhia, mas muito interessante, que gira em torno de Edgar (Fernando Alves Pinto), um jovem meio nerd, de volta ao Brasil após uma temporada bem louca em Miami, nos Estados Unidos. Além da bagagem, o cara traz um plano mirabolante (que vamos conhecendo no decorrer da trama) de ferrar com a bandidagem, na pessoa do traficante Maicon (Marat Descartes) e sua quadrilha de sádicos figuraças, e com a politicagem corrupta, na pessoa de um deputado estadual, matando dois coelhos com uma porrada só.

O filme é uma agradável supresa. Com um roteiro criativo, muito bem escrito por Poyart e excelentes sequências de ação de tirar o fôlego, muito bem realizadas graças aos efeitos especiais de primeira, 2 Coelhos é um filmaço de ação com conteúdo, algo bastante raríssimo no gênero. Para completar, um elenco afiadíssimo que embarca direitinho na loucura inteligente criada por Poyart e detorna na saga vingativa promovida por Edgar, aliás, que bem que poderia ter sido interpretado por Jason Statham, tão acostumado a atuar em filmões loucões, com ritmo frenético, como Adrenalina. Mas, nenhum dos filmes estrelados pelo carequinha inglês têm um roteiro tão criativo e interessante como deste filmaço de ação made in Brasil.

Em síntese, um filmaço nota 9,5, que diverte, empolga e prende atenção. Depois de um 2011 que deixou muito a desejar, com lançamentos tão fracos, com 2 Coelhos o nosso cinema não somente recupera o fôlego, como abre com chaves de ouro o cinemão de ação, gênero pouquíssimo explorado em nossa filmografia. Se forem tão bons e criativos, e bem realizados como este filmaço de estreia de Poyart, serão muito bem vindos. Os fãs do nosso cinema e também do gênero de ação, agradecem. Meu primeiro candidatíssimo a melhor filme do ano, que só está começando.


Depois de um intervalo de quinze minutos, foi a vez de entrar na sala 3, para conferi em 3D, a sessão das 21 horas do lançamento mais badalado do fim de semana, a animação gringa As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne, dirigida pelo mestre Steven Spielberg, que também produziu junto com ninguém menos que o também mestre Peter Jackson, responsável pela trilogia O Senhor dos Anéis. Utilizando a técnica de captação de movimentos Spielberg apresenta-nos de forma perfeita o ícone personagem criado por Hegel, numa eletrizante  aventura bem ao estilo da quadrilogia Indiana Jones. O jovem jornalista (dublado por Jamie Bell, que estreiou na telona no singelo Billy Elliot) compra numa feira uma réplica de um navio, que esconde o segredo um valioso tesouro, algo que descobrirá. Com aventureiro que é, na companhia do seu inseparável cachorro Milu e do capitão Haddock (Andy Serkis), neto do capitão do navio original, que foi raptado pelo malvado Dr. Sakaharine (Daniel Craig), que também está de olho no tesouro. Começa então uma corrida contra o tempo em busca do tesouro perdido.

O filme tem um roteiro envolvente, repleto de reviravoltas, que prende atenção do começo ao fim. O resultado é uma animação excepcional, que impressiona pelo realismo e pela riqueza de detalhes, principalmente das expressões faciais do personagem, algo bastante realçado no 3D. Inclusive, em alguns momentos, chegamos a ignorar que estamos diante de uma animação.  O filme é uma aventura à moda antiga, bem a cara do bom e velho Spielberg, principalmente dos anos 80. Com um roteiro tão bacana em mãos, particularmente tenho a opinião que o genial diretor deveria ter ousado mais e realizado um filmaço com atores reais, ao invés de optar pela animação que, mesmo com toda perfeição e técnicas avançadíssimas, ainda não substituem um filmaço com atores em carne e em osso. Mas, fora isso é inegável que As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne é um filmaço de aventura divertidíssimo e interessante, que tem tudo para iniciar uma nova e lucrativa franquia, e recebe deste blogueiro a nota 9,0. Empolgante e envolvente, agrada tanto a criançada como os adultos. Imperdível!



Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário