quinta-feira, 27 de agosto de 2020

RECORDAR É REVER: A FAMÍLIA ADDAMS (DUOLOGIA).

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. /  = (Preciso mesmo dizer?).

A Família Addams (The Addams Family).
Produção estadunidense de 1991.

Direção: Barry Sonnenfield.

Elenco: Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd, Elizabeth Wilson, Christina Ricci, Judith Malina, Dan Hedaya, Carel Struycken, Paul Benedict, Christopher Hart, Dana Ivey, Jimmy Workman, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e no streaming (Telecine Play).

Sinopse: Adaptação dos personagens criados pelo cartunista Charles Addams. Apesar de viver feliz com sua família, em especial, ao lado da sua amada esposa Mortícia (Huston), Gomez Addams (Julia) sente falta do seu irmão, Fester (Lloyd),  que após uma briga entre eles, caiu no mundo e tomou chá de sumiço. Até que uma bela noite, do nada, o amado irmão desaparecido surge, ao lado de uma suposta psiquiatra (Wilson), que diz tê-lo encontrado numa rede de pesca, sem memória. Mas, a filha de Gomez, Wandinha (Ricci), desconfia que o cara seja um impostor.

A Família Addams 2 (Addams Family Values).
Produção estadunidense de 1993.

Direção: Barry Sonnenfield.

Elenco: Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher  Lloyd, Joan Cusack, Christina Ricci, Carol Kane, Jimmy Workman, Carel Struycken, David Krumholtz, Christopher Hart, Dana Ivey, Peter MacNicol, Christine Baranski, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo), em home vídeo (VHS) e no streaming (Telecine Play) .

Sinopse: Continuação do filme que adapta para as telonas os personagens criados por Charles Addams. Os Addams têm um novo membro, com o nascimento de Pubert (Kaitthly e Kristen Hooper), o caçulinha de Gomez (Julia) e Mortícia (Huston). Com as  tentativas de mandar o bebê para a terra do pé-junto pelos seus irmãos (Workman e Ricci) estarem mais frequentes, o casal resolve contratar um babá, e após várias entrevistas mal sucedidas, surge do nada, Debbie (Cusack), que pega a vaga. O que a família não sabe é que a moça na verdade é a bandida psicopata conhecida como Viúva Negra, por matar seus maridos ricos tempo depois do casório para ficar com a fortuna, e que planeja fazer isso com Fester (Lloyd). 

Comentários: Criada nas tiras de quadrinhos pelo saudosos cartunista Charles Addams a icônica figuraça família sombria ganhou uma memorável sitcom nos anos 1960, que claramente é adaptado para as telonas no comecinho dos anos 1990. Barry Sonnenfield estreia como diretor e logo de cara encara uma produção conturbada que estourou o orçamento em US$ 5 milhões. Porém, acaba se superando, por entregar um filme divertidíssimo e engraçado, com uma parte técnica impecável, que conta com um ótimo roteiro, valorizado pelas atuações de um elenco competentíssimo, encabeçado por Anjelica Huston e o saudoso Raul Julia no papel mais marcante de sua carreira. O resultado é simplesmente um filmaço que faz jus a icônica série sessentista e seus personagens, que merecidamente fez um enorme sucesso a ponto de ganhar uma continuação e incentivar anos depois a sitcom ganhar uma nova versão nas telinhas, e hoje é um clássico da Sessão da Tarde imperdível. Cotação / Nota: 8,0.

Cheio de moral pelo feito homérico, dois anos depois, Sonnenfield volta à batuta, trazendo praticamente todo elenco central de volta (apenas a intérprete da Vovó Addams, a saudosa Judith Malina, não retornou, sendo substituída por Carol Kane, mudança impercebível graças a galera da maquiagem). E acaba entregando um filme que não apenas mantém a qualidade do original, mas, consegue ser ligeiramente superior e mais engraçado. Apesar do roteiro trazer de novo a fórmula de golpista de olho na fortuna do Addams, acaba acertando em cheio em dividir essa trama com os pirralhos Addams indo parar numa brega colônia de férias, onde acabou rendendo uma das cenas mais icônicas e hilárias, onde Wandinha e companhia, reconta uma passagem da história estadunidense numa teatrinho infantil. Enfim, outro filmaço divertido e hilário, que também é um clássico da Sessão da Tarde imperdível. Cotação / Nota: 8,5.

HAJA NOMES!

Curiosamente, a maioria dos membros da icônica Família Addams receberam vários nomes aqui no Brasil, o que acaba causando confusão em alguns fãs. O carequinha figuraça Fester Addams por aqui já foi chamado de Tio Funéreo e Tio Chico, este o mais conhecido. Já o mordomo da família, Lurch, por aqui recebeu os nomes de Lacaio e Tropeço. A caçula Wednesday inicialmente foi chamada por aqui de Berenilda (Credo!) mais ficou marcada mesmo como Wandinha, enquanto seu irmão, Pugsley, já foi chamado de Eddie e Feioso. Sobrou até para os coadjuvantes, já que Primo Iti, que além do nome original, recebeu também o nome de Primo Coisa, e para a icônica Mãozinha, que antes foi chamada de Seu Coisa. Nem mesmo o patriarca da família, Gomez, escapou do balaio de nomes, já que na primeira dublagem da série televisiva foi chamado por aqui de Covas Addams. Apenas a matriarca Mortícia escapou de receber vários nomes por aqui.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário