sexta-feira, 8 de outubro de 2021

HERÓI TRAPALHÃO POR ACASO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Chico Fumaça.
Produção brasileira de 1958.

Direção: Victor Lima.

Elenco: Mazzaropi, Nancy Montez, Carlos Tovar, Celeneh Costa, Roberto Duval, Wilson Grey, Grace Moema, Joyce Oliveira, Arnaldo Montel, Suzy Kirby, Grijó Sobrinho, Domingos Terra, Cazarré Filho, Carlos Costa, Amadeo Celestino, Cauby Peixoto, Trio Nagô, Neuza Maria, Maria Abrantes, Zezé Gonzaga, entre outros.

Blogueiro assistiu on-line (Facebook) em 07 de outubro de 2021.

Sinopse
: Chico Fumaça (Mazzaropi) é um humilde caipira da cidadezinha de Jequitibá, que sonha em ser maquinista de trem. Na pindaíba, ele tem uma virada em sua vida quando num belo dia, ele evita uma tragédia. Aproveitando da ingenuidade dele, um presidente de um partido (Tovar) resolve usar o ato heroico para se promover e o convida para ir ao Rio de Janeiro para ser homenageado pelo presidente de república e ganhar uma graninha. Totalmente sem conhecer a cidade grande, Chico acaba se metendo numa encrenca atrás da outra.

Comentários
: Chico Fumaça é um marco duplo na filmografia já que, além de ser o último da que ficou conhecida pelos fãs como sua trilogia carioca, é o último filme que ele fez pela Cinedistri, já que no mesmo lançaria sua própria produtora, PAM Filmes. Aliás, um marco triplo, se considerarmos que é um dos primeiros filmes em que ele vive a figura do caipira que o imortalizou. Felizmente, o filme vai muito além dos seus marcos históricos, já trata-se de uma divertida e boba comédia, com um roteiro satisfatório, que traz uma trama envolvente e, por incrível que pareça, bastante atual (incrível que o oportunismo dos nossos políticos não mudou nadinha do final dos anos 1950 para cá). Indicado para assistir junto com toda família, Chico Fumaça é uma comédia atemporal, que vale a pena ser descoberta, pois a diversão é garantida. 
CotaçãoNota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Na falta do trailer, vai uma cena do filme.
Oportunismo político continua o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário