quinta-feira, 18 de março de 2021

AS PRIMEIRAS AÇÕES DA DUPLA DINÂMICA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

O Morcego / Batman (Batman).
Produção estadunidense de 1943.

Direção: Lambert Hillyer.

Elenco: Lewis Wilson, Douglas Croft, J. Carrol Naish, Shirley Patterson, William Austin, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Pluto TV) em 16 de março de 2021.

Sinopse
: Cine seriado baseado nos personagens das HQs criados por Bob Kane. Batman (Wilson) e seu parceiro Robin (Croft) encaram o cientista japonês Dr. Daka (Naish) e seus capangas que vêm metendo bronca em Gotham City.

A Volta do Homem-Morcego / Batman e Robin - A Volta do Homem-Morcego (Batman and Robin).
Produção estadunidense de 1949.

Direção: Spencer Gordon Bennet (creditado Spencer Bennet).

Elenco: Robert Lowery, John Duncan, Jane Adams, Lyle Talbot, Ralph Graves, Don Harvey, William Fawcett, Leonard Penn, Rick Vallin, Michael Whalen, Greg McClure, House Peters Jr., Jim Diehl, Rusty Wescoatt, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Pluto TV) em 15 de março de 2021.

Sinopse
: Cine seriado baseado nos personagens das HQs criados por Bob Kane. Um aparelho inventado pelo razinza cientista (Fawcett), capaz de mover uma porrada de coisas, é roubado pelos capangas do misterioso vilão conhecido como Mago (Penn). A dupla dinâmica Batman (Lowery) e Robin (Duncan) entra em ação para acabar com a  festa da bandidagem.

Comentários
: Vinte e três anos antes do icônico seriado sessentista estrelado pelo saudoso Adam West e por Burt Ward, e apenas quatro após sua criação, o morcegão e o menino prodígio debutaram nas telonas num cine seriado na primeira metade dos anos 1940. Nesta época, a  televisão era artigo de luxo, e o grande público ia semanalmente para conferir as aventuras do seu herói favorito (no caso deste cine seriado, foram quinze anos). E nada de Coringa ou qualquer outro vilão da galeria, já que o cine seriado captura todo clima tenso da Segunda Guerra Mundial e traz os japoneses como vilão, que curiosamente, é vivido por um ator sem nenhuma feições orientais. Enfim, dando um descontão no que hoje é para nós totalmente tosco, Batman, que chegou por aqui com o título O Morcego, temos um roteiro raso, com uma trama arrastada num roteiro regular. Repleto de erros absurdos dos mais diversos que provocam inevitáveis gargalhadas, vale mais pelo valor histórico do debute dos heróis, e por provocar inevitáveis gargalhadas. 
CotaçãoNota: 5,0.

A dupla dinâmica voltou as martineis semanais seis anos depois, com um elenco totalmente renovado. Mais uma vez nada de vilões clássicos, mas, pelo menos não temos aqui a tosquice do japinha paraguaio. Aliás, apenas essa, mas, também vamos dar um descontão. Continua sendo mais do mesmo, já que temos uma trama também arrastada num roteiro regular. Também repleto de erros e situações toscas que nos fazem cair na gargalhada, assim como o anterior, vale mais pelo valor histórico. 
CotaçãoNota: 6,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário