domingo, 20 de julho de 2014

CINEBIOGRAFIA ANTES TARDE DO QUE NUNCA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco. 

Walesa (Walesa Czlowiek Z Nadzei).
Produção polonesa de 2012.

Direção: Andrzej Wajda.

Elenco: Robert Wieckiewich, Agnieszka Grochowska, Iwona Bielska, Zbigniew Zamachowski, Miroslaw Baka, Agata Buzek, entre outros.

Blogueiro assistiu no Centro Cultural Arte Pajuçara em 19 de julho de 2014.

Cotação

Nota: 8,0.  

Sinopse: Cinebiografia de Lech Walesa (Wieckiewich), que numa entrevista a uma jornalista italiana, conta sua vida pessoal e trajetória política, iniciado quando ainda era funcionário de um estaleiro polonês, passando pelo processo que o tornou um grande líder sindical, fundador do Solidariedade, numa trajetória política, que lhe rendeu o prêmio Nobel da Paz, posteriormente, tornando-se presidente da Polônia.

Comentários: Era de se estranhar que um líder revolucionário como Lech Walesa ainda não tivesse ganho uma cinebiografia. Afinal, sua atuação supera fronteiras do seu país, já que o cara é um dos responsáveis pela queda do comunismo no Leste Europeu, no final dos anos 80. Sem falar que ganhou um prêmio nobre e acabou chegando a presidência da Polônia. Se até o mala do Lula ganhou uma cinebiografia, imagina alguém com um histórico tão interessante. Finalmente, isso veio ocorrer sob a batuta do aclamado e cultuado diretor polonês Andrzej Wajda que já havia trabalhado o tema social em outras duas produções. E valeu a pena espera porque, ao contrário do filme do nosso ex-presidente, Walesa não idolatra, nem coloca no pedestal o cinebiografado, mas, faz uma excelente síntese de sua trajetória. Além do ótimo roteiro, o filme conta com um elenco afiadíssimo, com atuações excepcionais, com destaque para Robert Wieckiewich, que dar um show de interpretação com Walesa. Em síntese, uma ótima cinebiografia, bem acima da maioria.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário