segunda-feira, 7 de julho de 2014

CLÁSSICO DO CINEMA NACIONAL NO SÁBADO À NOITE DO AXN.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia.
Produção brasileira de 1976.

Direção: Hector Babenco.

Elenco: Reginaldo Farias, Ana Maria Magalhães, Paulo César Pereio, Milton Gonçalves, Ivan Cândido, Ivan de Almeida, Lady Francisco, Grande Otelo, Stephan Nercessian, José Dumont, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV por assinatura (AXN) em 05 de julho de 2014.

Cotação

Nota: 4,0.  

Sinopse: Baseado em fatos, ocorridos nos anos 70, que narra a saga do bandido Lúcio Flávio (Farias), famosíssimo na época. Na verdade, ele e o seu bando agiam encobertos e à serviço de policiais corruptos, liderados por Moretti (Pereio), que também atuavam como justiceiros conhecidos na imprensa da época como Esquadrão da Morte. As relações entre os bandidos se complicam, e Lúcio Flávio e seu bando passam a correr risco de morte.

Comentários: Não é de hoje que o nosso cinema adapta histórias reais de bandidagem. Lúcio Flávio, O Passageiro do Agonia, provavelmente, até hoje, é um dos filmes que retratam à bandidagem da vida real que mais fez sucesso. Com uma boa direção de Babenco, que  décadas depois fez o excelente Carandiru, o filme tem um roteiro regular que, como de costume, distorce um pouco os fatos em nome da liberdade poética e criativa e conta com principal atrativo um elenco competente, com destaque para o protagonista Reginaldo Faria. O problema é que o filme é um pouco arrastado e somado a quase total ausência de trilha, torna um filme um pouco cansativo e tedioso. Vale pela curiosidade de conferir um grande sucesso de bilheteria do nosso cinema, dos tempos que era sinônimo de putaria, que foge totalmente à essa regra, apesar de conter rápidas desnecessárias cenas de nudez, inclusive um tosco frontal do protagonista. Ah, curiosamente, pegando carona no enorme sucesso deste filme dois anos depois a história do bandido morto em 1975, ganhou uma outra versão, Eu Matei Lúcio Flávio, estrelado pelo saudoso Jece Valadão que não dar vida ao bandido, mas, ao policial corrupto rival. O filme está disponível online e tão logo eu assista, comentarei aqui.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 



 
Filme completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário