= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 1984.
Direção: Tim Burton.
Elenco: Shelley Duvall, Daniel Stern, Barret Oliver, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (Disney Plus) em 30 de outubro de 2021.
Sinopse: Inspirado em Frankenstein da escritora Mary Shelley. O garoto Victor Frankenstein (Oliver) ver sua vida mudar tragicamente quando seu melhor amigo, o cãozinho Sparky é atropelado e morto. Na maior deprê, um belo dia na aula de ciência na escola, ele tem a ideia de fazer um experimento para tentar reviver Sparky.
Produção estadunidense de 2012.
Direção: Tim Burton.
Elenco (vozes): Catherine O'Hara, Martin Short, Martin Landau, Charlie Tahan, Atticus Shaffer, Winona Ryder, Robert Capron, James Hiroyuki Liao, Conchata Ferrell, Tom Kenny, entre outros.
Blogueiro assistiu no stre.aming (Disney Plus) em 30 de outubro de 2021.
Sinopse: Remake em animação em stop motion 3-D do curta em live-action homônimo. O garoto Victor Frakenstein (Tahan) muda tragicamente quando seu melhor amigo, o cãozinho Sparky é atropelado e morto. Na maior deprê com o ocorrido, um belo dia, na aula de ciência na escola, ele tem a ideia de fazer um experimento para tentar reviver Sparky.
Comentários: O mestre Tim Burton começou sua carreira trabalhando nos estúdios Disney, onde deu seus primeiros passos como diretor de curtas. Frankenweenie acabou sendo seu último trabalho, já que foi demitido por gastar os recursos do estúdio em algo tão sombrio. Mas, há males que vêm para o bem, pois, felizmente, o filme serviu para mostrar o talento de Burton para o mundo, que de cara, já mostra seu estilo gótico e sombrio. Filmado totalmente em preto e branco, o curta de cerca de vinte e cinco minutos, que também é roteirizado por Burton,é uma claríssima e fofa homenagem ao clássico Frankenstein. Simples e direto, sem deixar de ser envolvente e cativante, simplesmente, um dos melhores trabalhos do diretor. Imperdível! Cotação: / Nota: 8,5.
E quem diria que o curta que rendeu a injusta demissão de Burton ganharia uma remake animado pela própria Disney. Com moral após o estrondoso sucesso de Alice no País das Maravilhas, o mestre ganha a chance de levar mais uma vez sua obra incompreendida na época, e com tempo ainda maior, estica um pouco mais a trama do original, num bom roteiro que mantém toda essência. O resultado é uma animação divertida e cativante, tão boa quanto o curta em live-action original. Cotação: / Nota: 7,5.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.