quarta-feira, 19 de março de 2014

RECORDAR É REVER: CHUVA NEGRA.

 = Excepcional. /  = Muito bom. /  = Bom./  = Regular. / = Fraco.  

Chuva Negra (Black Rain).
Produção estadunidense de 1989.

Direção: Ridley Scott.

Elenco: Michael Douglas, Andy Garcia, Ken Takakura, Kate Capshaw, Yûsaku Matsuda, John Spencer, Luis Guzman, entre outros.

Blogueiro assistiu na TV aberta (Globo) e em home vídeo (VHS).

Cotação

Nota: 10,0.  

Sinopse: Nick (Douglas) e Charlie (Garcia) são policiais de Nova Iorque que numa missão rotineira acabam prendendo um chefão da Yakuza. A dupla recebe a missão de escoltar o bandido ao Japão, entregando-o a polícia local. Mas, quando chega a terra do sol nascente, o bandidão foge. A dupla, principalmente o impulsivo Nick, não se entrega e resolve capturar o cara, mesmo não conhecendo o local, contando mesmo a contragosto com o policial japonês Massahiro (Takakura), que, ao contrário de Nick, é bastante certinho no quesito seguir às regras.

Comentários: Dizer que Ridley Scott é um dos diretores geniais da história da sétima arte, com estilo próprio é chover no molhado. Afinal, o cara é responsável por verdadeiras obras-primas pop cultuadas como Alien, O 8ª Passageiro e Blade Runner,O Caçador de Androides. Impossível não assistir Chuva Negra e não se lembrar deste último filme estrelado por Harrison Ford, principalmente pelo visual da cidade japonesa de Osaka ser praticamente idêntica a cidade futurista do clássico oitentista tão cultuado. Mas, as comparações acabam por aí, já que o policial estrelado por Michael Douglas, mesmo trazendo os clichês do gênero, consegue ser também bastante original, contando com um excelente roteiro, que prende a nossa atenção do começo ao fim, sem deixar de empolgar um só minuto. Uma pena que um filmaço tão excepcional anda sumidão das grades televisivas por aqui. Em síntese, não somente um dos melhores filmes de Scott, Douglas e todos os envolvidos, como também um dos melhores do gênero. Filmaço que obrigatoriamente precisa ser descoberto.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo alagoano. 


 
Bom e mau policial.
Mesmo seguindo a fórmula clichê, 
Garcia e Douglas formam um ótima dupla.

 
Não é Blade Runner.
Visual realçada com uma ótima fotografia é uma das
marcas registradas de Scott.

Douglas com tira durão.
Uma das melhores e memoráveis atuação de sua carreira.

Filmaço policial está disponível em DVD.


2 comentários:

  1. Filme nota dez, esquecido pela TV, e por isso a geração que assiste os filmes idiotas da sessão da tarde de hoje não conhece.




    ResponderExcluir