terça-feira, 27 de setembro de 2011

A ÚLTIMA PREMONIÇÃO (SERÁ?).

Filmes.
A última premonição (será?)

Quem disse que um raio não cai no mesmo lugar? No caso da franquia Premonição caiu cinco vezes, já que todos os filmes tem o mesmo enredo: Um jovem prever uma terrível tragédia, tem ataque de pânico, salva meia dúzias de pessoas, que depois terão o seu fim inevitável, de forma surreal, que de tão absurda e patética arranca risos da plateia. Muda-se apenas os personagens e os cenários das tragédias, mas o enredo é o mesmo (confira em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/09/franquia-requentada.html).  Em Premonição 5, último filme da franquia, que acabei de conferi na sala 1 do Complexo Kinoplex Maceió, o jovem vidente é Sam e a tragédia prevista é a ruína de uma ponte.

O roteiro é o mesmo dos outros filmes, com mortes mais patéticas  que de tão toscas e absurdas beiram ao besteirol, arrancando risadas, ao invés de assustar. A novidade no roteiro é a teoria que para vencer a morte a vítima tem que matar outra pessoa, o que tornou o climáx um pouco chato, parecendo uma imitação barata da franquia Pânico, no quesito "amigo do mocinho com cara de bonzinho que surta e tenta matar a galera". Em compensação, o filme tem um final supreendente que de tão bom empolga mais que todo filme exibido.

Além deste minutos finais, que deixa transparecer que a série encerra neste filme, outro ponto positivo é o 3-D, responsável pelos poucos sustos na plateia, no momento que "a morte mata", e no momento antes dos créditos finais onde são exibidos, também no formato, algumas das grotescas mortes dos filmes anteriores. Foram estes pontos positivos que conseguiram salvar o filme, literalmente nos últimos minutos, de receber o título de pior da franquia. 

Ao final de Premonição 5 fica a sensação que a série já deu o que tinha dar. E acredito que os produtores pensam o mesmo já que o supreendente final é bastante claro que com este filme encerra-se um círculo iniciado no primeiro filme. Se não é uma despedidia digna daquele ótimo filme, pelos menos encerra no tempo certo uma série que deixou de ser novidade e não assusta mais.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário