segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DE TRILOGIA ÉPICA À FILME ESPÍRITA.

Diretor de O Senhor dos Anéis, surpreende com um emocionante suspense de temática espírita.
 
Dizer que Peter Jackson é um dos melhores e mais geniais diretores da atualidade não é novidade. E quando este talentoso diretor se une com ninguém mesmo que o mago Steven Spielberg o resultado não poderia ser mais do que extraordinário, mesmo com um material que não estejam à altura dos dois. Um Olhar do Paraíso, curiosamente o primeiro filme que assistir na tela do Complexo Centerplex (precisamente na sala 05), e que revi na madrugada de hoje no canal Fox, nas mãos de outros diretores e produtores, tinha tudo para ser um filminho chato de temática espírita. Evidente que não tão chato e didático como as produções nacionais com esta temática, mas, tinha todos os elementos para ser mais um filminho que não sairia do lugar comum. A diferença aqui, sem sombra de dúvida, é o toque de midas dos dois gênios, que transformaram uma ideia pouco original num filmaço emocionante e criativo, provavelmente, um dos melhores já produzidos sobre a temática.
 
Dosando perfeitamente o suspense e a emoção, a trama de Um Olhar no Paraíso é centrada em Susie Calmon (a talentossísma Saoirse Ronan, numa atuação tocante) ou melhor dizendo, no espírito da garota, assassinada pelo maníaco pedófilo George Harvey (Stanley Tucci, irreconhecível e com uma atuação excepcional que lhe valeu indicações a Melhor Ator Coadjuvante e, injustamente, não ganhou), quando voltava para casa. Presa numa espécie de limbo, Susie, que também serve de narradora para nós, tem que tomar a importante decisão de expulsar o sentimento de vingança contra o seu assassino, aceitar a sua morte e partir para o céu. Enquanto isso, Susie testemunha o sofrimento de seus pais (interpretados por Mark Wahlberg e Rachel Weisz) e a desconfiança de sua irmã (Rose McIver), que o misterioso vizinho solitário George seja o assassino de sua irmã.
 
Jackson pega um roteiro muito bem escrito e nos presenteia com um filmaço sensível e cativante, que ao mesmo tempo emociona e prende a nossa atenção, com um suspense muito bem desenvolvido. Além disso, arranca do seu elenco atuações explêndidas, principalmente de Tucci que dá um show na melhor e mais inesquecível interpretação de sua carreira. Outro ponto positivo é sua trilha  que ajuda-nos a sermos conduzidos pela trama. Por fim, e não menos importante, o filme tem efeitos especiais e visuais excepcionais que enchem os olhos e tornam este filme ainda mais interessante.
 
Tocante, sensível e com a dosagem perfeita de suspense, Um Olhar do Paraíso é um filmaço surpreendente e emocionante. Não chega a ser uma obra-prima como a trilogia O Senhor dos Anéis, muito menos é o melhor filme de Jackson. Mas, serve para mostrar que nas mãos de um talentoso diretor, uma ideia a priori nada original é transformada  num filmaço cativante e envolvente. Nota 8,5.
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário