terça-feira, 30 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014: O MELHOR DO CINEMA EM 2014.

2014 está chegando ao fim. Particularmente, um ano que não deixa saudades. E percebo que não se trata do pior ano apenas para mim, pois, vejo várias pessoas fazendo o mesmo comentado. Deixando de lado as frustrações e as contrariedades que este ano que já vai tarde trouxe na vida particular, vamos falar de cinema. Na minha humilde opinião, 2014 também não foi o melhor ano para a sétima arte. Tudo bem que não chegou a ser uma merda total (pipocaram filmes com notas entre 8,0 e 8,5), mas, também deixou a desejar na qualidade dos filmes. Tanto que nenhum filme conseguiu ter nota 10 deste blogueiro. Sem falar que foi o ano que perdemos grandes artistas como José Wilker, Hugo Carvana, Robin Williams, Roberto Bolaños, entre outros. Mas, também tivemos coisas boas. Destaque para o nosso cinema nacional que ousou e saiu um pouco da mesmice das comédias bobocas (infelizmente, a modinha parece que não vai acabar tão cedo), investindo em outros gêneros, mas, iniciando outra modinha, as das cinebiografias. Outro ponto positivo que 2014 traz para nós é o fato dos nossos artistas brilharem em produções gringas. Enfim, sem perder tempo, vamos ao que interessa, ou seja, a nossa lista dos melhores e dos piores do ano. Como ocorreu no ano passado, divido-a em duas postagens para que não seja longa e cansativa principalmente para você que nos visita. Obviamente, tenho que lembrar, como faço todo ano, que esta lista não é de um crítico especializado, muito menos de um cinéfilo de preferências mais refinadas e cult, como também que o ditado popular "gosto não se discute" é válido aqui. Portanto, sinta-se a vontade para discordar e, se possível, nos comentários, fazer a sua lista. 

MELHOR TRAILER


Novidade deste ano, este categoria premia justamente o principal instrumento de divulgação de um filme, o seu trailer que pode inclusive influenciar no sucesso ou  no fiasco nas bilheterias. E estreamos a categoria com um representante nacional. Tim Maia tem um dos melhores trailers não somente do ano, mas, já produzido. Cativante, envolvente, contagiante, mesmo àqueles que, passaram décadas no espaço sideral, e chegaram hoje ao nosso planeta, sem saber quem foi o saudoso cantor, se empolgariam e contariam os dias para o filme estrear nas telonas. Com toda honra e mérito, abre com chave de ouro a nova categoria da nossa retrospectiva.

ASTROS DO ANO


Liam Neeson e Jennifer Lawrence arrebentaram com dois ótimos filmes cada um. Mas, em questão de números, nenhum dos dois batem o nosso rolha de poço (ou ex, apesar de até agora não notarmos resultado da cirurgia de redução de estômago que se submeteu) Leandro Hassum que deu as caras em quatro filmes que, vamos dispensar de comentar as qualidades e defeitos que renderia uma postagem imensa. Porém, os três que tinham tudo para ser os astros do ano, não são páreos para grandes interpretações. Ao meu ver, é um feito raríssimo dois ou mais atores dividirem o mesmo personagem e atuarem no tom certo. E não que duas duplas nacionais, convenhamos, não tão conhecidas do grande público, conseguiram este feito? Quem conferiu as atuações de Babu Santana e Robson Nunes em Tim Maia, e de Bianca Comparato Regina Braga em Irmã Dulce, chega a conclusão que se tratam dos mesmos personagens. Na constelação de astros e estrelas que brilharam em 2014, a dobradinha de duplas B e R brilharam mais forte e ofuscaram as demais.

FILMES MAIS FODÁSTICOS DO ANO


Algo inegável é que não faltaram filmes fodásticos esse ano. Tanto que a maioria estão entre os dez melhores do ano, e um bocadinho ficaram de fora. Para não ser repetitivo, irei destaque justamente dois destes, ambos trazendo astros hollywoodianos em personagens fodásticos. Enquanto Denzel Washington arrebenta em O Protetor, Keanu Reeves não fica atrás e arrebenta também em De Volta ao Jogo. Dois filmaços eletrizantes que me surpreenderam e, por isso mesmo, dei um jeito de figurarem aqui na nossa lista.

MENÇÃO HONROSA 2014


Categoria onde destaco aquele filme que conseguiu a proeza de agradar a crítica e a este cinéfilo de gosto mais povão. Admito que este ano assistir bem menos filmes cultuados e de artes. Destes que eu assistir, destaco O Abutre e O Grande Hotel Budapeste. Dois filmes criativos, envolventes, cativantes e com atuações excepcionais. Um empate bem merecido entre filmes que conseguiram o feito de agradar gregos e troianos. 

OS INJUSTIÇADOS


Categoria que eu criei no ano passado para destacar filmes que particularmente eu gostei, mas, ninguém deu a mínima e/ou a crítica massacrou. Este ano deu empate triplo entre O Filho de Deus, Copa de Elite e Pompeia. Que eu sabia, ambos foram fiascos de bilheterias (se eu tiver errado, por favor, me corrija) e receberam críticas negativas, mas, sinceramente, não acho que merecessem. Obviamente que nenhum são obras-primas, mas, na minha humilde opinião, são bons filmes que emocionam, divertem e, particularmente, me agradaram bastante. Por isso mesmo que vieram parar aqui.

O MELHOR EM 3-D


Mais uma dobradinha da Marvel (calma, que só estamos apenas começando). Aqui o empate se deu em dois filmes produzidos por outros estúdios, ambos continuações de franquias fodásticas: X-Men - Dias de um Futuro Esquecido e O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro, dois filmaços fodásticos que em 3-D nos transportaram para dentro da aventura. Ah, Capitão América - O Soldado Invernal e Guardiões da Galáxia também arrebentaram em 3-D. Não tem para ninguém: os heróis da Marvel dominaram o formato em 2014 e prometem o mesmo no próximo ano. 

CONTRIBUIÇÃO À SÉTIMA ARTE


Peço licença para eleger um fato local. Ao meu ver, a maior contribuição este ano a sétima arte foi a chegada a nossa amada Alagoas da rede Cinesystem. Salas confortáveis, com telas e sons de última geração, diversidade de filmes ofertados, dividindo corretamente entre dublados e legendados, e um atendimento excepcional dos funcionários. Como se isso não bastasse, a rede ainda levou a sétima arte ao interior, inaugurando salas em Arapiraca. Por tudo isso, mais do que merecido o destaque de maior contribuição à sétima arte vai para Cinesystem. Parabéns a todos que a compõem! Nós alagoanos só termos que agradecer. Continuem assim!

OS MELHORES FILMES DO ANO.


Ideias criativas que dão a luz a filmaços fodásticos estão cada vez mais raras. Por isso quando elas aparecem, temos mais é que celebrar. Neste ano, dois filmaços que particularmente sequer ouvia falar, chegaram com tudo e surpreenderam. Além do eletrizante O Abutre, que mereceu um menção honrosa deste ano (e só por isso, eu o retirei daqui) o suspense Garota Exemplar. Pense num filmaço! Consideravelmente mais divulgado e com orçamento maior, No Limite do Amanhã é mais do que uma super-produção estrelada por Tom Cruise, mas, tem conteúdo, além de divertir. Empate merecido inaugurando nosso Top 10.



A macacada não poderia deixar de marcar presença. Entra com méritos de sobra na nossa lista, já que é um filmaço que alia um excelente roteiro e ótimas atuações com efeitos especiais de encher os olhos, conseguindo ser tão bom quanto Planeta dos Macacos - A Origem. O resultado não poderia ser outro: um dos melhores filmes da safra 2014.


8. Divergente


Outro filme que eu não levava fé que acabou vindo parar entre os melhores do ano. Particularmente, bem mais pelo preconceito tanto por ser baseado numa série de livros teen modinhas, como também por esse horrível título. Ainda bem que deixei o preconceito de lado e acabei tendo esta agradabilíssima surpresa. Ano que vem a saga continua. Vamos ver no que vai dar.



O coroa mais fodão dos filmes de ação da atualidade não poderia ficar de fora da nossa lista. Liam Neeson deu as caras em dois filmaços. Destaque para Sem Escalas, uma das maiores surpresas do ano. Com enredo muito bem elaborado, uma ótima atuação de Neeson, que claramente está amando sua nova fase de brucutu, e sequências eletrizantes, o filme desbancou muito que prometiam (como Os Mercenários 3), vindo parar com toda honra e mérito na nossa lista.



Olha eles aqui de novo e juntinhos. Mais um empate entre dois filmaços com heróis da Marvel, só que aqui, em filmes produzidos por outros estúdios. Tanto o cabeça de teia quanto os mutantes mais fodásticos chegaram ao ápice de suas respectivas carreiras nas telonas, com dois filmaços épicos, eletrizantes e fodásticos. De fato, Christopher Nolan fez escola e os heróis da Marvel estão seguindo direitinho a lição. 

5. RoboCop.  


Filme 100% hollywoodiano com diretor brasileiro. Como disse na ocasião, o mestre José Padilha pegou uma batata quente nas mãos em adaptar o clássico oitentista RoboCop - O Policial do Futuro. Sem falar que em Hollywood, pouquíssimos são os diretores que têm a liberdade de tocarem um filme a sua maneira, sem interferência dos produtores, principalmente, sendo iniciante e vindo de outro país. Pois Padilha conseguiu e foi mais além, presenteando a sétima arte com um dos melhores e, por incrível que pareça, mais original remake feito ímpar até hoje. Por isso mesmo que o Robocop de Padilha mesmo não sendo tão memorável como o original, acabou sendo um dos melhores lançados esse ano.



Se no futebol foi um vexame vergonhoso homérico, o nosso cinema e nossos artistas não fizeram feio em 2014. Tanto que a partir daqui a nossa lista vai ficar verde e amarelo e, diga-se de passagem, praticamente um empate entre os quatro primeiros. Começando com a surpreendente cinebiografia Tim Maia, que simplesmente figura também entre os melhores filmes nacionais de todos os tempos, graças a uma competente direção, um roteiro muito bem elaborado que, apesar de não seguir à risca os fatos, com consideráveis doses cavalares da tal da liberdade poética, não compromete. O resultado é um filmaço emocionante, cativante e contagiante. Pena que, mais uma vez, a Rede Globo presta um vergonhoso desfavor ao cinema nacional, exibindo precocemente o filme na próxima quinta e sexta.



Por mais carola que alguém seja, aposto que quase ninguém levava fé na cinebiografia da Irmã Dulce, principalmente, num ano onde, praticamente na mesma proporção, pipocaram cinebiografias nacionais e filmes com temática religiosa. Tinha tudo para ser mais um filme, mas, o fato é que a produção surpreendeu com um roteiro que, assim como Tim Maia, recorre exageradamente a tal da liberdade poética ao invés dos fatos, mas que ganha forças, também como a cinebiografia do rei do soul brasileiro, com o show de atuações de suas protagonistas. Feito sob medida para emocionar, acabou, merecidamente com o bronze dos melhores do ano.



Filme gringo feito no Brasil com 99% do elenco nacional não é novidade. A grande novidade trazida pelo diretor Stephen Daldry foi justamente em adaptar um livro que se passa num país fictício para a nossa realidade, caindo como um luva. Com uma direção de primeira e elenco afiadíssimo, com destaque para os pirralhos protagonistas que simplesmente arrebentam, chegando em alguns momentos a ofuscar os astros nacionais Selton Mello (ótimo) e Wagner Moura (apenas competente, prejudicado por um personagem curto). O filme mais memorável do ano que, só não está entre os primeiros, por apenas três décimos. 


Falando na Marvel, olha ela marcando presença no nosso Top 10. Também não era para menos. Mais um filmaço que mantém o padrão Marvel de qualidade. A nova aventura do mais patriótico herói do grupo Os Vingadores, consegue o feito heroico de superar o original, com um roteiro muito bem elaborado, sequências de ação fodásticas, um climão mais sério que os demais filmes da Marvel, estando bem mais para um filme de espionagem a la Jason Bourne do que um filme de super-heróis dos quadrinhos padrão. Enfim, um filmaço que não somente poderia ficar de fora da nossa lista como, na minha humilde opinião, é o melhor do ano de 2014, empatado tecnicamente com o nosso...

...BONUS TRACK:  


Aposto que você estava me xingando por ainda não ter incluindo a maior surpresa deste ano, um dos filmes mais elogiados por críticos e cinéfilos dos mais variados gosto. Para ser sincero, fiz propositalmente, apenas para manter o suspense. Realmente, 2014 foi o ano da Marvel, e Guardiões da Galáxia sobe ao pódio do nosso filme do ano, junto com o herói embandeirado. Também não é para menos, afinal, estamos falando de um filme que pegou um grupo de heróis dos quadrinhos que só os fãs mais fiéis realmente conhecem e nos presenteiam com um filmaço inovador, criativo e muito, muito divertido. Acha pouco? Os caras conseguem a proeza mais do que heroica de colocar um astro hollywoodiano que a galera gosta para dizer uma só palavra durante todo filme (Vin Diesel). Quer mais? O filme é fodástico com F maiúsuculo, efeitos especiais de encher os olhos, personagens cativantes. Enfim, mais um filme que mantém o padrão Marvel de qualidade e nos deixa ainda mais ansiosos para Os Vingadores 2. Não tem para ninguém: os dois filmes da Marvel desse ano levam o nosso título de melhor filme do ano.

Na próxima postagem, iremos listar os piores do ano. 

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

2 comentários:

  1. Como gosto é particular, tenho algumas opiniões diferentes.

    Robocop - Não gostei, o original foi tão bom que esse ficou no chinelo, mas vale a pena assistir pelas cenas de ação.
    Garota Exemplar - Ótimo filme, mas o final deixou muito a desejar e perdeu o encanto e minha admiração (sei que é uma cópia fiel do livro).

    Alguns da lista da lista não assisti, como Irmã Dulce e Divergente, mas um dos filmes que mais gostei foi o Tim Maia, uma cinebiografia perfeita e muito agradável. Não vou comentar os filmes da Marvel, porque já estou ficando meio enjoado de tanto super-herói e nenhum sangue, no momento prefiro assistir filmes diferentes, como o Hotel Budapeste, principalmente por ser criativo e diferente dessas modinhas de heróis da Marvel.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por sua participação! Como sempre, você é muito bem-vindo!

    Desejo a você e toda sua família meus sinceros votos de um feliz e abençoado ano novo! Abraços! Fica com Deus!

    ResponderExcluir