sábado, 29 de julho de 2023

AMBIENTE TÓXICO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Terra Fria (North Country).
Produção estadunidense de 2005.

Direção: Niki Caro.

Elenco: Charlize Theron, Frances McDormand, Sean Bean, Richard Jenkins, Jeremy Renner, Michelle Monaghan, Thomas Curtis, Woody Harrelson, Sissy Spacek, Tom Bower, Linda Emond, Rusty Schwimmer, Jillian Armenante, Xander Berkeley, Chris Mulkey, Corey Stoll, Brad William Henke, John Aylward, James Cada, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (HBO Max) em 29 de julho de 2023.

Sinopse
: Inspirado em fatos narrados num livro escrito por Clara Bingham e Laura Leedy Gansler. Em 1989, após passar por um péssimo relacionamento, Josey Aimes (Theron) retorna a sua cidadezinha natal no Norte de Minnesota, junto com seus dois fillhos (Curtis e Elle Peterson). Para não ficar dependendo dos pais (Jenkins e Spacek), nem de ninguém, ela acaba indo na trabalhar na mina local. E acaba tendo que encarar um ambiente tóxico e preconceituoso do local com ela e as demais colegas.

Comentários
: Conhecida hoje em dia por seus papéis em filmes de ação, Charlize Theron é uma excelente atriz, sendo inclusive indicada por três vezes ao Oscar, vencendo logo na primeira indicação. Sua segunda indicação foi por sua atuação neste drama, onde ela brilha a frente de um elenco estrelar, com atuações tão inspiradas como a dela (sua colega, Frances McDormand, também foi indicada ao carecão de ouro na categoria Atriz Coadjuvante). Com um elenco top deste nível e um bom roteiro, a diretora Niki Caro entrega um drama envolvente e sensível do começo ao fim, realista e bem corajoso por tocar em assuntos bem espinhosos. Provavelmente se fosse produzido nos dias de hoje, iriam aproveitar para lacrar e passaria longe do padrão de qualidade entregue aqui. Felizmente, foi produzido em outra época onde a preocupação em passar uma mensagem forte reinava absoluta. Mais um motivo que torna este filme imperdível. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário