sábado, 12 de setembro de 2015

MANTENDO A TRADIÇÃO FAMILIAR.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. / Coco do Cachorrão= Preciso mesmo dizer?. 

Férias Frustradas (Vacation).
Produção estadunidense de 2015.

Direção: John Francis Daley e Jonanthan M. Goldstein.

Elenco: Ed Helms, Christina Applegate, Skyler Gisondo, Steele Stebbins, Chevy Chase, Beverly D'Angelo, Leslie Mann, Chris Hemsworth, Michael Peña, entre outros.

Blogueiro assistiu na sala 5 do complexo Cinesystem Maceió em 12 de setembro de 2015.

Cotação

Nota: 8,5.  

Sinopse: Depois de dez anos fazendo o mesmo programinha morgadão de férias e feriadões, Rusty (Helms) resolve seguir os passos do pai Clark Griswold (Chase), que sempre que entrava de férias tratava logo de reunir a família para curti-las juntinhos, resolve cair na estrada com a patroa (Applegate) e seus dois filhos (Gisondo e Stebbins), rumo ao parque temático Walley World. Seguindo a tradição da família, nada sai como o planejado e eles vão se metendo numa merda atrás da outra.

Comentários: E Hollywood continua demonstrando não ter criatividade (leia-se: falta de coragem par arriscar em outras ideias), apelando para mais um remake de mais um clássico inesquecível dos saudosos e fodásticos anos 1980. Apesar de ser anunciado como o remake e ter o enredo cagado e cuspido do primeiro Férias Frustradas, o novo filme na verdade é o quinto da franquia, com a trama se passando com o filho do personagem central da franquia, e ainda contando com a inesquecível canção Holiday Road, música-tema da franquia. Sinceramente, não entendi o porquê dessa tosca e patética indefinição. Bizarrice às partes, o fato é que o novo filme me surpreendeu, afinal, além da inexplicável e desnecessária bizarrice citada, tem o fato do filme ter sido um fiasco nas bilheterias nos States e, por pouco, não seria cancelado e lançado diretamente em home vídeo por aqui. Logo, achei que iria encarar um filminho no mínimo medíocre, e não uma divertida e realmente engraçada comédia que manter o humor abestalhado da franquia, que provoca gargalhadas fáceis sem muito esforço, só com as bobagens que apresentadas uma atrás da outra, com direito até sacanearem duas cenas clássicas do filme original, numa hilária paródia. 


Além disso, para os saudosistas como este blogueiro, o filme presta uma homenagem aos três primeiros e melhores filmes da franquia, numa rápida cena que mostra fotos das famílias originais (No plural, pois, os filhos sempre mudavam de atores a cada filme, inclusive, em um deles, o divertido Férias Frustradas de Natal, cometeram o erro grosseiro de escalá-los em idades opostas dos outros filmes) e, principalmente, pela rápida e discretíssima aparição de Chevy Chase e Beverly D'Angelo, o casal figuraça de todos os filmes da franquia, ambos espantosamente envelhecidos, irreconhecíveis. 


Enfim, o novo Férias Frustradas é uma agradabilíssima surpresa, engraçadíssimo dos créditos iniciais, onde são exibidas fotos toscas de famílias, aparentemente reais, até os créditos finais, onde são exibidas fotos hilárias dos personagens do filme, portanto, mantendo o mesmo nível da franquia (ignoremos Férias Frustradas em Las Vegas, último filme da franquia estrelado por Chase e D'Angelo, que baixou em qualidade e enterrou a franquia). Feito na medida certa para agradar tanto os saudosistas, como a nova geração. Ainda bem que chegou por aqui nas telonas, pois finalmente tive o prazer de ver a família mais figuraça e aloprada no escurinho do cinema, oportunidade que não tive nos outros filmes. Quem curte esse estilo de humor abestalhado, sem ser ofensivo, que Chase deitou e rolou nos saudosos anos 80, não pode perder.

ÁLBUM DE FAMÍLIA.  


 
Os Grisworld originais.
Rusty foi interpretado pelo ídolo teen dos anos 80 Anthony Michael Hall ,
em seu filme de estreia. 

 
Os Griswold do segundo filme. 
A saudosa Dana Hill (Loucademia de Combate)
deu vida a Audrey.

 
Mudança radical no terceiro filme.
Além de não viajarem, os Griswold tiveram o filho mais
novo se tornando o caçula, com um considerável diferença de
idade para irmã, vivida por Juliette Lewis. 

 
Os Grisworld do quarto filme. 
Marisol Nichols, pode não ser a mais memorável Audrey, 
mas, para mim, é a mais linda de toda franquia.  

 
A nova geração dos Grisworld.
Audrey (Leslie Mann) e seu esposo, o eterno
Thor, Chris Hemsworth, não estão na foto. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário