terça-feira, 13 de setembro de 2011

FAROESTE CARATECA.

Filmes.
Faroeste carateca.

Gostaria de entender o que se passa nas cabeças dos programadores televisivos, principalmente das emissoras abertas. Exibem no horário nobre, por exemplo, filmes da atual fase decadente de Jean Claude Van Damme como Segundo em Comando e Força de Proteção enquanto aposentam no porão ou exibem filmes de sua fase de ouro das super-produções  hollywoodianas em horários incovenientes, como no caso de Vencer ou Morrer, exibido na madrugada de hoje, na sessão Corujão, da Rede Globo, e que assistir por acaso.

Na trama, que tem todo climão de um faroeste,Van Damme vive Sam Gilen, um foragido da polícia que acaba indo parar numa cidadezinha, se refugiando numa fazenda onde vive uma jovem viúva e seus dois filhos pequenos. O que seria uma breve estadia, acaba se estendendo, principalmente, com a pressão que a família e outros moradores da cidade vêm sofrendo para vender seus lares a um inescrupuloso empresário, que quer transformar a região num empreendimento imobiliário bastante rentável. Evidente que tudo isso é apenas uma mera desculpa para o baixinho belga distribuir porrada e de quebra ainda protagonizar a cena de sexo mais forte de sua carreira.

O roteiro é fraco e superficial, deixando a ação de lado, valorizando mais o drama. Algo que, mesmo com os inegáveis talentos de Van Damme (na fase pré-drogas), Rosana Arquette (que estrelou ao lado da cantora Madonna a ótima comédia oitentista Procura-se Susan Desesperadamente) e do pequeno Kieran Culkin (irmão de Macaulay Culkin)  acabou não dando certo. Erra ainda mais quando tenta injetar humor no filme, como na desnecessária cena onde mãe e filhos pequenos conversam à mesa sobre o tamanho do pênis de Sam ou quando um dos pirralhos (Culkin) da lindíssima viúva, vive seu momento pastelão a la  Esqueçeram de Mim, combatendo um brucutu com coice de cavalo e porta na cara.

Mesmo com  todas as deficiências é inegável que no geral este faroeste carateca é um bom filme, acima da média de boa parte da filmografia de Van Damme, principalmente, dos filmes que vieram posteriormente. Em síntese, não é nenhuma obra-prima, mas merece ser exibido em horário mais conveniente, principalmente para que a nova geração descubra que o baixinho belga não se resume apenas a filmes toscos lançados diretamente em vídeo e as reprises vespertinas, cada vez mais raras, de O Grande Dragão Branco.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.



Kieran Culkin, Rosana Arquette e Tiffany Taubman.
Trio talentoso forma a família amparada por Van Damme.
Van Damme e Kieran Culkin.
Encontro de duas gerações talentosas.
Van Damme pousando de bad boy.
Se nos Western clássico o mocinho durão vinha a cavalo,
no faroeste carateca vem de moto.

Um comentário:

  1. Falou tudo, poderiam exibir esses filmes em HORARIOS menos tarde! Van Damme, muito BOM!

    ResponderExcluir