sábado, 15 de dezembro de 2012

RECORDAR É REVER: IRMÃOS GÊMEOS.

Ideia bizarra gera uma comédia engraçadíssima.
 
Mesmo que uma pessoa não seja uma cinéfila de carteirinha, com certeza, sabe identificar e diferenciar o grandalhão brucutu Arnold Schwarzenegger do baixinho hilário Danny DeVito. Mas, em 1988 o cartaz de um filme estrelado pelos dois dizia que somente a mãe deles poderia identificá-los. Bizarro né? O resultado da bizarrice foi a engraçadíssima e divertida comédia Irmãos Gêmeos, uma das maiores cartadas de mestre do grandalhão austríaco ex-governador da Califórnia deu em sua carreira, juntamente com o "sim" dado a James Cameron em fazer o vilão no clássico oitentista O Exterminador do Futuro. Diga-se uma cartada arriscadíssima, já que na época, Arnoldão estava brigando na bilheteria, filme a filme, com outro brucutu, Sylvester Stallone, onde ambos reinavam absolutos como astros de filmes de ação de primeira grandeza. Ao contrário do eterno Rocky Balboa, o brucutu se deu bem na sua mudança radical de gênero, voltando a fazer rir, posteriormente, em outras oportunidades.
 
Dirigido pelo especialista do humor Ivan Reitman, Arnold é o grandalhão, mas totalmente ingênuo Julius, que reside numa ilha isolada e descobre por aquele que ele acreditava ser seu pai, que não somente é fruto de uma experiência genética, mas, também que tem um irmão gêmeo. Animadíssimo com a notícia que poderia fazer qualquer um surtar, Julius se manda da ilha, em busca do seu irmão, que ao contrário dele, é nanico e tranbiqueiro. Ao se conhecerem, os dois resolvem cair na estrada, levando com eles a namorada de Vicent e a irmã dela, a belíssima Marnie (a sra. John Travolta, Kelly Preston), que se interessa pelo abobalhado Julius.
 
Irmãos Gêmeos é uma comédia hilária, com um roteiro leve e divertido, que não se leva a sério em nenhum momento e que brinca bastante com a imagem dos dois atores que, aliás, estão em perfeita sintonia, com direito a Arnoldão tirar sarro do seu rival de tela, Stallone, na curta sequência onde Julius passa pela porta de uma cinema, onde está sendo exibindo Rambo III. O resultado final é surpreendente, já que uma ideia bizarra, que tinha tudo para dar errado, gerou um filmaço divertidíssimo e engraçado. Particularmente, sou suspeito para falar, já que foi o primeiro filme que assistir na saudosa sala 2 do Cine Iguatemi. Independente disso, o fato é que Irmãos Gêmeos é disparado, não somente um dos melhores trabalhos da inusitada dupla, como também, uma das melhores comédias oitentista. Nota 9,5.
 
 
 
Curiosamente, o trio Reitman, Arnold e DeVito voltou a se reunir em 1994, em outra comédia com ideia bizarra, Júnior, com a dupla interpretando dois cientistas pesquisadores que criam uma droga que auxiliar na gravidez, usando um deles, no caso Arnoldão, como cobaia. Evidente que, desta vez, a bizarrice não deu certo, gerando uma comédia horrível, quase sem graça, já que pouquíssimas piadas deste filminho medíocre e ridículo realmente são engraçadas. Uma decepção total, que além de manchar a filmografia do trio, leva uma pisa feia de Irmãos Gêmeos. Vale apenas pela mórbida curiosidade de ver Arnoldão pagando um dos maiores micos de sua carreira, que briga pau a pau com outros micaços que ele pagou, como sua tosca caracterização em Batman e Robin e A Volta ao Mundo em 80 Dias - Uma Aposta Muito Louca. Nota 3,5.
 
 
 
Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

2 comentários:

  1. Esse Filme fez parte da minha infancia. Seção da tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vander!

      Realmente, um clássico da Sessão da Tarde que fez muito a nossa alegria.

      Obrigado por visitar o nosso blog! Volte sempre! Será sempre bem-vindo!

      Abraço! Fica com Deus!

      Excluir