quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CLÁSSICOS DA AMÉRICA VÍDEO: O VINGADOR.

Quarto filme dos oito produzidos pela Cannon com Bronson é um dos piores de sua carreira e de todos os tempos.
 
Os saudosos J. Lee Thompson (1914-2002) e Charles Bronson (1921-2003) formaram uma parceria que renderam nove filmes, sendo seis deles com a marca da saudosa produtora oitentista de filmes "B" Cannon, entre eles os interessantes 10 Minutos para Morrer, clássico dos bons tempos do Domingo Maior da Rede Globo, onde Bronson persegue um tarado que ataca peladão e Kinjite: Desejos Proibidos, onde logo de cara Bronson  mete um consolo no feofó de um figurão pedófilo, filme que, aliás, já comentado neste blog (cf.: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com.br/2012/08/classicos-da-america-video-kinjite.html). Até hoje, achava que Desejo de Matar IV: Operação Crackdown era o pior filme da parceria entre o diretor e o ator de cara amarrada. Mas, minha opinião mudou na manhã de hoje após assistir O Vingador, um filme tão ruim que não somente supera a quarta jornada vingativa do vigilante Paul Kersey, como também é o pior filme tanto da dupla.
 
Com um dos piores roteiros da história do cinema, que além de ser um pouco confuso, está repleto de diálogos ridículos, que só piora na versão dublada (difícil de acreditar que toscas expressões xingativas como "Vai sentar nas ostras!" ou "Escremento de rato!", estejam presentes no roteiro original), Bronson interpreta (força de expressão, obviamente) Jack Murphy, um policial durão ("para variar") que vive enchendo  a cara, mas sem ficar bêbado, por está passando por uma péssima fase em sua vida. Sua mulher o abandonou e foi ganhar a vida dançando pelada num puteiro fuleiro; seu carro foi arrebentando na vitrine de uma loja por uma deliquente desbocada que tenta roubá-lo e escapa dele dando um belo chute no seu saco. Para piorar, o cara ainda tem que se estranhar com um chatíssimo colega que não vai com sua cara - e a recíproca é a mesma - e vive lhe provocando. Mesmo assim, o cara ainda tem tempo de fazer o seu trabalho, perseguindo e matando um irmão de um poderoso chefão do crime que, a pedido de sua mãezinha, pretende vingar a morte do irmãozinho. Como desgraça é pouca para Murphy, surge uma misteriosa assassina com uma sede obsessiva de vingança por ele, que de forma tosca e patética, arma para ele, matando sua ex-esposa e o tosco namorado, dono do tal puteiro. Preso e algemado "coincidentemente" à deliquente mala e desbocada que tinha acabado de prender, Murphy escapa da prisão de forma surreal, levando com ele, literalmente falando, a mala sem alça, que do nada, acaba simpatizando por ele e lhe ajuda na sua busca para limpar o seu nome e acertar as contas com todos que querem ferrá-lo.

Tudo bem que o adjetivo perjorativo "tosco" seja comum nas produções da dupla Thompson e Bronson, e,  principalmente, da Cannon. Mas, aqui chega a um altíssimo nível insuportável, com direito a sequências de ação muito, mas muito mesmo, mal feitas, claras interpretações canastronas dos atores que são vitimados no filme que sequer têm a capacidade de fingir que estão morrendo e uma patética, desnecessária e nada convicente cena de sexo oral de uma linda e gostosona quenga no poderoso chefão. Tudo é péssimo nesse filminho medíocre que mostra claramente um Bronson lentíssimo e cansado demais até mesmo para dá uma corridinha e o seu dublê, bem mais novo que o astro e com os cabelos todos pretinhos, nas sequências que exige mais agilidade, incluindo no clímax onde Murphy dá um salto a la American Ninja e detona a vilã.

Enfim, sem medo de  exagerar, o fato é que O Vingador não somente é o pior filme da dupla, como também da Cannon e de todos os  tempos. Merecidamente esquecido nos porões das emissoras televisivas, de preferência, continue lá, apesar que pode ser encontrado em DVD. Para encarar essa merda, só sendo muito fã do saudoso durão e não se importar de  vê-lo numa situação tão constrangedora, como na sequência que claramente ele não consegue dá um soco, num filme tão ruim. Nota 0,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.


 
Poster original do filme.

 
Algumas sequências de ação.
Não se iluda, pois o filme é tédio total.

 
Bronson em uma das poucas sequências de ação
que realmente encarou.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário