quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HERÓIS EM DOSE DUPLA.

Curiosidade/Filmes.
Heróis em dose Dupla.

Alguns fãs mais xiitas das histórias em quadrinhos torceram o nariz quando Chris Evans foi anunciado como interprete do Capitão América. A alegação, de boa parte deles, é que Evans já tinha  interpretado outro herói também do universo Marvel, no caso, o Tocha Humana nos dois filmes do Quarteto Fantástico. Porém, Evans não é o primeiro, muito menos será o último ator a viver mais de um herói dos quadrinhos e literatura, conforme alguns exemplos que trago abaixo. Na maioria das vezes, isso ocorre por pura preguiça e falta de iniciativa dos produtores que, quando se deparam com um ator que deu certo em um personagem, tem uma tendência em escalá-lo para dar vida a personagens semelhantes.



Halle Berry.
Tempestade (X-Men - O Fillme, X-Men 2 e X-Men 3 - O Confronto Final)
e Mulher-Gato (Mulher-Gato).

Como sou cavalheiro começo com a única dama presente nesta lista. A lindíssima e talentosa atriz Halle Berry deu vida a Tempestade nos três primeiros filmes da franquia X-Men e pagou um verdadeiro King Kong como Mulher-Gato, no filme homônimo da felina heroína/vilã da DC. Ao menos, Berry tem o mérito de entrar na galeria seleta dos pouquíssimos atores e atrizes que atuaram em versões para as telonas, do universo Marvel e DC.



Arnold Schwarzenegger
Conan (Conan - O Bárbaro e Conan - O Destruidor).
e Sr. Frio (Batman e Robin).

Outro que  atuou em filmes de personagens adaptados das duas editoras e  que pagou um mico, também interpretando um personagem da DC, foi o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que deu vida ao vilão Sr. Frio, no último filme da primeira franquia do Morcegão no cinema. Mas, antes, Arnoldão tinha interpretado Conan, em dois filmes, personagem responsável pelo seu primeiro sucesso nas telonas. De quebra, ainda deu as caras no tosco mais divertido filme da guerreira Sonja, Guerreiros de Fogo, estrelado pela canastrona Brigite Nielsen, na época Sra. Stallone e produzido pelo extinto estúdio de filmes "B", Cannon. Brigitte, aliás, iria encarar outra heroína dos quadrinhos, a Mulher Hulk, e até pousou caracterizada como a  personagem, mas, a série televisiva não saiu da fase de pré-produção.


Dolph Lundgren.
He-Man (Mestres do Universo)
e Frank Castle (O Justiceiro).

Outro brucutu estrangeiro, que deu vida a dois heróis foi o grandalhão Dolph Lundgren, que estrelou uma quase nada a haver versão do tosco herói dos desenhos animados dos anos 80 He-Man e com menos de dois anos cortou e escureceu as madeixas para dar vida ao obscuro Justiceiro, numa  versão que também foge bastante das características originais da personagem. Ambas as produções são da Cannon, só que a primeira foi uma mega-produção a la Star Wars. com direito a Lundgren pagar um micaço vestindo uma tosca sunguinha, e a segunda, uma típica produção de ação "b" do saudoso estúdio, que  contou com o talentoso Louis Gossett Jr., como o policial que persegue e depois se alia a Castle. Particularmente, apesar de distorcerem um pouco os dois personagens, gosto bastante das duas produções.


Lou Ferrigno.
Hulk (Série de TV entre 1979 e 1982, e nos filmes A Volta do Incrível, O Julgamento do Incrível Hulk e A Morte do Incrível Hulk)
e Hercules (Hercules e Hercules II).

Tão brucutu como o Schwarzenegger das antigas, o também fisioculturista e  canastrão Lou Ferrigno, também foi aproveitado  na promoção "Pegue um e faça interpretar dois" realizada pelos produtores. Sucesso na TV, mesmo irreconhecível como  Hulk, o péssimo ator ganhou a chance de mostrar sua cara feia sem maquiagem verde, numa tosca versão italiana do herói mitológico Hércules, que nos quadrinhos também fazia parte dos Vingadores. Esta tosca versão em carne e músculos fez tanto sucesso, que ganhou continuação ainda mais tosca. Mas, assim como Halle Berry e sua versão em carne e em osso da mutante de cabelos brancos, Ferrigno sempre será lembrando como Hulk, tanto que, depois da série, o bombadão empresta sua voz ao personagem em desenhos animados e filmes do monstrão.


Justin Harley,
Arqueiro Verde (Seriado Smallville)
e Aquaman (piloto).

Falando em televisão, mais recentemente o esforçado Justin Hartley interpretou dois heróis da DC, mais precisamente da Liga da Justiça. Com o seu desempenho razoável como Oliven Queen e o seu alter ego Arqueiro Verde, no seriado Smallville, o ator estrelou como Aquaman, num filme piloto para um seriado que até agora, não saiu, nem tem previsão se será produzida.


Robert Downey Jr.
Homem de Ferro (Homem de Ferro, Homem de Ferro 2)
e Sherlock Holmes (Sherlock Holmes).

Colega de Evans em Os Vingadores, o talentoso Robert Downey Jr., recentemente vive dois famosos heróis, sendo um dos quadrinhos e outro da literatura: o milionário borsal Tony Stark que ao vestir uma armadura torna-se o Homem de Ferro e o inteligente detetive londrino Sherlok Holmes. E vai demorar para o ator dar adeus a um dos dois personagens, já que o primeiro dará as caras em Os Vingadores e em Homem de Ferro 3, e antes destes, Sherlock Holmes se envolverá em mais mistérios em seu segundo filme. Elementar, meu caro Watson, que Downey continuará brilhando nos dois personagens.


Ryan Reynolds.
Deadpool (X-Men Origens: Wolverine)
e Lanterna Verde (Laterna Verde).

Por fim, Ryan Reynolds é outro ator que entra no rol dos poucos atores que deram vida a personagens da Marvel e DC. Antes de estreiar como Lanterna Verde, que  chega por aqui no final do mês, no filme solo do invocado Wolverine, Reynolds deu vida a Deadpool. Ambos os filmes não são a primeira inclusão de Reynolds no mundo dos heróis quadrinhos, já que o ator deu as caras em Blade Trinity, último filme (até agora), da franquia do herói metade vampiro, metade humano estrelada por Wesley Snipes.

Falta de atores e atrizes talentosos ou pura comodidade dos produtores? O fato é que sempre teremos atores e atrizes interpretando dois ou mais heróis e vilões dos quadrinhos. Se ao menos forem tão convincentes como Evans e seus dois personagens do universo Marvel, com certeza não darão motivos para nenhum fã reclamar.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário