sábado, 4 de julho de 2015

TOP 10: O LEGADO TERMINATOR.

Há trinta e um anos atrás, o mestre James Cameron revolucionou não somente os gêneros da ficção e ação, mas, também toda sétima arte. Com uma ideia original e criativa na cabeça, um orçamento mixuruco, o primeiro O Exterminador do Futuro é um marco na história do cinema, que de quebra, ainda foi responsável por lançar ao estrelato o brucutu Arnold Schwarzenegger, até então só conhecido como um bombadão fisiculturista com vários títulos, responsável por dar vida ao lendário Conan. Mesmo com Cameron vendendo os direitos por uma ninharia, a mitologia que ele inaugurou continua firme e forte, com uma legião de fãs devotos que só cresce. Aproveitando a chegada do quinto filme da franquia, que traz de volta o brucutu austríaco, elaboramos essa lista com o legado que a franquia presenteia a sétima arte. Antes que a Skynet domine tudo, vamos ao nosso Top 10: O Legado Terminator.



Trazendo uma exterminadora gostosona, este filme é, até agora, o mais malhado da franquia tanto pelos fãs como pela crítica, sendo mais um a engrossa a lista da "maldição" hollywoodiana dos terceiros filmes ser o mais fraco de uma franquia. Não chega a ser uma bomba completa e até é divertido, contanto que evitemos as inevitáveis comparações com os demais filmes da franquia. Mas, se tratando da franquia Terminator, até o mais fraquinho presenteia a sétima arte com uma sequência inesquecível que abre a nossa lista: Arnoldão todo fodão, trocando tiros com toda força policial apenas com uma mão, enquanto que com a outra segura um enorme caixão. Mais uma antológica cena na carreira do brucutu austríaco.



Estrelado pelo talentoso e eterno Batman Christian Bale como John Connor e pelo projeto de astro Sam Worthington, o quarto filme da franquia também é malhadíssimo pela crítica e fãs. Particularmente, gostava do filme até revê-lo essa semana em DVD e a ficha cair que de fato deixa muito a desejar. Mas, pelo menos o filme foi responsável por trazer o astro principal da franquia, mesmo que na versão digital, no corpo de Roland Kickinger. Lembro como hoje, a vibração minha e do público quando assistir ao filme no cinema, no momento em que surge na telona T-800 no clímax. A ideia deu tão certo que T-800 digital voltou no novo filme. 



E falando no novo filme, olha ele já marcando presença na nossa lista. Isso se deve principalmente a ousadíssima e arriscadíssima tática em reinventar a mitologia estabelecida principalmente no primeiro filme. Para o bem de todos e felicidade geral da nação, a manobra suicida deu certo, convence, e ainda presenteia a sétima arte com uma sequência memorável do embate entre os T-800, Matusalém bonzinho e Novinho malvadão. É bem verdade que seria muito mais interessante e empolgante se fosse entre os T-800 dos dois primeiros filmes (custava um pouquinho mais de grana, mas, valeria a pena). Apesar disso, a sequência já é memorável e, por mérito, veio parar na nossa lista.

7. Perseguição na rodovia - O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.


Agora a porra começa a ficar séria na nossa lista, com sequências clássicas fodásticas e inesquecíveis. Na época que estreou, o segundo filme da franquia não somente arrebentou nas bilheterias, mas, foi um marco na história do cinema com efeitos especiais inovadores, que fizeram do filme, junto com o altíssimo salário de Arnoldão, a produção mais cara da época. Repleto de momentos memoráveis, destaque para a sequência de perseguição na rodovia, uma das mais empolgantes e fodásticas da sétima arte. Antológica é pouco! 

6. Massacre na delegacia - O Exterminador do Futuro.


Precisa ter muito colhões para invadir uma delegacia e tentar eliminar algum detido. Mas, entrar sozinho e promover um carnificina, após soltar uma clássica frase, somente o fodão perseguidor implacável do futuro T-800. Uma sequência tão foda e insuperável que, até agora, ninguém ousou recriar com tanta maestria. 

5. Tiroteio na boate - O Exterminador do Futuro.


Um excelente exemplo de um sequência dramaticamente tensa e ao mesmo tempo empolgante é a do primeiro encontro entre T-800, a mocinha indefesa Sarah Connor e o seu salvador Kyle Reese numa boate. Até hoje, fico apreensivo e vibro com essa sequência tão memorável. Mesmo tendo dirigido megas produções como Titanic e Avatar, é nessa pequena sequência no clássico oitentista de baixo orçamento, que Cameron mostra todo seu talento para conduzir com maestria um sequência fodástica. 

4. Frases marcantes - O Exterminador do FuturoO Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final e O Exterminador do Futuro: Gênesis.


Para muitos o maior legado da franquia para a sétima arte seja as frases marcantes despretensiosas que acabaram virando célebres. Logo no primeiro filme, antes de invadir a delegacia, T-800 solta o inesquecível "Eu voltarei!", que acabou virando bordão oficial do seu interprete. Momentos antes, no mesmo filme, seu colega de cena, o competente e atualmente sumidão Michael Biehn, tinha soltado um "Venha comigo se quiser sobreviver!" que de cara também foi parar nos anais das frases marcantes da sétima arte. No filme seguinte, antes de exterminar o vilão T-1000, T-800 solta um "Hasta la vista, baby!", outra frase marcante de Arnoldão, que inclusive, utilizou essa semana numa rede social para dar um fora num mala homofóbico que falou merda em seu perfil. Apesar de ainda ser cedo para dizer, aposto que Arnoldão emplacará mais um bordão inesquecível na sua carreira, desta vez claramente intencionalmente, ao falar repetidas vezes no novo filme "Velho, não obsoleto!". Nunca na história da sétima arte, uma franquia emplacou tanto bordões. Chupa Zorra Total! 

3. Sarah Connor - O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.


De mocinhas indefesas a mulheres duronas a sétima arte está repleta. Mas, nenhuma teve essa mudança tão radical como Sarah Connor no segundo filme filme da franquia. Logo na sua primeira aparição, somos surpreendidos com uma mulher durona, com músculos, desprovida de qualquer maquiagem, não lembrando em nada a gatinha manhosa e indefesa do primeiro filme. Um trabalho não somente de caracterização, mas, principalmente de interpretação da talentosa e atualmente sumida Linda Hamilton, que simplesmente brilha e, injustamente, não recebeu uma indicação a prêmios por sua atuação tão marcante. Bem que a produção do novo filme deveria ter liberado um verba a mais para digitalizar a atriz e trazê-la de volta a franquia.

2. T-1000O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.


Com o vilão T-800 passando por lado dos mocinhos, Cameron tinha uma batata quente da porra nas mãos para criar um vilão à altura na caríssima continuação do clássico oitentista. Usando e abusando dos efeitos especiais, na época inovadores, e do talento do competente Robert Patrick, que até hoje, não teve mais um personagem tão marcante como o fodão e implacável T-1000, o mestre vai muito mais além do esperado, presenteado a sétima arte com mais um personagem inesquecível que já faz parte do rol dos maiores vilões de todos os tempos. 

1. T - 800 - O Exterminador do Futuro.


Sem sombra de dúvida, a maior contribuição da franquia a sétima arte foi presenteá-la com um vilão inesquecível. Desde que aparece peladão, eliminando com as próprias mãos um trio de punks (um deles, interpretado por Bill Paxton) passando pela sequência onde elimina friamente a tiros uma mãe de família, até seu último suspiro, quando só sobra meio esqueleto mecânico. T-800 é um perseguidor implacável, determinado ao extremo para cumprir a missão de eliminar Sarah Connor. Disparada a melhor (muitos dizem, única) atuação de Arnold Schwarzenegger, que não se repetiu, a partir do momento em que Cameron, ainda no segundo filme. colocou o personagem para virar a casaca e lutar no time dos bonzinhos. Particularmente, na minha opinião, um desperdiço lamentável, pois nos privou de ter mais de um vilão tão fodão. Pelo menos, o vilão foi ressuscitado timidamente e digitalmente nos dois últimos filmes da franquia. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário