quinta-feira, 3 de setembro de 2015

FICANDO MAIS UMA VEZ NA BOA INTENÇÃO.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Você Acredita? (Do You Believe?).
Produção estadunidense de 2015.

Direção: Jonathan M. Gunn.

Elenco: Mira Sorvino, Sean Astin, Alexa PenaVega, Cybill Shepherd, Lee Majors, Brian Bosworth, Ted McGinley, Delroy Lindo, Madison Pettis, entre outros.

Blogueiro assistiu online (YouTube) em 03 de setembro de 2015.

Cotação

Nota: 5,5.  

Sinopse: Doze personagens, cada um vivendo seus dramas pessoais do cotidiano. Em comum, todos estão de alguma maneira buscando o sentido da vida, seja na renovação da fé em Jesus Cristo ou na descoberta dela, através de acontecimentos que irão mudar sua vida para sempre.

Comentários: De grão em grão a galinha enche o papo. Esse ditado popular brasileiro pode definir muito bem os filmes de temática gospel que são lançados aos montes nos Estados Unidos,que chegam por aqui diretamente em home vídeo, mas, aos pouquinhos, vem ganhando espaço nas salas de cinema por aqui. É o caso deste Você Acredita? que chega hoje aos cinemas brasileiros (infelizmente, só chegou em Maceió numa sala do Cinesystem, vergonhosamente, apenas na versão dublada, o que me obrigou a assistir o filme online), tentando repetir o feito de Deus Não Está Morto, que fez um relativo sucesso por aqui, e que inclusive são dos mesmos produtores. Particularmente, acho legal que filmes assim cheguem nas telonas, afinal, falar de Deus e fé, é sempre bem-vindo, pois ultrapassa o ambiente dos templos e  de quebra, ainda é um programão arretado para assistir com a família. Porém, os caras continuam a jogando fora a oportunidade de conquistarem mais espaço e público, pois estas produções ainda são pequenas, feitas sob medida para o mercado home vídeo, principalmente pisando feio na bola no quesito mesmice no roteiro sem profundidade dos personagens, com uma pseudo-teologia fraquíssima que trata a fé de forma superficial e ingênua, aquela que prega que é só aceitar Jesus que tudo na vida muda para melhor, como se nosso Deus fosse um gênio da lâmpada, pronto para resolver todos os problemas do jeitinho que queremos.

No caso de Você Acredita?, espantosamente, a pisada de bola ainda é maior que a costumeira, pelo número exagerado de personagens e seus conflitos, todos tratados de forma simples e superficial, sem conseguir despertar em nós a empatia por alguns deles, num roteiro fraquinho que apela para o dramalhão, que só serve para desperdiçar o elenco mais recheado de nomes conhecidos de uma produção deste interessante sub-gênero, inclusive escalando alguns para personagens que nem fedem, nem cheiram na trama, totalmente descartáveis. É o caso, principalmente, do eterno Sam da trilogia O Senhor dos Anéis, Sean Astin e da ex-atriz mirim Alexia PenaVega, estrela dos três primeiros Pequenos Espiões, ambos em personagens fraquíssimos, que não decolam em nenhum momento, que nada têm à acrescentar a trama e se não existissem, ninguém daria a mínima. É de partir o coração ver um elenco respeitável tão constrangidamente desperdiçado, mas, estraçalha ainda mais o coração, constatar que uma das mais fracas produções gospeis ganhe destaque nas telonas que outras produções deste sub-gênero, consideravelmente superiores, só tenham chegado por aqui em home vídeo. Mais uma vez fica apenas a boa intenção de evangelizar através da sétima arte. Por isso mesmo que sugiro que prestigie no cinema para quem sabe, na próxima vez, um ótimo filme gospel tenha espaço e vez. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 

 
Você acredita?
Ela foi estrela ao lado de Bruce Willis do seriado A Gata e o Rato,
e ele o astro dos saudosos seriados Homem de Seis Milhões de Dólares e Duro na Queda.
Encontro histórico despercebido em dramalhão gospel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário