domingo, 23 de agosto de 2020

RECORDAR É REVER: TOCAIA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

Tocaia (Stakeout).
Produção estadunidense de 1987.

Direção: John Badham.

Elenco: Richard Dreyfuss, Emilio Estevez, Aidan Quinn, Madeleine Stone, Forest Whitaker, Dan Lauria, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e no streaming (Telecine Play).

Sinopse: Os detetives Chris Lecce (Dreyfuss) e Bill Reimers (Estevez) formam uma das duas duplas de policiais encarregadas de vigiar Maria (Stone), ex-namorada de um bandido (Quinn) que fugiu do xilindró. Um trabalho simples, que acaba se complicando quando Chris se envolve com a moça.

Comentários: Realmente não entendo essa política da Disney em limitar os conteúdos do seu streaming a produções voltadas para toda família (nos States, a classificação PG-13). Afinal, o próprio estúdio poderoso criou em 1984 a Touchstone Pictures, produtora subsidiária responsável por filmes de temáticas mais adultas, iniciando com Splash - Uma Sereia em Minha Vida, lançando outros sucessos como A Cor do Dinheiro, Namorada de Aluguel, Três Solteirões e um Bebê, Atirando para Matar, CocktailSociedade dos Poetas Mortos, Uma Linda Mulher, Mudança de HábitoPearl Habor, Coin Air - A Rota da Fuga, Armageddon, entre outros. Filmes que marcaram época que, juntos com os do catálogo da extinta Fox, até segunda ordem, não terão espaço no Disney+. Parafraseando o meme modinha atual, enfim, a hipocrisia.

A partir de hoje, na nossa postagem semanal onde comentamos uma produção da Disney, iremos também falar dos filmes da Touchstone. E iniciamos com um dos grandes sucessos dos anos inicias da produtora,a comédia policial Tocaia. Lançada justamente no boom dos filmes de dupla policiais, o filme estrelado por Richard Dreyfuss e Emilio Estevez conta com um bom roteiro que traz uma trama simples, porém, interessante, que ganha forças com o carisma do elenco competente, que embarca numa boa na proposta do filme. Particularmente, quando era mais novo adorava esse filme, mas, ao acabar de revê-lo agora, percebi que peca por ser um pouco arrastado (são quase duas horas de duração, que poderiam ser reduzidos em pelo menos uns vinte minutos). Mas, nada que tire o brilho  e estrague a diversão de ser um bom filme de dupla policiais, superior a muitos, incluindo, sua desnecessária continuação, Uma Nova TocaiaCotação / Nota: 7,5.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário