segunda-feira, 6 de julho de 2015

TOP 10: VILÕES INESQUECÍVEIS DOS FILMES DE SYLVESTER STALLONE.

Hoje é aniversário do rei dos filmes de ação Sylvester Stallone, imortalizado nas telonas por personagens durões fodões. Mas, o que seria destes ícones heróis fodões se não tivessem oponentes tão fodões quanto ele? E não faltam vilões inesquecíveis na filmografia do brucutu. Alguns foram interpretados por grandes atores (Robert Loggia, Jack Palance, Donald Sutherland, John Lithgow, James Woods, Rod Steiger, Harvey Keitel, Sean Bean, Jim Caviezel, Vinnie Jones, Mel Gibson, entre outros), outros foram imortalizados nestes personagens (Carl Weathers, Dolph Lundgren, Brian Thompson, Rick Zumwalt) e alguns foram responsáveis por encontros históricos entre ícones do gênero (Rutger Hauer, Dolph Lundgren, Jean-Claude Van Damme, Mel Gibson, Wesley Snipes, Steve Austin). Para homenagear o aniversariante e relembrar sua filmografia, elaboro essa lista com os dez vilões mais inesquecíveis da sua carreira. Outra lista que me fez queimar muitos neurônios a ponto de mais uma vez, avaliar e mudar essas postagens especiais para um Top 15 ou quem sabe até mesmo um Top 20. Enquanto não mudo de ideia, para não me sentir cometendo injustiça, a solução aqui foi citar os nomes daqueles que ficaram de fora nesta introdução. Enfim, chega de blá, blá, blá e mimimi, e vamos ao que interessa.

10. Wulfgar (Rutger Hauer) - Falcões da Noite.


E começamos nossa lista com um encontro histórico entre dois ícones da sétima arte. Um filme antes de estourar como um vilão no cultuado clássico da ficção científica Blade Runner - O Caçador de Androides, o competente Rutger Hauer deu vida ao frio e cruel terrorista Wulfgar, que logo de cara, explode uma vendedora estupidamente linda, e depois vai a Nova Iorque tocar o terror, pentelhar e dá trabalho ao policial fodão Deke DaSilva (ATENÇÃO SPOILER!). Na cena final, a cara de Wulfgar ao se deparar com DaSilva ao invés da ex do policial é impagável (FIM DO SPOILER!).   

9. Miguel Bain (Antonio Banderas) - Assassinos.


Nossa lista prossegue com outro encontro histórico. Se em Os Mercenários 3, Antonio Banderas roubou a cena como um figuraça personagem coadjuvante, em seu primeiro encontro com o brucutu, rivalizou com ele pau a pau, como o implacável assassino de aluguel porra-louca Miguel Bain, o Miguelito como o veterano assassino interpretado por Stallone o chamava. Uma rivalidade inesquecível que conduziu toda a tensa e frenética trama deste interessante thirlley de ação dirigido pelo mestre Richard Donner.

8.  Diretor Warden Drumgoole (Donald Sutherland) - Condenação Brutal.


Em um dos vários filmes da sua filmografia que tem como vilão um grande ator, o brucutu come o pão que o diabo amassou promovido pelo diretor da prisão que nutre um ódio insano que beira a paixão homo-afetiva não correspondida. Mesmo não sendo um dos melhores filmes de Stallone, é justamente a atuação do veterano Sutherland, na vida real pai do eterno Jack Bauer, um dos principais motivos que torna o filme melhor do realmente é.

7. Night Slasher (Brian Thompson) - Stallone Cobra.


Ilustre desconhecido para maioria de nós, Brian Thompson sempre será lembrado pelo tosco psicopata sanguinário, líder de cuzões psicóticos no clássico oitentista Stallone Cobra. Após o filme, Thompson até que arriscou uma carreira de astro de ação classe Z (você ou alguém já ouviu falar de Comando Ryan?), mas, com sua canastrice e cara de poucos amigos, e também pelo personagem imortalizado no clássico do Brucutu, acabou dando vida a vilões em produções menores, como no tosco A Irmandade, estrelado por Jean-Claude Van Damme.

6. Jean Vilain (Jean-Claude Van Damme) - Os Mercenários 2.


E falando no baixinho belga, olha ele vindo parar na nossa lista, desbancando grandes atores como Robert Loggia, James Woods, Mel Gibson, entre outros, só citando os que, por pouquinho mesmo, não entraram na nossa lista. Algo inimaginável alguns anos atrás. Não que Van Damme não tenha também talento como ator, mas, pelo fato do encontro dos brucutus ser improvável na época que eles brilhavam com astros absolutos no gênero, somado ao nariz empinado do baixinho que o faz recusar propostas irrecusáveis e aceitar outras erradíssimas como as desnecessárias continuações de Soldado Universal. Mas, enfim, o baixinho calçou as sandálias da humildade, e presenteou a sétima arte com um fodástico encontro histórico entre dois ícones do gênero, com direito a um embate inesquecível.

5. Eric Qualen (John Lightgow) - Risco Total.


Após fazer duas comédias e levar tromba nas bilheterias, Stallone dá uma volta por cima arretada com este filmaço dirigido pelo mestre e atualmente sumidão Renny Harlin, responsável pelo clássico fodástico Duro de Matar 2. A nova geração que conhece John Lithgow como o velhinho esquecidão de Planeta dos Macacos - A Origem, não imagina que o cara deu vida a um dos vilões mais frios e cruéis da história da sétima arte (ATENÇÃO SPOILER!), que não perdoou nem mesmo sua peguete e fiel escudeira de bandidagem, mandando-a para terra do pé-junto só para escapar (FIM DO SPOILER!). De todos os vilões desta lista, para mim, Eric Qualen é o mais cruel e aterrorizante de todos.

4. Simon Phoenix (Wesley Snipes) - O Demolidor.


Impossível não lembrar de Snipes como esse vilão porra-louca. Seja pela caracterização que deu ao vilão um visual ímpar ou pelo encontro histórico entre dois ícones do gênero de ação, o fato é que Simon Phoenix é o segundo personagem mais memorável de Wesley Snipes (não preciso dizer que o primeiro é Blade), que dá um show de interpretação e também de artes marciais. Phoenix é sádico, cruel, debochado, cínico, um prato cheio para qualquer ator, que adoraria ter um personagem tão rico nas mãos. E Snipes, que iniciou como queridinho do renomado cineasta Spike Lee e que hoje, saído do xilindró, amarga carreira em filmes de ação classe C, aproveitou a oportunidade e arrebentou, na atuação que eu considero a melhor da sua carreira.

3. Xerife Will Teasle (Brian Dennehy) - Rambo: Programado para Matar


Personagem ícone da sétima arte, o veterano John Rambo encarou sozinho exércitos armadíssimos até os dentes, mandando soldado a soldado para a terra do pé-junto, e ainda venceu sozinho nas telonas a guerra que na vida real seu país levou tromba. Mas, nenhum inimigo do "exército de um homem só" foi tão marcante como o pentelho e preconceituoso xerife Will Teasle, que de cara, cria uma implicância inexplicável pelo veterano, o persegue impiedosamente a ponto de ligar a fodástica máquina de matar e iniciar uma nova guerra contra o brucutu. Interpretado pelo competente e atualmente sumidão Brian Dennehy, merecidamente o xerife encrenqueiro, orgulhoso e burro garante o bronze na nossa lista.

2. Clubber Lang (Mr. T) - Rocky III.


Com três Oscars e uma continuação tão boa quanto o filme original, a franquia Rocky tinha Apollo Creed, interpretado pelo competente e atualmente sumidão Carl Weathers, reinando absoluto como o maior adversário do ícone Rocky Balboa, apesar de não ser um vilão propriamente dito, mas, apenas um esportista metido ao pica das galáxias com o orgulho ferido. Até que no terceiro filme surge o figuraça lutador Clubber Lang e a franquia ganha seu vilão de fato e de direito. O cara é falastrão, invocado, revoltado com Deus e o mundo, não faz questão de ter amigos, não respeita ninguém, nutre uma inveja e ódio pelo lutador que beira a uma paixão homo-afetiva não correspondida, e ainda é debochado, provocando o Garanhão Italiano cantando sua pacata esposa. Responsável por lançar ao estrelato o mítico Mr. T, Clubber Lang tinha tudo para ser não somente o vilão mais marcante da franquia Rocky, mas, também da filmografia de Stallone. Mas, seu reinado só durou três anos, quando no filme seguinte surgiu...

1. Ivan Drago (Dolph Lundgren) - Rocky IV.


... o imbatível, fodão, indestrutível, o semideus comunista Ivan Drago, fruto dos malvadões soviéticos. Sem sombra de dúvida, e sem mais explicações, o personagem, que foi responsável por lançar ao estrelato o astro de filmes de ação classe C Dolph Lundgren e até hoje é seu personagem mais memorável, é o vilão mais inesquecível da filmografia de Sylvester Stallone, nocauteando toda concorrência peso-pesado, com todos os méritos.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário