terça-feira, 17 de maio de 2022

RECORDAR É REVER: ERA UMA VEZ...

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Era uma Vez...
Produção brasileira de 2008.

Direção: Breno Silveira.

Elenco: Thiago Martins, Vitória Frate, Rocco Pitanga, Paulo César Grande, Cyria Coentro, Augusto Zacchi, Fernando Brito, Rodrigo Costa, Luana Schneider, Babu Santana, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e on-line (YouTube).

Sinopse
: Dé (Martins) é um jovem humilde, morador do Morro do Cantagalo, que tem um vida muito sofrida desde cedo. Ralando bastante trabalhando num quiosque na badalada Praia do Ipanema, ele é apaixonado pela Patricinha Nina (Frate), que apesar de morar no prédio em frente ao seu trampo, sequer sabe da existência dele. Até  um belo dia, o destino os colocam frente a frente, e eles passam a viver um romance.

Comentários
: No último sábado fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do cineasta Breno Silveira. Em sua homenagem, tratei de rever ontem o único longa dirigido que eu ainda não tinha comentado aqui no blog. E que missão ingrata, já que, infelizmente, trata-se do único dele que eu não curto. Enfim, trazendo a batida, mas sempre atual premissa do romance proibido, somado ao toque de tragédia social do nosso país,  o problema aqui está no roteiro regular, que se perder nas próprias armadilhas que constrói no decorrer da trama, se perdendo totalmente no fraquíssimo e insosso final trágico. Nem mesmo as atuações satisfatórias e a competente direção de Silveira, que ressalta bem o toque realista, salvam o filme de ser o mais fraco e o menos autoral de sua filmografia. 
CotaçãoNota: 4,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário