domingo, 26 de julho de 2015

TOP 10: SESSÃO DAS DEZ.

Sou de um tempo, não tão distante assim, que o mítico apresentador brasileiro Silvio Santos reinava absoluto durante todo dia de domingo, emendando um programa atrás do outro, sem dividi-los com Gugu, Celson Portiolli e Eliane. E ao final da maratona dominical do carismático apresentador, éramos presenteados com a saudosa Sessão das Dez. Concorrente direta da também saudosa Domingo Maior da Globo (saudosa, porque hoje em dia não está tão divertida como antigamente), a sessão de cinema dominical do SBT, inicialmente tinha uma leve vantagem em cima da concorrente por exibir o mesmo filme duas vezes. Hoje a ideia pode parecer tosca, mas, pelo menos, dava para assistir aos filmes de ambas as emissoras, como também fazia a festa daqueles que, como eu na época, gostavam de gravar seus filmes favoritos em VHS, tanto se perdesse o início da primeira exibição como também para assistir o filme e ver se valia a pena gravá-lo na segunda. Eterno saudosista da sessão que exibia desde filmaços clássicos da história da sétima arte à trashões horríveis, faço uma homenagem com esta postagem, onde eu listo os filmes mais inesquecíveis. Vale salientar que a presente lista não está na ordem de um filme ser melhor que o outro, mas, de acordo com a ordem (descrente, como de costume) em que esses filmes aparecem na minha memória quando eu lembro da sessão dominical. Feito os devidos esclarecimentos, vamos ao nosso Top 10 com os filmes mais inesquecíveis da saudosa Sessão das Dez.



Quando Van Damme estourou (assim como Steven Seagal, que tem mais presença na saudosa sessão dominical do SBT que o baixinho belga, com a exibição dos seus dois primeiros trabalhos, Nico: Acima da Lei e Difícil de Matar.) a Sessão das Dez já não estava mais exibindo o mesmo filme duas vezes. Sem falar que o fodástico filme que trazia Van Damme em papel duplo começou a ser exibido na fase final da sessão, por isso deu as caras por pouquíssimas vezes. Mas, a primeira super-produção hollywoodiana estrelada pelo baixinho belga, abre a nossa lista por ter sido exibida pela primeira vez na TV aberta justamente na saudosa sessão dominical. É bem verdade que anos depois foi parar no Supercine da Globo, mas, acredito que se a sessão dominical ainda existisse, este filmaço seria presença constante.

9. Histórias Que Nossas Babás Não Contavam.


Já na fase final, quando não era exibida pontualmente às 22 horas e não havia a reprise, a sessão deu espaço para o nosso cinema nacional. Mas, como a retomada só veio acontecer quando a sessão dominical já estava para ser extinta, o jeito foi abaixar o nível e apelar para as toscas pornochachadas dos anos 1970. Destaque para a versão putaria do conto infantil da Branca de Neve, estrelada pela musa deste sub-gênero Adele Fátima, por seis anões tarados por ela (o sétimo anão era viado. Rssssss...) e o hilário e saudoso Costinha (25/03/1923 - 15/09/1995). Dessa fase nada familiar da sessão dominical, destaque também para a engraçadíssima O Bem Dotado - O Homem de Itu, estrelada por Nuno Leal Maia, que só foi desbancada da nossa lista, porque Histórias Que Nossas Babás Não Contavam atingiu o ápice do tosco e da bizarrice apresentada na sessão, que entre um filmaço e outro, exibia filmes toscos e bizarros, à exemplo do trashão Keruak , O Exterminador de Aço, outro clássico da Sessão das Dez que, por pouquinho mesmo, não está na nossa lista. 



Se tem um cara que poderia receber merecidamente o título de rei dos finais de noites de domingos é o fodão Chuck Norris. Afinal, seus filmes eram exibidos exaustivamente na Sessão das Dez e no Domingo Maior, algumas vezes, inclusive, brigando pau a pau pela audiência entre eles. Como se não bastasse, uma cena de explosão de um filme de seus filmes, Invasão U.S.A. (único que ficou de fora da nossa lista), também marcava presença na vinheta de abertura da Sessão das Dez. Dos quatro filmes de Norris exibidos na saudosa sessão do SBT, um que mais foi reprisado e hoje, lamentavelmente, sumidão, é este interessante policial, que traz Norris sem a tradicional barba e em plena forma, distribuindo porrada em sequências bem coreografadas. e que trazia como vilão o saudoso Christopher Lee (27/05/1922 - 07/06/2015). Impossível não lembrar da Sessão das Dez e não lembrar deste clássico oitentista dos filmes de ação classe C.



O terror também marcava presença na saudosa sessão de cinema do SBT. Freddy Krueger e uma sequência de O Exorcista até apareciam na vinheta de abertura da Sessão das Dez, mas, era este clássico do sub-gênero terrir que marcava presença constante e em dose dupla, já que na maioria das vezes que deu as caras, foi na saudosa e lendária fase das reprises logo após a exibição normal. Outro filmaço que, infeliz e vergonhosamente, anda pegando poeira no porão da emissora paulista. A imitação barata Criaturas também marcava presença na saudosa sessão dominical de cinema.



Clássico das artes marciais estrelado pelo saudoso e lendário Bruce Lee (27/11/1940 - 20/07/1973), Operação Dragão era presença obrigatória e constante na saudosa Sessão de Dez. E o melhor: na fase em que os filmes eram reprisados após sua exibição normal. Pena que hoje, esse filmaço, que para mim é o melhor filme de Lee e também do sub-gênero artes marciais, está pegando mofo no porão do SBT, provavelmente, junto dos lendários episódios perdidos do Chaves. Galera do SBT, está bom de aposentar A Hora do Rush 3 e ressuscitar este fodástico clássico  das artes marciais.



Nos anos 1980 e começo de 1990, Sylvester Stallone praticamente era mais uma astro do cast da Rede Globo, já que todos os seus filmes produzidos até então eram exibidos na emissora carioca. Porém, curiosamente, justamente um dos melhores filmes do brucutu foi exibido no SBT, onde era presença obrigatória na sessão dominical, na boa fase da reprise após a exibição normal. É bem verdade que a partir da segunda metade dos anos 1990, este filmaço foi parar na Globo, sendo exibido na Sessão da Tarde, assim como outros filmes do astro, fizeram o caminho inverso, e passaram a ser exibidos no SBT. Mas, com todos os méritos, Rambo: Programado Para Matar é um dos clássicos fodásticos da Sessão das Dez.



Ao contrário do seu rival de telonas da época, Arnoldão não era exclusivo da toda-poderosa carioca, pois, tinha filmes exibidos em diversas emissoras abertas. Até na CNT o cara deu as caras. Na Sessão das Dez, o brucutu austríaco marcava presença com três filmes. Mas, nem Jogo Bruto, nem Conan, O Bárbaro, marcaram tanta presença quanto o clássico fodástico O Exterminador do Futuro, que trazia o mítico T-800 com uma voz fodástica. Pena que a dublagem clássica se perdeu no tempo, já que tanto em DVD/Blu-Ray, como também em exibições recentes no SBT, a dublagem nova é que prevalece. Mas, tanto a citada voz, como o filme na Sessão das Dez em sessão dupla, estão para sempre na nossa memória. 



Olha o rei dos finais de noite dos domingões de novo na nossa lista. Clássico fodástico e um dos melhores filmes da carreira de Chuck Norris, McQuade era presença obrigatória e constante na saudosa sessão dominical. O duelo clássico fodástico entre Norris e o saudoso David Carradine (08/12/1936 - 03/06/2009) nos levava ao delírio em dose dupla,  já que na maioria das vezes que o filme foi exibido na sessão foi justamente na boa fase da sessão dupla. Outro filmaço que está pegando poeira no porão da emissora paulista. Se liga, Silvio Santos!



A trilogia A Hora do Rush está tentando, mas, dificilmente vai bater o recorde de número de exibições do primeiro Loucademia de Polícia, que até hoje, é reprisado exaustivamente na emissora do Senor Abravanel. Presença constante hoje no Cine Belas Artes. o clássico oitentista, o melhor da saudosa e divertida franquia, batia ponto constantemente na sessão dominical, onde foi exibido exaustivamente, geralmente, em dose dupla. Provavelmente, foi o filme mais exibido na saudosa sessão, mas, na nossa lista fica com a prata, já que é impossível não lembrar da Sessão da Dez sem associar ao nosso primeiríssimo lugar.



O tiro de misericórdia de Norris. Rei absoluto dos finais de domingo, onde deitava e rolava, com direito a concorrer consigo mesmo exibidos simultaneamente em emissoras diferentes, e ainda uo primeiro filme da clássica e memorável trilogia do fodão exército de um homem só, além de ser exibido exaustivamente na fase da reprise após a exibição normal, Os dois filmes seguintes da franquia marcaram presença na sessão concorrente Domingo Maior, mas, nem somando o número de exibições deles, chegam perto da presença constante na sessão dominical do SBT. Além de rei absoluto dos finais de noite no domingo, Norris também é o rei absoluto da saudosa Sessão das Dez., portanto, merecidamente, estando em primeiríssimo lugar na nossa lista.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
Lembrete que aparecia nos intervalos das primeiras exibições. 
Bons tempos que, infelizmente, não voltam mais. 

 
Vinheta de abertura da Sessão das Dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário