terça-feira, 13 de setembro de 2011

MISTURA QUE FINALMENTE DEU CERTO.

Filmes.
Mistura que finalmente deu certo.

Um tipo de filme que muita gente torçe o nariz é aquele que coloca ficção científica ambientada no velho oeste. Uma prova disso é o fracasso de bilheteria dos toscos As Loucas Aventuras de James West e Jonah Hex - O Caçador de Recompensas. Deve ser por causa deste preconceito, que estes filmes toscos só ajudaram a difundir, que apenas quarenta pessoas estavam ontem na sessão das 21 horas, da sala 1, do Complexo Kinoplex, conferindo  Cowboys & Aliens, do novo filme do competente Jon Favreau (que dirigiu os dois, até agora, filmes do Homem de Ferro) e que tem como um dos produtores, ninguém menos que o genial Steven Spielberg. E olhe que o filme tem tudo para atrair atenção do público, já que tem o encontro histórico entre o atual James Bond, Daniel Craig, com o eterno Indiana Jones, Harrison Ford. Motivo suficiente para simplesmente a produção ser conferida, num cinema lotadíssimo.

O filme que mistura  dois gêneros aparentemente incompatíveis, inicia com um homem misterioso (Craig), acordando no meio do deserto, sem memória e com um bracelete para lá de chamativo preso ao braço. Ele vai parar numa pequenina cidade, dominada pelo rico fazendeiro "Coronel" Woodrow Dollarhyde  (Ford). O estranho acaba se envolvendo, meio por acaso, numa das arruaças do filhinho de papai poderoso, lhe dando uma lição. Os dois são presos e quando estão prestes a ser levados para serem julgados em outra cidade, a cidadezinha é invadida por naves alienígenas, que acabam raptando bruscamente boa parte dos moradores, incluindo o filho de Dollarhyde. O estranho sem nome e o "coronel" manda-chuva  são obrigados a se unir, e juntos com outros moradores partem em busca de sua gente desaparecida, numa jornada eletrizante, com muita ação e perigos, deste e de outro mundo.

A trama, inspirada num quadrinho homônimo lançado em 2006, parece tosca, típica de filme classe "z', né? Parece, mas não é, já que Cowboys & Aliens é uma super-produção, bastante divertida, que envolve o público e prende a atenção,  fazendo que torça pelos mocinhos, mesmo com as situações óbvias. E o resultado ainda é superior ao que esperado, graças a ótima direção de Favreau que tem a ajuda reforçada na produção de Steven Spielberg e Ron Howard.

O elenco está afiadíssimo. Craig, que ainda não me convenceu como 007, está ótimo como protagonista. Apesar do papel ter sido escalado para o personagem após a desistência de Robert Downey Jr. (o velho motivo do conflito na agenda), o durão misterioso Jake Jonhson caiu como uma luva para Craig, que arrebenta no seu melhor personagem (como já disse, o ator ainda não me convenceu com Bond).  Mas, quem rouba a cena, indiscutivelmente, é Harrison Ford, que simplesmente se supera, numa brilhante atuação que, sem exagero nenhum, merece indicação ao Oscar e a outros prêmios. Na primeira metade do filme, ele está irreconhecível num personagem totalmente diferente do que ele já fez. Pena que a medida que o filme vai desenrolando o seu personagem passe de vilão memorável para herói convertido o que acabou prejudicando um pouco seu pique. Mesmo assim, Ford não se perde e arrebenta com uma interpretação primorosa e cativante. Neste segundo duelo de sua carreira entre Indiana versus Bond (o primeiro foi com Sean Connery, no ótimo Indiana Jones e a Última Cruzada, onde deu empate técnico), mesmo com a ótima interpretação de Craig, Ford ganha de goleada.

Com um roteiro bacana, direção primorosa, interpretações excepcionais e efeitos especiais de primeira, Cowboys & Aliens é um filmaço bastante divertido, que sem sombra de dúvida, figura na lista dos melhores produzidos este ano. Um filme envolvente, cativante e bastante interessante, que prova mais uma vez, que o formato 3-D não é necessário para um filme excepcional. Imperdível!

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.




Harrison Ford como Dollarhyde,
arrebenta e rouba a cena com mais uma atuação memorável.
Craig como o durão Johnson.
Cowboy moderno faz duelo à luz da nave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário