quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ENFIM, ASSISTIDO!

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Fogo contra Fogo (Heat).
Produção estadunidense de 1995.

Direção: Michael Mann.

Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Tom Sizemore, Diane Verona, Amy Brenneman, Dennis Haysbert, Ashley Judd, Mykelti Williamson, Wes Studi, Ted Levine, William Fichtner, Natalie Portman, Tom Noona, Kevin Gage, Hank Azaria, Susan Traylor, Kim Staunton, Jon Voight, Danny Trejo, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (HBO Max) em 10 de janeiro de 2023.

Sinopse
: Liderada pelo frio e calculista Neil McCauley (De Niro), uma quadrilha vem realizando ousados roubos em Los Angeles. Após uma dessas ações em que um membro novato (Gage) comete assassinatos, o caso vai parar nas mãos do tenente Vincent Hanna (Pacino), tão dedicado ao seu trabalho que chega a negligenciar sua vida pessoal, e o cerco começar a se fechar.

Comentários
: Acredito que não somente eu, mas, que todo cinéfilo, deve ter pelo menos um filme que tentou assistir por inúmeras vezes ao longo dos anos, e que sempre rolava algum empecilho. Entre pelo menos meia dúzia dessa situação que eu tive e tenho, Fogo contra Fogo é o recordista absoluto. Depois de inúmeras tentativas, desde que foi lançado nos cinemas brasileiros em 26 de fevereiro de 1996, finalmente assisti na tarde de ontem, e por pouco, não seria mais outro adiamento. E realmente, valeu a pena tanta tentativa, já que o filme dirigido e escrito por Michael Mann é simplesmente digno do encontro de Al Pacino e Robert De Niro, incontestáveis dois grandes atores de sua geração, que aqui vêm muito bem acompanhado de coadjuvantes estrelares liderados por Val Kilmer.

É bem verdade que o filme poderia ter tido uma duração muito menor, já que claramente temos algumas barrigadas. Mas, sinceramente, sequer percebemos isso já que é tão bem conduzido, nos cativando e envolvendo do começo ao fim, que sequer percebemos em nenhum segundo as suas duas horas e cinquenta minutos de duração. Mann sabia muito bem o excelente roteiro que escreveu, trazendo uma história muito envolvente, e por isso mesmo, não teve pressa de contá-la.

As atuações são um show à parte, com todo elenco mandando muito bem, mas, obviamente, se destacando os protagonistas, que entregam excelentes atuações. De Niro leva uma ligeira vantagem sobre o colega (por ser personagem ser um pouquinho mais bem elaborado), simplesmente sumindo no personagem, com uma atuação sóbria, sem nenhum exageros, o que faz com não seja lembrada como uma das suas melhores performances.

Com ação, drama e tensão na medida certa, Fogo contra Fogo é um excelente thriller policial, totalmente à altura do encontro de dois grandes monstros das artes dramáticas como Al Pacino e Robert De Niro. Simplesmente, um dos melhores filmes de todos os envolvidos, para ser visto e revisto infinitas vezes, sem deixar de empolgar. CotaçãoNota: 9,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário