segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

DO MESTRE, COM CARINHO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Pinóquio por Guillermo del Toro (Guillermo del Toro's Pinocchio).
Produção estadunidense, mexicana e francesa de 2022.

Direção: Guillermo Del Toro e Mark Gustafson.

Elenco (vozes): Ewan McGregor, David Bradley, Gregory Mann, Burn Gorman, Ron Perlman, John Turturro, Finn Wolfhard, Cate Blanchett, Tim Blake Nelson, Christoph Waltz, Tilda Swinton, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 30 de janeiro de 2023.

Sinopse
: Adaptação do clássico escrito por Carlo Collordi. Anos após a morte trágica do seu único filho (Alfie Tempest), em mais uma das noites de deprê regada a bebedeira, o mestre com madeiras Geppetto (Bradley) inventa de criar um boneco de madeira. O que ele não esperava era que a Fada da Floresta (Swinton), sensibilizada com sua tristeza sem fim, daria vida ao boneco, colocando o nome de Pinóquio (Mann).

Comentários
: Perde-se de vista o número de adaptações cinematográficas de Pinóquio, e os números não param de crescer. Só no segundo semestre do ano passado tivemos dois filmes, que curiosamente são extremamente opostas em todos os sentidos. Se a versão da Disney, dirigida pelo mestre Robert Zemckis, frustrou bastante, sendo malhada pelo público e pela crítica, a versão original Netflix, dirigida pelo também mestre Guillermo del Toro em parceria com Mark Gustafson, foi bem além do esperado. 
Como disse um dos personagens no começo do filme, "tudo que é bom exige paciência". E aparentemente foi isso que diferenciou a realização das duas versões 2022 do icônico menino de madeira.

Com uma parte técnica impecável de encher os olhos, del Toro capricha também no ótimo roteiro, conseguindo a proeza de dosar perfeitamente uma trama para a criançada ao mesmo tempo que toca em temas espinhosos adultos, que vão do luto ao fascismo de Mussolini. O resultado é uma tocante e emocionante animação stop-motion, uma pequena obra-prima que simplesmente é uma das melhores e mais emocionantes adaptações do clássico de Carlo Collordi. 
CotaçãoNota: 8,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário