domingo, 25 de outubro de 2020

RECORDAR É REVER: QUERIDA, ENCOLHI AS CRIANÇAS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Querida, Encolhi as Crianças (Honey, I Shrunk the Kids).
Produção estadunidense e mexicana de 1989.

Direção: Joe Johsnton.

Elenco: Rick Moranis, Matt Frewer, Marcia Strassman, Kristine Sutherland, Thomas Brown, Jared Rushton, Amy O'Neill, Robert Oliveri, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT), em home vídeo (VHS) e on-line (YouTube).

Sinopse
: Wayne Szalinski (Moranis) é um inventor que tenta uma chance de emplacar sua invenção mais recente, uma máquina que encolhe. Esta é ativada acidentalmente, e seus filhos (O'Neill e Oliveri), e os filhos (Brown e Rushton) dos vizinhos (Frewer e Strassman), que acabam embarcando numa minúscula grande aventura.

Querida, Estiquei o Bebê (Honey, I Blew up the Kid).
Produção estadunidense de 1992.

Direção: Randal Kleiser.

Elenco: Rick Moranis, Marcia Strassman, Lloyd Bridges, Robert Oliveri, John Shea, Keri Russell, Ron Canada, Amy O'Neill, Daniel Shalikar, Joshua Shalikar, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (VHS), na TV aberta (Globo) e on-line (YouTube).

Sinopse
: Wayne Szalinski (Moranis) está trabalhando numa grande empresa. Quando sua esposa (Strassman) viaja para levar sua filha mais velha (O'Neill) à universidade, ele fica com seu filhos, Nick (Olveri) e o bebê Adam (irmãos Shalikar), que acaba sendo atingido por um raio de sua máquina, e cada vez que se aproxima de uma corrente eletromagnética, cresce exageradamente.

Querida, Encolhi a Gente (Honey, We Shrunk Ourselves).
Produção estadunidense de 1997.

Direção: Dean Cundey.

Elenco: Rick Moranis, Eve Gordon, Robin Barlett, Alisson Mack, Jake Richardson, Stuart Pankin, Bug Hall, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (SBT) e no streaming (Telecine Play).

Sinopse
: Wayne (Moranis) e seu irmão Gordon (Pankin) montam sua própria empresa, onde vende suas invenções. Quando sua esposa (Gordon) exige que ele se livre de um artefato que está ocupando um espaço na sala, ele inventa de usar a máquina para reduzir o troço. Só que acidentalmente, a máquina dispara, e acaba atingido ele e o irmão, e posteriormente, suas esposas, que são reduzidos a tamanho minúsculo.

Comentários
: Quem curte os filmes dos anos 1980 lembra com carinho de Rick Moranis. Meu xará era presença constante nas produções da época, geralmente, sendo um coadjuvante que rouba a cena. E foi justamente no final daquela década, que ele obteve seu maior êxito ao estrelar essa produção da Disney, que marca a estreia do diretor Joe Johnston. Com uma premissa simples e um roteiro satisfatório, Johnston entrega um filme muito divertido, empolgante, mostrando logo de cara seu talento para conduzir aventuras para toda família (entre seus trabalhos posteriores, destacam-se Jumanji, Jurassic Park III e Capitão América: O Primeiro Vingador). Simplesmente, um dos mais divertidos e memoráveis filmes em live-action da Disney, para ser  visto e revisto infinitas vezes, sem perder o frescor. 
Cotação / Nota: 9.0.

O filme fez um enorme sucesso, gerando vários produtos como games, seriado televisivo, uma atração temática na Disney, e claro, continuações. A primeira de 1992, consegue manter o mesmo padrão de qualidade do filme original, também se aproveitando de um roteiro satisfatório com uma premissa simples, porém, interessante, entregando outro filme divertido e empolgante, quase tão bom quanto o original. Apesar dos efeitos aqui serem mais datados que os do original, continua sendo um filme divertido imperdível, tão bom quanto o primeiro. 
Cotação / Nota: 8,5.

A franquia chegou ao fim de forma melancólica com um filme lançado diretamente em home vídeo, que simplesmente aproveita a mesma premissa do original, mas, sem a mesma criatividade, com Moranis sendo o único remanescente do elenco original. Mesmo sendo o último filme da trilogia, os efeitos ainda são mais datados que os dos seus antecessores, provavelmente, pelo orçamento de uma produção feita diretamente para home vídeo ser consideravelmente menor que uma para as telonas. Trazendo no elenco infantil as pré-adolescentes Mila Kunis e a ex-Chloe de Smallville e atual presidiária Alisson Mack, Querida, Encolhi a Gente não chega a ser um filme ruim, pois tem seus momentos bacaninhas. Mas, com certeza, é o mais esquecível e mais sem graça da trilogia. 
Cotação / Nota: 6,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário