sexta-feira, 15 de abril de 2016

TOP 10: A EVOLUÇÃO DOS SUPER-HERÓIS DOS QUADRINHOS NAS TELONAS.

Indiscutivelmente estamos na fase de ouro das adaptações para as telonas dos super-heróis dos quadrinhos, e 2016 é o ano do ápice. Mas, não pense você que é algo novo, pois, desde dos primórdios da sétima arte, que os quadrinhos foram adaptados. Velhos conhecidos nossos como Capitão América, Batman, Superman, já ganhavam suas versões nas telonas, em forma de cine-seriados, toscos ao extremo para os padrões de hoje, que encontramos facilmente nas Americanas, em boxes a preço promocionais. Mas, é inegável que existem filmes que, sem sombra de dúvida, contribuíram para a evolução que chegou até os nossos dias, e que revolucionaram o modo de adaptar quadrinhos nas telonas. Nesta postagem vamos listar esses filmaços fodásticos e revolucionários, que contribuíram para a evolução do quadrinhos nas telonas. Vale salientar que seguiremos a ordem cronológica de lançamentos destes filmes nas telonas, e não de um filme ser melhor que o outro. Antes que Capitão América: Guerra Civil e outros lançamentos cheguem as telonas, dando suas respectivas contribuições, vamos a nossa lista.

10. Superman - O Filme (1978).


A revolução das adaptações dos quadrinhos nasce justamente no mesmo período em que os filmes blockbusters, que detonam nas telonas no verão estadunidense. Com o jovem mestre Richard Donner, empeitando os produtores, que deram muito pitaco sem êxito, o qual devem ser gratos até hoje ao mestre ter cagado para eles. Superman - O Filme é um marco na história do cinema, e determinou a fórmula perfeita que deve ser seguida até hoje numa adaptação dos quadrinhos: carta branca total ao diretor, deixando-o exercer todo seu potencial criativo, escolha a dedo de um elenco talentoso à enésima potência (a aposta no então desconhecido Christopher Reeves, foi a cereja do bolo, que presenteou a sétima arte e os fãs do homem de aço, com a encarnação mais perfeita do filho de Krypton, até hoje insuperável), efeitos especiais revolucionários, roteiro muito bem elaborado,  a trilha sonora inesquecível composta pelo mestre John Williams, marketing na dosagem certa, . Sua continuação, filmada praticamente em conjunto, não trouxe mais o mestre Donner na batuta, mas, mantém o mesmo alto nível, sendo, na minha humilde opinião, ligeiramente superior. Mas a revolução das adaptações dos quadrinhos nas telonas começou como o mestre Donner, fazendo milhares de pessoas no mundo inteiro acreditarem que o homem poderia voar.

9. Batman (1989).


Onze anos depois do ponta-pé revolucionário dado pelo mestre Donner, as adaptações dos quadrinhos não vivia um bom momento nas telonas. Até mesmo o homem de aço tinha levado tromba com duas continuações horríveis. Foi aí que entra em cena outro mestre com carta branca nas mãos, Tim Burton, e o resultado foi o salto gigantesco das adaptações dos quadrinhos nas telonas. Muito mais do que um típico blockbuster que explora exaustivamente todas as estratégias de marketing, o filme traz um puta diretor, gênio da sétima arte, usando e abusando de todo seu potência criativo, com direito a utilizar um visual super-hiper-mega-ultra dark numa adaptação de um herói dos quadrinhos e a cagar para os fãs que encheram o saco a saber da escolha de Michael Keaton para viver o morcegão. O resultado foi um filmaço inesquecível, fodástico, digno do morcegão. Burton ainda comandou uma continuação onde elevou o nível da ousadia que deu certo. O filme serviu para uma coqueluche de adaptações dos quadrinhos, 99%, inclusive duas continuações equivocadíssimas e ultrajantes sob a batuta do imprevisível Joel Schumacher, que enterraram a franquia.



Diante de tanto filmes ruins, as adaptações dos quadrinhos nas telonas estavam condenadas a cair no limbo para sempre. Até que a New Line resolveu investir numa produção modesta, com um herói do segundo escalão da Marvel. O resultado, aposto que nem os produtores esperavam: Blade fez um puta sucesso, provou que é possível encher de sangue e porradaria uma adaptação de um filme baseado num herói de quadrinhos, ressuscitou, ao menos por algum tempinho, a carreira de Wesley Snipes, que emplacou um personagem ícone da sétima arte. Sua continuação direta é infinitamente superior, trazendo outro mestre da sétima arte especialista em ótimas adaptações dos quadrinhos para as telonas, Guillermo del Toro, mas, foi o primeiro filme que deu um salto na evolução das adaptações dos quadrinhos nas telonas.

7. X-Men - O Filme (2000) e X-Men 2 (2003). 


A evolução lenta, de década em década, das adaptações dos quadrinhos, foi posta ao fim justamente pelo malhadíssimo estúdio Fox,. Confiando com um pé atrás no mestre Bryan Singer, o resultado final, com certeza, foi além do esperado pelos próprios engravatados do estúdio. X-Men - O Filme é o responsável direto por esse momento histórico dos quadrinhos nas telonas que vivemos. Deixaram o homem e sua equipe a vontade, lição que, aliás, os caras só vieram aprender (ou não) recentemente com Deadpool,  e os frutos estamos colhendo até hoje. Com muito mais moral, o mestre Singer fez uma continuação ainda melhor. Cereja do bolo: Hugh Jackman como Wolverine, que dispensa comentários. Entre altos e baixos, a franquia continua até hoje, com Singer na batuta.

6. Homem-Aranha (2002) e Homem-Aranha 2 (2004).


Outro marco da evolução das adaptações dos heróis dos quadrinhos foi dado na mesma época pelo mestre Sam Raimi que com toda liberdade criativa da trilogia Evil Dead, mas com um orçamento infinitamente superior, nos presenteou com até agora a melhor adaptação nas telonas do cabeça de teia amigo da vizinhaça. Os dois primeiros Homem-Aranha, sem sombra de dúvida, são filmaços ímpares, inesquecíveis, que já nasceram clássicos fodásticos, que de tão bons, até perdoamos a cagada feia cometida pelo mestre no terceiro e último filme. 



Filme de super-herói pode ser um épico sério? O mestre Christopher Nolan provou isso na trilogia que ressuscitou o morcegão nas telonas, dando-lhe dignidade e a moral que tanto merece, após o carnaval patético promovido por Joel Schumacher. Sem medo de exagerar, o fato é que a trilogia de Nolan é um marco divisório na sétima arte, fazendo escola. Se hoje boa parte dos filmes de super-heróis são concebidos como épicos, deve-se a ousadia e total liberdade criativa do mestre Nolan, que até hoje, é reverenciado pelos fãs dos quadrinhos. Cereja do bolo: o saudoso Heath Leadger como o Coringa mais perfeito e insuperável até hoje. O mestre continua dando sua contribuição aos filmes da D.C. / Warner como produtor.

4. Watchmen: O Filme (2009).


Apesar de não gostar tanto deste filme, não poderia ficar de fora da nossa lista, já que inegavelmente deu sua contribuição para a evolução das adaptações dos quadrinhos nas telonas. Dirigido pelo mestre Zack Snyder, super-fã de quadrinhos, o filme prova que é possível fazer uma adaptação fidelíssima aos quadrinhos, que agrada fãs, público em geral e a crítica, e voltada para o público adulto. Faltam mais iniciativas como essa, na sétima arte. 



Depois de amargar décadas de adaptações fiascos nas telonas e ver outros que têm os direitos de boa parte de seus principais personagens enchendo o rabo de dinheiro com adaptações fodásticas, a Marvel deu a volta por cima, fazendo escola, com uma manobra arriscadíssima. Tudo começou com primeiro Homem de Ferro, que deu o ponta-pé inicial para a ousadíssima e corajosa estratégia da Marvel em fazer vários filmes interligados. E a fase 1 deste ousado projeto foi fechada com chave de ouro no fodástico Os Vingadores - The Avengers, que provou que é possível reunir um timaço de super-heróis, com tempo devidamente igual a cada um deles brilharem individualmente, e também em grupo. Se finalmente veremos um filme da Liga da Justiça, pode ter certeza, que é graças ao sucesso do fodástico Os Vingadores - The Avengers, e também da ousadia da Marvel que deu a cara para bater e se saiu melhor do que encomenda



Outra manobra ousadíssima da Marvel. Já consolidada nas telonas, no meio da Fase 2, os caras inventaram de investir num filme solo de um grupo de heróis do segundo (ou terceiro) escalão do seu panteão, que até mesmo alguns fãs de quadrinhos desconheciam ou estavam cagando. E não é que deu certo? O resultado é um filmaço fodástico, divertido ao extremo, que deu um salto qualitativo e tanto na evolução das adaptações dos quadrinhos nas telonas, fazendo escola. 2014, até agora, foi o ano da Marvel, já que antes, Capitão América 2 - O Soldado Invernal, também tinha surpreendido e dado sua contribuição. 

1. Deadpool (2016).


Com a fórmula estabelecida pela Marvel, parecia que a evolução tinha chegado ao fim. Mas, eis que depois de tanta cagada, o último (até agora) passo da evolução seria dado justamente pela Fox. E que passo! Na verdade um puta salto. Com orçamento baixo para os padrões, os engravatados do estúdio deram um crédito de confiança a Ryan Reynolds e companhia, mesmo com o pé atrás, e o resultado foi além das expectativas. Deadpool é revolucionário ao extremo, inovador, provando que uma adaptação dos quadrinhos pode ser divertida, engraçadíssima, sem deixar de ser fidelíssima a sua fonte original, com toda liberdade criativa, e ainda

A EVOLUÇÃO CONTINUA.

Com certeza, do jeito e no ritmo que a carruagem anda, os filmes adaptados dos super-heróis dos quadrinhos ainda vão evoluir ainda mais, criando tendências para o futuro. Minhas apostas começam já nas produções que irã estrear este ano. No caso da Marvel, Capitão América: Guerra Civil pode dá um pequeno passo, mas será Doutor Estranho que irá surpreender, trazendo novidades revolucionárias. A D.C. / Warner trará as novidades com Esquadrão Suicida, apesar de ficar um pé atrás com a notícia vinculada essa semana que os caras tinham convocado o elenco de novo, para refazer o filme (geralmente, dá merda quando fazem isso), mas, vamos dá um crédito de confiança. Acredito que se ficar mais atento ao que os fãs e críticos dizem, podem também dá sua contribuição revolucionária com os dois filmes solos da Liga da Justiça. Já a Fox, já deu sua contribuição com Deadpool, e não acredito que X-Men: Apocalipse irá trazer mais novidades do que já foi apresentada nos dois últimos filmes da franquia. Aguardemos ansiosamente pelo próximos passos da evolução das adaptações nas telonas.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário