terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SOFIA MORGADONA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

O Mundo de Sofia (Sofies Verden).
Produção norueguesa e sueca de 2000.

Direção: Erik Gustavson.

Elenco: Silje Storstein, Thomas Von Brömssen, Björn Florberg, Andrine Saether, Kjersti Holmen, Edda Trandum Grjotheim, entre outros.

Blogueiro assistiu em home vídeo (DVD) no dia 06 de janeiro de 2014.

Cotação

Nota: 6,5.  

Sinopse: Minissérie baseada no best-seller homônimo do norueguês Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de exemplares, sendo mais de 1 milhão somente no Brasil. Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen (Storstein) começa a receber cartinhas com perguntas filosóficas do tipo "Quem é você?", "Qual a origem do mundo?". Logo Sofia descobre que o autor  é o professor Alberto (Brömssen), que irá guiá-la numa jornada fascinante pela história da filosofia e de quebra, ambos descobrirão a realidade sobre suas vidas. 

Comentários: Na época da faculdade, mesmo com centenas de recomendações tanto de professores como de colegas e até em casa  da minha própria irmã, o livro O Mundo de Sofia passou batido por este blogueiro. Diante da proximidade do concurso, aproveitei  que tinha adquirido a obra na última Bienal do Livro de Alagoas e a li. Com um enredo bem interessante, o autor nos envolve e nos leva numa viagem pela história da filosofia, e consegue a proeza de ao mesmo tempo ser didático e não ser chato, já que deitou e rolou na criatividade. Tanto que mesmo com mais de 500 páginas, li o livro em menos de quinze dias (seria menos se não fossem as diversas pausas), pois, de fato tem uma trama muito envolvente. Sobre o filme, que na verdade trata-se de uma minissérie que chegou por aqui em DVD duplo, praticamente é uma cópia cagada e cuspida do livro, mantendo o essencial, como pouquíssimas inovações, nenhuma impactante e algumas até ridículas com a tentativa frustrada de fazer humor pastelão com a mãe de Sofia. O mais grave é justamente revelar logo na primeira cena uma das surpresas que no livro só nos revela na segunda metade, o que acaba tirando impacto.

As atuações são satisfatórias, sem nenhum grande destaque, mas, o elenco cumpre direitinho sua missão. Porém, como filme (minissérie), O Mundo de Sofia chega a ser chatinho e monótomo, por ser bobinho e arrastado demais. Como adaptação de um livro é mais uma inferior a obra original, mas, pelo menos consegue ser satisfatória justamente por manter a essência do livro, mas de forma burocrática demais, como se o mesmo fosse uma obra intocável. É esse engessamento em relação ao livro que prejudicou bastante e o resultado final é um filminho bobinho, em muitos momentos entediante. Apesar de ser um defensor da fidelidade a uma obra original, neste caso deveriam ter ousado mais na criatividade e realizar uma obra tão envolvente e divertida como o livro. Enfim, não chega ser tão ruim assim, mas, em relação ao livro, apanha feio.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
Duas vezes O Mundo de Sofia.
Não se assuste com as seis horas de duração deste vídeo.
Na verdade, gravaram a série duas vezes. 
A duração correta é  três horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário