= Excepcional. / = Muito bom. / = Bom./ = Regular. / = Fraco. / = (Preciso mesmo dizer?).
Produção estadunidense de 1972.
Direção: John Boorman.
Elenco: Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty, Ronny Cox, Bill McKinney, Herbert "Cowboy" Coward, James Dickey, entre outros.
Blogueiro assistiu no streaming (HBO Max) em 19 de junho de 2023.
Sinopse: Adaptação do romance escrito por James Dickey. Ao saber que uma represa seria desativada e, por consequência, mudará para sempre a paisagem, quatro amigos (Voight, Reynolds, Beatty e Cox) inventam de se enfiar no meio do mato para praticar canoagem no rio ainda existente. Mas, eles acabam se metendo numa terrível roubada que coloca suas vidas em risco.
Comentários: Se tem um filme que ganhou em terras tupiniquins um título certeiro foi este clássico setentista. Isso porque o filme que foi divisor de águas na carreira do saudoso Burt Reynolds de fato tem uma trama e todo climão de um aterrorizante pesadelo, graças a ótima direção, que impõe um bom ritmo e de quebra, ainda coloca o seu carismático elenco para encarar sem uso de dublês as cenas perigosas. Contando como roteirista o próprio autor do livro, o filme tem uma trama envolvente e tensa do começo ao fim, que nos deixa apreensivos durante a maior parte de sua projeção. O resultado é um suspense de ação acima da média, atemporal mesmo depois de mais de cinquenta anos de lançado, que merecidamente foi indicado a três Oscar (Melhor Filme, Direção e Montagem). Um clássico imperdível que, inclusive, figura em várias listas de filmes que devemos assistir antes de morremos. Cotação: / Nota: 8,0.
Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.
Cinéfilo alagoano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário