domingo, 8 de janeiro de 2023

RECORDAR É REVER: O REI DA COMÉDIA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

O Rei da Comédia (The King of Comedy).
Produção estadunidense de 1982.

Direção: Martin Scorsese.

Elenco: Robert De Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abbott, Sandra Bernhard, Tony Randall, Shelley Hack, Fred De Cordova, Dr. Joyce Brothers, Ed Herlihy, Lou Brown, Victor Borge, Martin Scorsese, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e no streaming (HBO Max).

Sinopse
: Rupert Pupkin (De Niro) é um aspirante à comediante que faz de tudo pelo estrelato, inclusive pentelhar o renomado comediante e apresentador de talk-show Jerry Langford (Lewis) e a produção do seu programação. Determinado para alcançar seu objetivo, com a ajuda de outra lunática (Bernhard), fã doentia de Jerry, Rupert toma uma medida desesperadora.

Comentários
: É inegável que o diretor Martin Scorsese e o ator Robert De Niro formam uma das maiores parcerias da história do cinema, inclusive com este tendo a maioria das melhores atuações da sua carreira nos trabalhos em comum. É o caso deste clássico oitentista, que relativamente chamou atenção por ser uma das fontes de inspiração do diretor Todd Phillips para Coringa, e que, curiosamente, por pouco não ser fruto da parceria, já que o mestre Scorsese só embarcou no projeto por muita insistência do ator. Temos uma verdadeira obra-prima atemporal (inclusive, cada vez mais atual), que conta com o excelente roteiro, que ganha forças com as excelentes atuações principalmente de De Niro, de Sandra Bernhard e do icônico Jerry Lewis, que mesmo vivendo um personagem claramente inspirado nele próprio, entrega um de suas mais marcantes atuações fora do seu habitual. Filmão de primeira para ser visto e revisto infinitas vezes, sem perder o frescor. Imperdível! 
CotaçãoNota: 9,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário