domingo, 29 de janeiro de 2023

RECORDAR É REVER: DOM BOSCO (1988).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Dom Bosco (Don Bosco).
Produção italiana de 1988.

Direção: Leandro Castellani.

Elenco: Ben Gazarra, Patsy Kensit, Karl Zinny, Silvano Tranquilli, Leopoldo Trieste, Raymond Pellegrin, Piera Degli Esposti, Laurent Terzieff, Philippe Leroy, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (VHS) e on-line (YouTube).

Sinopse
: Cinebiografia de São João Bosco. Na Turim do século XIX, o sacerdote católico Dom Bosco (Gazarra) recolhe crianças e jovens miseráveis, a maioria desempregados, alguns em trabalhos degradantes e outros até envolvidos em crimes. Mesmo inicialmente com um espaço pequeno, Dom Bosco se esforça ao máximo para dar alimentação e educação aos "seus filhos". Mas, sua atitude cristã de acolher os necessitados não agrada nadinha algumas autoridades, que se empenham em embaçar seus projetos.

Comentários
: Conhecido com seu trabalho de dedicação aos jovens, que acabou gerando hoje a grande ordem dos Salesianos, Dom Bosco é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Segundo o IMDb, existem pelo menos cinco produções que contam a história do santo comemorado pela Igreja na próxima terça-feira, sendo a primeira um filme de 1936 e a mais recente uma minissérie de 2004 que está disponível em vários streamings e no YouTube. Provavelmente, a mais conhecida seja o filme oitentista, lançado justamente no ano do centenário de seu falecimento. Produzido em parceria pela Rai e pela editora salesiana Ellesina, o filme estrelado pelo saudoso Ben Gazarra (que na próxima sexta-feira, completam-se onze anos de sua partida) conta com um roteiro satisfatório que faz uma boa síntese da vida do santo, focando em alguns dos principais fatos. Se por um lado deixa a desejar pela falta de um aprofundamento, por outro, o filme é bem eficiente, sendo uma ótima introdução sobre Dom Bosco, despertando em nós o interesse em buscar saber mais sobre ele. Vale a conferida! 
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Na falta do trailer, vai o filme completo
na dublagem original, estrelada pelo saudoso André Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário