sábado, 7 de agosto de 2010

O REINO: UM FILMAÇO QUE EU RECOMENDO.

Ontem, zapeando pela TV, parei no canal de filmes TNT. Este canal fechado tem, na minha opinião, a melhor listagem de filmes deste século (nem mesmo os filmes dos anos 90 e início dos anos 2000 são exibidos), mas tem como erros grosseiros, além do mencionando no parenteses, o fato de exibi-los na versão dublada e cortados. Sem falar que este canal tem uma marcação cerrada contra seios, já que estes são distorcidos, mesmo quando aparecem em cena de fundo. E esses cortes e distorções, são 24 horas por dia, até mesmo quando os filmes são exibidos de madrugada, algo que nem a Rede Globo, um canal aberto, faz (neste exato momento que estou escrevendo este comentário, acabou de ser exibido no filme O Grande Dragão Branco uma cena que o vilão Chong Li, quebra a perna de um adversário, deixando-o com uma fratura exposta). São erros lamentáveis para um canal que tem tudo para ser o melhor canal de filmes da TV Fechada. Mas deixando de lado as eternas críticas que eu faço contra a TNT, vamos ao comentário do excelente filme.

O filme que eu assisti e recomendo é O Reino, estrelado pelo excelente ator Jammie Foxx e a sempre péssima Sra. Ben Afleck, Jennifer Garner, que graças a Deus, mesmo assistindo na versão dublada, percebi que a fraca atuação dela prejudicou este excelente filme, com roteiro que envolve o telespectador do princípio ao fim.

A trama começa com um atentado terrorista num condomínio fechado de norte-americanos, na Arábia Saudita. Quatro agentes do FBI, liderados pelo personagem de Foxx (num típico personagem de outro grande ator, Denzel Washington), viajam até lá, para investigar este atentado, tendo apenas cinco dias para desvendá-lo, junto com alguns policiais sauditas, que são designados por um príncipe  para escoltá-los e protegê-los, nos conduzindo por uma investigação intrigante. Para quem curte muita ação, pode se decepcionar um pouco, pois a mesma só ocorre  nos 20 minutos finais. Mesmo assim, ela está no momento certo, pois o roteiro é empolgante e nem o mais aficcionado por cenas de ação, sentirá falta dela.

Outro ponto interessante do roteiro é justamente a mensagem política anti-guerra implícita no filme. A primeira encontramos logo nos créditos iniciais, onde são exibidas várias notícias reais, fazendo processo histórico mostrando a ajuda, principalmente financeira e bélica, dada pelos EUA aos países muçulmanos detentores do petróleo, que depois  se voltaram depois contra os EUA. A convivência entre o quarteto norte-americano e os policiais sauditas, no decorrer do filme, nos ensina que há sim espaço para a convivência harmoniosa, pacífica e de colaboração entre pessoas de crenças e ideologias diferentes. E no final do filme, a mensagem, que mostra que todos estão em guerra pelos mesmo motivos errados, achando-se, porém, que estes são certos, numa cena, onde paralelamente o personagem de Foxx e um menino árabe, falam exatamente a mesma frase de retaliação e vingança.

Recomendo que não deixem de assistir este filmaço. Para aqueles que tem TV por assinatura, uma dica: O Reino é o filme do mês da TNT, logo, será exibido outras vezes neste mês. Portanto, fiquem atentos a programação. Para quem não tem, passe numa locadora ou adquira este filme para a sua videoteca. Este  filmaço merece ser visto e revisto, e mesmo sendo um filme de ação, que os produtores alegam se baseado em fatos reais,  precisa também ser refletido.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário