quinta-feira, 12 de setembro de 2019

TOP 5: PERSONAGENS ICÔNICOS QUE QUASE FORAM VIVIDOS POR SYLVESTER STALLONE.

Indiscutivelmente, Sylvester Stallone é um dos grandes astros de todos os tempos, com pelo menos dois personagens mais icônicos da sétima arte - Rocky Balboa e John Rambo - e outros que se não estão para alguns nesta seleta galeria, também são icônicos e inesquecíveis. Curiosamente, essa galeria poderia ser ainda maior, já que outros personagens inesquecíveis, por pouco não foram vividos pelo brucutu. Os astros que acabaram pegando esses personagens, e convenhamos, toda sétima arte, agradecem, afinal, por mais que sejamos fãs de Stallone, impossível imaginarmos outros atores vivendo esses personagens icônicos, e dificilmente teriam o mesmo sucesso, inclusive correria um altíssimo risco de serem um fiasco na carreira do astro. Nesta postagem, elaboramos uma pequena lista destes personagens da ordem do aceitável até o mais absurdamente improvável. Mais rápido que o Rambo eliminando um exército inteiro sozinho, vamos a nossa lista.

5. T- 800 em O Exterminador do Futuro / John McClane em Duro de Matar.

Iniciamos com o único, mas inevitável, empate em nossa lista, justamente entre os dois únicos personagens desta que acredito que Stallone mandaria muito bem. Não é a toa que Stallone seja o maior astro de ação de todos os tempos. Afinal, além da sua filmografia repleta de filmaços fodásticos, o brucutu mesmo que indiretamente foi responsável por alavancar a carreira de dois outros ícones da porradaria. Um deles foi seu maior rival de telas, Arnold Schwarzenegger, que inacreditavelmente para nós hoje em dia sequer imaginar, não foi a primeira escolha do mestre James Cameron para viver o icônico T-800, e Stallone estava cotadíssimo para pegar o personagem. Felizmente para o brucutu austríaco e para nós, o papel acabou indo para ele, e o fato, até rendeu uma boa piada em O Último Grande Herói, e mais recentemente, um divertido vídeo, onde pegaram um cena do segundo filme  e substituíram Arnoldão por Stallone. Já este, trabalhou no ano seguinte com Cameron, como roteiristas do também fodástico clássico oitentista Rambo II - A Missão.

Bruce Willis não era a primeira opção para viver o icônico personagem divisor de águas na sua carreira, e até hoje, o seu mais inesquecível. Tendo como ideia original ser uma continuação de Comando para Matar que Schwarzenegger não estava a fim de fazer, vários atores foram cogitados para viver o fodão John McClane. E os produtores estavam dispostos a emplacar um novo filmaço de ação, mexendo na carteira, já que além de Arnoldão, Harrison Ford e o brucutu ítalo-americano, que formavam o trio dos maiores e mais bem pagos astros da época. Sorte do quase ilustre desconhecido, vindo de um papel cômico num seriado de TV, e nossa já que nós e a sétima arte ganhamos mais um grande astro no gênero, que de cara, para muitos, fechou a trindade dos grandes ícones do gênero até hoje. Yippee Ki Way, Motherfucker!

4. Axel Forley em Um Tira da Pesada.

Por mais que para nós seja impossível de imaginar outro ator que não seja o talentosíssimo e carismático Eddie Murphy como o figuraça policial de Detroit que deixa Beverly Hills de pernas por ar, por pouquíssimo o personagem seria vivido por Stallone. O brucutu, inclusive, chegou a ser contratado, mas, as exigências típicas de uma grande astro, prestígio que ele gozava na época embaçou tudo. Isso porque o astro exigiu várias mudanças no roteiro, a principal delas, a saída do humor e o aumento gradativamente da porradaria, tiro, porrada e bombas. Felizmente para todos, em especial, Murphy e, obviamente, nós, o clima ficou tão tenso que o astro brucutu pulou fora faltando pouquíssimas semanas para o início das filmagens (e sem ressentimentos, tanto que Stallone é homenageado no segundo filme, com direito ao poster de Stallone Cobra aparecer em uma cena), e o papel acabou caindo de bandeja para o excepcional ator e comediante, que não apenas aproveitou a oportunidade, mas, usou e abusou dela, fazendo decolar de vez sua carreira. Ao contrário do brucutu, que em 1984, teve seu primeiro tropeço no auge, pois além de não pegar o papel de Axel Forley, nem os papéis em O Exterminador do FuturoTudo por uma Esmeralda, ainda estrelou seu primeiro fiasco vexatório, a comédia musical Rhinestone - Um Brilho na Noite, onde ele paga um King Kong homérico, inventando de soltar à voz.

3. Han Solo em Guerra nas Estrelas.

Após ninguém menos que Al Pacino recusar, alegando não ter entendido a história, vários atores foram cogitados para viver o icônico Han Solo. Entre eles, o rei dos brucutus, que inclusive chegou a fazer teste para o personagem, mas, acabou não agradando o mestre George Lucas. Numa entrevista em 2010, Stallone disse que apesar de ter desejado muito viver o mercenário intergalático mais pica das galáxias da sétima arte, reconhece que ele não ficaria bem em cena usando uma pistola à laser. Mas, convenhamos, que nesse caso, a culpa não é tanto do brucutu, nem de outros grandes atores cogitados, afinal, Harrison Ford nasceu para viver Han Solo. Alden Ehrenreich sabe bem isso, sofrendo na pele ao vivê-lo em Han Solo: Uma História Star Wars.

2. Edward Lewis em Uma Linda Mulher.

Discordo de Stallone e até acho que ele mandaria muito bem com uma pistola à laser. Mas, impossível imaginá-lo como um galã de uma comédia romântica, principalmente, desta que é um clássico noventista da Sessão da Tarde. Assim como sua colega e par romântico, Julia Roberts, mesmo com um currículo já contando clássicos oitentistas românticos, Richard Gere não foi a primeira escolha para viver o milionário Edward Lewis que contrata e se apaixona pela prostituta Vivian. Vários atores estavam cotados ao personagem (alguns até fizeram teste),  e entre eles, o mais improvável, sem sombra de dúvida, é Sylvester Stallone. Antes que você pense que os caras estavam noiados ao cogitarem o brucutu para o personagem, vale lembrar que na época, o astro estava buscando diversificar sua filmografia, tentando repetir o êxito do seu rival Arnoldão.

1. Superman em Superman - O Filme.

Não só Nicolas Cage teve em mãos a improvável escalação para viver o icônico Filho de Krypton. Descrentes que um filme baseado em HQs faria sucesso, os produtores queriam um rosto mais conhecido para viver o Homem de Aço, a fim de atrair o público. Entre os atores cogitados, estava o nosso estimado brucutu, na época na crista da onda, com o estouro em sua carreira e premiações do primeiro Rocky, que por pressão dos produtores, chegou a sentar e conversar com o mestre Richard Donner, diretor do filme. Numa entrevista em 2016, Donner disse que Stallone estava entusiasmado, mas, resolveu optar e conseguiu convencer os produtores a darem a chance a um então ilustre desconhecido, o saudoso Christopher Reeves. Mas, rumores fortíssimos falam que na verdade quem barrou o brucutu de viver o icônico herói foi o saudoso Marlon Brando, que bateu os pés e chegou ameaçar a pular fora da produção. Independente se por convencimento do mestre Donner ou piti de Brandon, o fato é que não escolher Stallone ou outro ator que não seja o saudoso Reeves foi uma das maiores decisões mais certas da sétima arte, e com certeza, não preciso justificar. Ah! A título de curiosidade, Stallone e Donner trabalharam juntos quase vinte anos depois da tal conversa no ótimo Assassinos, enquanto que Brandon nunca dividiu às telonas com o brucutu.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo, fã de Sylvester Stallone, agradecido por todos os seus personagens fodásticos e aliviado por ele não pego os personagens desta lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário