sexta-feira, 4 de setembro de 2015

TOP 10: CARECAS FODÕES.

Se o herói bíblico Sansão supostamente tinha suas forças nas madeixas ("supostamente" pois seu desfecho foi careca, ferrando com uma cidade inteira), tem um bocado de gente provando o contrário. Um dos filmes mais fodásticos atualmente em cartaz nos cinemas, Hitman: Agente 47, traz justamente um herói fodão pouca-telha. E o personagem de game que mais uma vez ganha uma chance nas telonas não está sozinho. O que não falta na história da sétima arte são fodões pouca-telha, sejam naturais ou apenas sem madeixas para um determinado trabalho, conforme veremos nessa lista. Vamos a mais uma que me fez queimar neurônios e perder um bocado de cabelos. 

10. Yul Brynner e Denzel Washington


Iniciamos a nossa lista com um empate entre dois grandes atores de épocas distintas. Carequinha autêntico, o saudoso Yul Brynner (11/07/1920 - 10/10/1985) não precisou de um fio de cabelo para provar que era um fodão durão. Basta rever seus papéis memoráveis nos clássicos Os Dez Mandamentos e Sete Homens e Um Destino. Neste último, um clássico do faroeste, o aeroporto de mosquito está tão fodão que voltou a reprisar o personagem na primeira (e desnecessária) continuação.


Já Denzel Washington entrou na nossa lista nos acréscimos do segundo tempo, desbancando carequinhas autênticos como Patrick Stewart e Ving Rhames, graças a máquina zero que passou para viver o fodão durão do fodástico O Protetor. Quem assistiu esse filmaço sabe muito que o cara tem méritos de sobra para vim para na nossa seleta lista dos pouca-telha fodões.

9. Steve Austin


Ex-lutador, o brucutu pouca-telha Steve Austin ainda não decorou como astro de primeira grandeza hollywoodiana, sendo mais uma astro de filme de ação classe C. Mesmo assim, é inegável que o cara é um dos carequinhas mais fodões da atualidade. Para comprovar isso, basta assistir os fodásticos Os Condenados, até agora, seu melhor filme, e Os Mercenários, onde fazendo cara de mau (sem muito esforço já que por natureza sua cara mete de poucos amigos mete medo) rende uma das melhores e mais inesquecíveis cenas da fodástica trilogia, quando sai na porrada com ninguém menos que o eterno rei dos filmes de ação Sylvester Stallone.

8. Terry Crews


Assim como seu colega pouca-telha em Os Mercenários, o eterno Julius do seriado televisivo Todo Mundo Odeia o Chris ainda não é um astro de primeira grandeza hollywoodiana, apesar de ter um destaque consideravelmente maior, principalmente por roubar a cena na maioria dos filmes que faz, como em As Branquelas, onde protagonizou uma das cenas mais memoráveis dessa hilária comédia. Mas, é a sua participação na trilogia Os Mercenários que o gabarita com todos os méritos a fazer parte da nossa lista. Afinal, tem que ser um pouca-telha muito fodão para se destacar no meio de tanto ícones do gênero da ação reunidos. Tanto que sua péssima aproveitação no frustrante último filme da trilogia é um dos principais defeitos e decepção deste filme.

7. Sigourney Weaver e Charlize Theron.


Quem disse que precisa ter cabelos e colhões para entrar na nossa lista dos carequinhas fodões? A mulherada está muito bem representada com duas grandes atrizes, que não tiveram medo de se livrar das madeixas. O bastante para desbancar muitos marmanjos carequinhas e vim parar na nossa lista. Em Alien 3, Sigourney Weaver passa a máquina zero para mais uma vez a terrível e horrível ícone criatura espacial fodástica. Coragem que muito machão não tem.


Se esta postagem tivesse sido na época que tive a ideializei, a eterna Ripley reinaria absoluta como a única representante feminina. Mas, como queimei neurônios para desempatar os quatro pouca-telhas do topo da nossa lista, foi o tempo de Charlize Theron e sua já ícone Imperatriz Furiosa no fodástico Mad Max: Estrada da Fúria, garantir um justíssimo empate de saias no nosso Top 10. desbancando muito marmanjão carequinha. Com uma atuação tão corajosa e memorável quanto da colega de empate, não é a toa que seja aposta altíssima para indicação ao Oscar do próximo  ano.

6. Jet Li.  


Se tem um personagem que o ícone das artes marciais Jet Li cansou de encarnar foi (ex) monges Shaolin. Desde dos seus primeiros trabalhos (a trilogia O Templo Shaolin e a quadrilogia Era uma Vez na China) até o badaladíssimo por aqui O Mestre das Armas, Li provou que não precisa de cabelos para ser um fodão nas artes marciais. Indiscutivelmente, o carequinha fodão mais habilidoso da nossa lista.

5. Telly Savalas


Impossível não falar de fodão careca e não lembrar do saudoso Telly Savalas (21/01/1922 - 22/01/1994). Afinal, estamos falando do eterno detetive viciado em pirulito Kojak da série televisiva homônima. Além de entrar para o rol dos personagens ícones de todos os tempos, o talentoso ator tem em seu currículo atuações memoráveis em clássicos da sétima arte como Os Doze Condenados e 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade (para mim, junto com o também saudoso Donald Pleasece, o melhor vilão Blofeld da franquia). Kojak... ops! Savalas era um pouca-telha tão fodão que estrelou a última e também desnecessária continuação de Os Doze Condenados, mesmo que seu personagem tenha morrido no filme original. Só foi desbancado do topo da nossa lista pelos pouca-telhas que atualmente estão na ativa.

4. Dwayne Johnson


A porra fica seríssima a partir daqui. Afinal, demorei meses, (pretendia fazer esta lista e postá-la em dezembro do ano passado) para tentar desempatar a briga dos quatro pouca-telha fodões. Na verdade, o empate entre eles tecnicamente permanece. Primeiro dos quatro responsáveis pela minha queimar excessiva de neurônios, o eterno The Rock iniciou a carreira nas telonas com longas madeixas, mas tratou logo de passar a máquina zero e embananar a nossa lista. Filmes para para gabaritá-lo ao título do pouca-telha mais fodão de todos os tempos, o cara tem de sobra, e como bônus, o brucutu ainda contracenou com todos os seus colegas de empate técnico. Moral da porra do brucutu aeroporto de mosquitos!

3. Vin Diesel


Provavelmente, muitos discordarão de mim por colocá-lo na terceira posição e não no topo. Afinal, estamos falando do pouca-telha atualmente com mais moral em Hollywood, o cara que simplesmente é Dom Toretto, Riddick e, que em breve, voltará a interpretar o agente radical fora-da-lei Xander Cage. Inegável que méritos o cara tem de sobra para ser um dos pouca-telhas mais fodões de todos os tempos. Mas, não me xingue. Como falei acima, praticamente empate técnico entre os quatro. E a diferença apenas é mínima entre Diesel e os outros dois que estão no topo, conforme irei justificar abaixo.

2. Jason Statham


A diferença minuscula que garantiu ao inglês Jason Statham a prata na nossa lista foi no quesito porra-louquice. É bem verdade que tanto The Rock como Diesel também têm filmes recheados de sequências porras-loucas. Mas, nenhum dos brucutus têm nas suas respectivas filmografias a trilogia Carga Explosiva e os dois Adrenalina, simplesmente, os ápices das porra-louquices do gênero de ação de todos os tempos. Não é a toa que no festival de ícones do gênero de ação na trilogia Os Mercenários, Statham ganhou um destaque a mais, ficando à altura do idealizador e astro da franquia, Sylvester Stallone. Assim como o brucutu Dwayne Johnson, Statham,contracenou com todos os seus colegas de empate técnico, ainda se dando ao luxo de participar como vilão em Velozes & Furiosos 7, porra-louquice comandada por Diesel, saindo na porrada com os dois brucutus. Os dois brucutus pouca-telhas detonam, mas Statham humilha! E só não fica no pódio na nossa lista por perder no quesito...

1. Bruce Willis


... serviços prestados ao sindicato dos carecas fodões. Mesmo só começando a usar a máquina zero em 2003, Bruce Willis é o mais veterano dos seus colegas de empate técnico. Além disso, o eterno John McClane trabalha feito um condenado, fazendo um filme atrás do outro, boa parte no gênero de ação, obviamente, encarnando pouca-telha fodões. The Rock e Diesel detonam, Statham humilha, mas, Willis massacra em números, garantindo o pódio do nosso Top 10: Carecas Fodões.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário