sábado, 5 de julho de 2014

GALINHO NA TELONA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Uma Aventura do Zico.
Produção brasileira de 1998.

Direção: Antonio Carlos de Fontoura.

Elenco: Zico, Felipe Barreto Adão, Carla Gomes, Rodolpho Fukamati, Dado Oliveira, Gabriel Gabriel, Thierry Figueira, Jonas Bloch, Eri Johnson, Laura Cardoso, Beth Erthal, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (Canal Brasil) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 9,5.  

Sinopse: Emissora televisiva realiza uma promoção, onde serão escolhidas vinte e duas crianças que irão participar da escolinha de futebol do craque Zico (o próprio). Entre os candidatos aprovados estão o carioca pobretão Tuca (Adão), o japinha paulista Kazuo (Fukamati), o nordestino arretado Dida (Oliveira) e a gauchinha Lula (Gomes), que se passa como menino. Já Fred (Gabriel), filhinho de papai mimado e boçal é barrado. É quando seu pai (Bloch), tem a ideia de contratar uma cientista (Erthal) e fazer um clone do Galinho. O resultado são dois Zicos na redondeza, sendo um mais durão e outro porra-louca, treinando o time dos Mauricinhos e dos mocinhos, respectivamente.

Comentários: Na época da Copa do Mundo de 1990, o diretor Fontoura escreveu Uma Aventura do Rei e ofertou a Globo para que rolasse uma série com Pelé. O projeto não vingou  devido a agenda do rei e foi arquivado (graças a Deus! Ufa!). Anos depois, Fontoura o ressuscita, com uma nova roupagem e enredo, levando o craque Zico para às telonas. O resultado é um divertidíssimo filme infantil, com um roteiro bobinho, mas, muito bem elaborado, e o craque Zico surpreendendo, como ator, principalmente, como o Zicópia porra-louca. Claramente, o galinho se divertiu a beça, não se levando à sério em nenhum momento, o que resultou numa goleada em comparação a Pelé, que como já comentei em outras duas postagens, como ator é o rei do futebol, provavelmente, por querer se levar à sério demai. A pirralhada não fica atrás e mesmo não tendo grandes atuações, embarcam na brincadeira liderada pelo eterno camisa 10 do Mengão. O resultado é simplesmente um dos melhores filmes brasileiros infantis de todos os tempos, que dar de goleada nas merdas protagonizadas por Xuxa, Angélica e companhia ilimitada, como também sobre futebol, já que conta com excelentes e empolgantes sequências de treinos e jogos. Em síntese, goleada do galinho e do nosso cinema.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário