quinta-feira, 30 de setembro de 2021

VIZINHANÇA BOA DE BRIGA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Kung-Fusão (Kung Fu Hustle).
Produção honconguesa, chinesa e estadunidense de 2004.

Direção: Stephen Chow.

Elenco: Stephen Chow, Yuen Wah, Leung Siu Lung, Dong Zhi Hua, Chiu Chi Ling, Xing Yu, Chan Kwok Kwan, Lam Tze Chung, Tin Kai Man, Jia Kang Xi, Fung Hak On, Feng Xiao Gang, Zhang Yi Bai, Huang Sheng Yiu, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 17 de setembro de 2021.

Sinopse
: Nos anos 1940, as gangues tocam o terror nas ruas de Shanghai, sendo poupadas apenas as comunidades pobres, que vivem de boa, totalmente ignoradas. A tranquilidade de uma delas, o Beco do Chiqueiro, recebe a visita de dois bandidinhos rafamés (Chow e Chung)     que se passam como membros da temida Gangue do Machado, que ao criarem confusão, acabam chamando atenção dos membros verdadeiros da gangue que por acaso passavam por lá. 

Comentários
: Custou, mas finalmente conferi este verdadeiro fenômeno da comédia de ação. Após chamar atenção em Kung Fu Futebol Clube, Stephen Chow ganha a chance da Sony de exercer a múltipla função de escrever, produzir, dirigir e atuar. Com um bom roteiro, um elenco carismático e sequências de lutas bem coreografadas, que Chow aproveitou muito bem. O resultado é um divertido besteirol, que garante boas gargalhadas sem muito esforço. Infinitamente superior ao citado filme anterior de Chow, Kung-Fusão tem uma legião de fãs e até hoje é referenciado, seja nos memes nas redes sociais, e até mesmo com o poster aparecendo rapidamente no recente Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
CotaçãoNota: 7,0.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

TRILOGIA CLÁSSICA DAS ARTES MARCIAIS.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A 36ª Câmara de Shaolin / A Câmara 36 de Shaolin (Shao Lin san shi liu fang - título original / The 36th Chamber of Shaolin - título internacional).
Produção honconguesa de 1978 .

Direção: Liu Chia-Liang.

Elenco: Gordon Liu, (creditado: Liu Chia-Hui), Wang Yu, Lo Lieh, Chiang Yung Liu, Norman Chu,, Wong Yue, John Cheing, Wilson Tong, Hang-Sheng Wu, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 21 de julho de 2021.

Sinopse
: Inspirado em fatos. A rotina do jovem San Te (Liu) muda para sempre quando os Manchus chegam em Cantão, tocando o terror. Conseguindo sobreviver ao ataque, San Te vai parar num mosteiro Shaolin, onde irá se dedicar ao máximo para aprender artes marciais e poder voltar para um acerto de contas.

Retorno à Câmara 36 (Shao Lin da peng da shi - titulo original / Return to the 36th Chamber - título internacional).
Produção honconguesa de 1980.

Direção: Liu Chia-Liang .

Elenco: Gordon Liu (creditado: Liu Chia-Hui), Lung Wei Wang, Hou Hsiao, Yeong-mun Kwon, Kara Wui, Tao Chiang, King Chun Lee, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 08 de agosto de 2021.

Sinopse
: Um picareta (Liu) se passa por um monge Shaolin a fim de acabar com os desmandos de inescrupulosos proprietários de uma fábrica de tecidos, que vêm tocando o terror em seus funcionários. Mas, a farsa acaba sendo descoberta e ele se dar mal. Determinado a ajudar seus amigos, o cara acaba indo buscar arrego num mosteiro Shaolin de verdade, onde um dos monges é o lendário Sam Te (Lee), em busca de aprender a lutar de verdade.

Discípulos da Câmara 36 (Pi li shi jie - título original / Disciples of the 36th Chamber - título internacional).
Produção honconguesa de 1985. 

Direção: Liu Chia-Ling.

Elenco: Gordon Liu (creditado: Liu Chia-Hui), Hou Hsiao, Shen Chan, Lilly Li, Jason Pai Piao, Liu Chia-Liang, Miao Ching, Hoi Sang Lee, Hui Huang Lin, Han-Yuan Ma, Wai Cheung Mak, Qui Yuen, entre outros.

Blogueiro assistiu no streaming (Netflix) em 08 de agosto de 2021.

Sinopse
: Um jovem (Hsiao) que vive se metendo em confusão acaba sendo enviado a um mosteiro Shaolin. onde um dos mestres é o lendário San Te (Liu) após arrumar encrenca com poderosos de sua cidade.

Comentários
: Com mais de 120 trabalhos no currículo, Gordon Liu é um dos grandes ícones das artes marciais, inclusive sendo reconhecido pelo diretor Quentin Tarantino que lhe deu personagens na duologia Kill Bill. Seu estouro  para o mundo veio quatro anos após seu debute nas telonas no clássico A 36ª Câmara de Shaolin, onde esbanja carisma e talento marcial. O filme conta com um bom roteiro que traz uma trama envolvente, que ganha forças por ser bem coreografada. O resultado é simplesmente um filme de artes marciais ligeiramente acima da média, um clássico obrigatório para os fãs do gênero. 
CotaçãoNota: 7,5.

Após o merecidíssimo sucesso que o filme obteve, uma continuação foi logo providenciada, chegando dois anos depois, reunindo o diretor e o astro, que curiosamente, volta em outro personagem e com outro ator vivendo o seu personagem do filme anterior. O tom mais cômico adotado aqui faz com que alguns fãs torçam o nariz para este filme. Mas, particularmente gostei bastante, que traz um roteiro satisfatório, que traz uma trama que repete a fórmula do original. Divertido, vale a conferida. CotaçãoNota: 7,0.

O astro retornava e ao mesmo tempo se despedia do seu personagem do filme original em 1985, no terceiro e último filme da franquia. Porém, sendo um coadjuvante de luxo já que o protagonista na prática é o também carismático Hou Hsiao. O tom cômico também é adotado aqui, mas, nada que atrapalhe, já que temos um filme com um roteiro também satisfatório, que cumpre direitinho sua função de divertir, mantendo o bom nível da franquia. Bem ligeiramente inferior aos anteriores, não faz feio, fechando bem a trilogia. CotaçãoNota: 6,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.