quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

TOP 10: OS PERSONAGENS MAIS FODÕES DE STEVEN SEAGAL.

A nova geração acostumada a ver os telefilmes que chegam por aqui diretamente em home vídeo, pode não saber, mas, Steven Seagal é um dos grandes ícones do cinema de ação. O atual chupeta de baleia que nas sequências de ação mal move os braços, quanto mais consegue correr para pegar a última rosquinha do pacote, é mestre em aikido e ainda possui faixa preta em mais seis artes marciais, sendo um dos mestres do nosso Anderson Silva. Hollywood o lançou na época de ouro dos filmes de ação, marcada principalmente pelo duelo de bilheterias entre os reis do gênero, Stallone e Schwarzenegger, pela dupla Mel Gibson e Danny Glover lançando moda no primeiro Máquina Mortífera, por um certo atual carequinha fodão chamado Bruce Willis sendo lançado ao estrelato nas telonas, por Chuck Norris, Charles Bronson e Michael Dudikoff (aquele que não luta porra nenhuma) correndo por fora nas produções B da Cannon, e por um tal de Jean-Claude Van Damme, que despontava como o novo dragão, também pela mesma produtora. Sobre este último, que boatos afirmam que andaram se estranhando na vida real e se detestam, Seagal levava uma minúscula vantagem em cima do baixinho belga, apenas por ser lançado por um grande estúdio (Warner Bros), portanto, com muito mais pompa na distribuição e divulgação que a saudosa produtora dos primos israelenses Menahem Golan (31/05/1929 - 08/08/2014) e Yoram Globus, apesar do orçamento merreca ser o mesmo desta. Enfim, Seagal merecidamente figura entre os lendários astros do gênero, de maneira que é a ausência mais sentida e comentada na fodástica trilogia Os Mercenários (rumores dizem que não por culpa de Sylvester Stallone, mas, do próprio Seagal que recusou os convites do rei do gênero).

Nesta postagem vamos listar os 10 personagens mais fodões de Seagal. Mais uma lista que me fez queimar muitos neurônios, mas, desta vez, curiosamente, não por excesso, mas por deficiência (por pouquíssimo não seria um Top 6), já que Seagal, além de ser um péssimo ator, sempre no piloto automático, costuma se limitar a fazer um mesmo tipo de personagem - policial ou (ex) agente da CIA ou as duas coisas -, funções que na vida real ele exerceu ou exerce. Enfim, antes que mais um filme ruim dele seja lançado em home vídeo, vamos ao nosso Top 10.


10.  Tao em Escuridão Mortal.

Ironicamente, começamos nossa lista com um filme da atual péssima fase de Seagal que parece que durará para sempre. Aqui ele foge a regra dos personagens clichês citados acima, encarando um tipo que a gente não imaginaria, um sub-Blade. Convenhamos: alguém precisa ter muito culhões para encarar zumbis sanguessungas, principalmente estando fora de forma. Isso Tao, que lidera um grupo exótico e fodão, tem de sobra, afinal, o cara é um dos personagens mais fodões de Seagal. Em outra ocasião, iremos comentar essa pérola trash do mercado de home vídeo.


9. Travis Hunter em Operação Sol Nascente.

Outro filme da fase decadente de Seagal. Aqui ele é um ex-agente da CIA, que chuta o pau da barraca e coloca o Japão de cabeça para baixo, detonando com a máfia japonesa, distribuindo porrada e passando a espada em quem se meter no seu caminho. Assim como o antecessor listado acima, não é um dos melhores filmes de Seagal, o que não impede do ser personagem vim parar na nossa lista dos mais fodões de sua carreira. Jurava que já tinha comentado aqui, como não, outro filme desta lista que ficarei devendo uma posterior postagem.


8.  Torrez em Machete.

Somente um grande mestre da sétima arte como Robert Rodriguez para conseguir o impossível: tirar leite de pedra. Mais do que isso: tirar uma boa atuação interpretativa de Seagal. E não é que o cara conseguiu? Outra ironia do destino, já que veio justamente na fase chupeta de baleia do mestre. Torrez é um traficante hilário, cínico e que não tem medo de encarar o fodão Machete, num duelo de espadas que, claramente, é uma homenagem de Rodriguez aos bons e saudosos tempos da carreira de Seagal, que lhe rendeu seus melhores filmes.


7. Jake Hopper em Resgate Sem Limites.  

Papais fodões existem aos montes. Tanto que já rendeu um Top 10 nosso sobre eles. Seagal não poderia ficar de fora, bancando Schwarzenegger em Comando para Matar, no papel de um ex-agente da CIA que chuta o pau da barraca, vai a Tailândia e deixa um pilha de corpos, apenas para resgatar sua filha gostosa. Mais singelo, impossível. 

 

6. Orin Boyd em Rede da Corrupção.

Policial que peita os colegas corruptos que, além de cabuetá-los, bota pra foder em cima deles, lascando-os na porrada, existem um bocado. Chega até ser um personagem clichê no gênero da ação. Mas, que tenha jogado de uma ponte o vice-presidente dos Estados Unidos, só para salvá-lo, somente o fodão Orin Boyd, interpretado (Ops! Força de expressão, obviamente) por Seagal, neste que foi o último filme estrelado por ele que chegou as telonas por aqui, uma clara tentativa da Warner de ressuscitar sua carreira do cara e voltar a faturar com ele.


5. Casey Ryback em A Força em Alerta e A Força em Alerta 2.

Na primeira e talvez única super-produção estrelada por Seagal, ele arrebenta e distribui porrada para tudo que é lado como o fodão Casey Ryback que tenta impedir que terroristas e um colega de farda traíra, liderados por um porra-louca interpretado por ninguém menos que Tommy Lee Jones, se apossem de um poderoso navio de guerra da frota estadunidense. O cara é tão fodão que ganhou mais uma chance nas telonas,onde além de salvar seu país, leva para o lado pessoal, já que que os burros dos terroristas inventam de pegar de refém sua lindíssima sobrinha.


4. Mason Storm em Difícil de Matar.

A partir daqui, a porra começa a ficar séria na nossa lista, já que além de figurarem os quatro primeiros filmes de Seagal com o astro em plena forma, arrebentando nas melhores sequências de luta de sua carreira, ainda inventou de dar vida a um mesmo tipo de personagem, o que exigiu um pouco mais de atenção na nossa classificação. Neste clássico, que de vez em quando pinta na telinha do SBT, Seagal é um policial que após sete anos, sai do coma, numa das sequências mais toscas e ridículas que eu já vi em minha vida, chuta o pau da barraca e vai acertar contas com a bandidagem que o colocou em estado vegetativo, mandou sua patroa para a terra do pé-junto e ainda separou seu filhote. Como se isso não bastasse, o cara ainda dar uns pegas, dentro e fora das telas, na eterna dama de vermelho e mulher nota 1000, Kelly LeBrock, que na vida real é mãe dos filhos do astro.


3. Nico Toscani em Nico: Acima da Lei.

Outro clássico que o SBT adora reprisar. Em seu filme de estreia, Seagal arrebenta nas sequências de ação, espantosamente magricelo, como o durão policial Nico, ex-soldado fodão, que descobre um esquema de drogas nas ruas de Chicago, cujo os envolvidos são justamente uns desafetos no tempo de militar. O resultado: o pau come. Acha pouco? A esposa de Nico é interpretada por ninguém menos que a beldade Sharon Stone, no auge de sua beleza. Sem controvérsias: bronze merecido na nossa lista dos personagens mais fodões de Seagal.


2. John Hatcher em Marcado para a Morte.

Neste clássico dos saudosos tempos do Domingo Maior da Globo, o terceiro filme de Seagal e o primeiro que eu assistir, ele é John Hatcher, um policial da narcóticos que acaba de perder o parceiro, motivo que o levou a se aposentar. Voltando a sua cidade natal, percebe que as drogas rolam solta, contribuição de traficantes jamaicanos, liderados por uma figura exótica e sombria, que tocam o terror na cidade. O resultado: a aposentadoria vai para as picas, e John Hatcher bota para foder nos caras, nas melhores sequências de lutas da carreira de Seagal. A tríplice aliança - Seagal em forma, sequências de lutas muito bem coreografadas e reggae - deu certíssimo, garantindo merecidamente a prata no nosso Top 10.


1. Gino Felino em Fúria Mortal.

O clássico dos clássicos de Seagal no Domingo Maior. Assim como Nico, Gino Felino é um policial descendente de italiano, nascido e criado no Brooklyn, que logo na sequência de abertura, bota pra foder num cafetão safado, metido a machão. Motivo que já renderia um boa colocação na nossa lista. Mas, é só uma prévia do que haveria de vim, já que um ex-amigo de infância, noiado e virado na peste, inventa de matar seu parceiro e melhor amigo na frente da patroa e filhos deste. Que se foda a amizade de longos anos com a família do assassino doidão! Gino que mais é ferrar com ele, e está disposto a tudo, inclusive, prender os pais deste, e encarar um grupo de bandidos, distribuindo porrada com uma bola de sinuca. Ignore o nome que remete a galã de filme pornô. Gino Felino não somente é o personagem mais fodástico da carreira de Seagal, como também figura entre os durões mais fodões do gênero de ação.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário