segunda-feira, 30 de maio de 2011

RAKING DOS INDICADOS AO OSCAR DE MELHOR FILME

Filmes/Opinião.
Meu raking dos indicados ao Oscar de Melhor Filme.

Com o final da maratona que realizei com os indicados deste ano ao Oscar de Melhor Filme, cheguei algums conclusões que só confirmaram as minhas suspeitas.

A primeira é que o aumento de indicações nesta categoria desde do ano passado, é desnecessária. Mesmo que  este ano ótimos filmes ultrapassem o antigo número de cinco indicados, para mim, dobrar o número dos  indicados continua sendo   uma desculpa esfarrapada para a premiação ser um instrumento para atrair o público a filmes que dificilmente alguém com gosto populares como eu, teria interesse em assistir.

Algo também desnecessário é a  indicação de animação a Melhor Filme, já que  existe uma categoria que premia  os melhores  do gênero. É  incoerência e deslealdade colocar para competir seres humanos com animação, por mais que estas sejam excelentes, tanto no roteiro quanto na parte técnica. Por mais que seja muito bem realizadas, estas jamais superarão filmes de carne e osso na preferência popular e  dos membros da Academia. Como diz  o ditado popular "Cada macaco no seu galho",

A outra conclusão é que nem sempre os melhores filmes do  ano, são indicados. É nítido que a Academia, com raríssimas exceções,  preferem indicar filmes "bundas", que  não agradam a boa parte do público com o gosto pouco exigente, que prefere os blockbusters aos filmes  de arte. Este ano, até que mais da metade das indicações foram merecidas, mas se pegar a minha lista dos melhores filmes do ano passado (cf. http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2010/12/os-melhores-filmes-de-2010.html)*, como também de outros cinéfilos com gosto populares, e comparar com  a lista  dos indicados, constatará esta realidade.

Por fim, chego a conclusão que, na maioria das vezes, nem sempre o melhores indicados  são os vencedores. Este ano não foi diferente, já que, na minha opinião, apesar dos seus méritos, o vencedor O Discurso do Rei, é o mais fraco dos sete que realmente mereceram ser indicados. Fica claro  que os membros da Academia não gostam de ideias originais e inovadoras, sempre optando pelo mais óbvio.

Pelos motivos supracitados, somados a um cerimônia cada vez mais  chata e sem brilho, é que a premiação do Oscar a cada  ano, vem perdendo força e interesse  por parte de cinéfilos como eu,  que  não têm gostos refinados, mas têm o bom senso para perceberem quando um  filme realmente é bom ou não.

Enfim, vamos ao que interessa:

RAKING  DOS INDICADOS A MELHOR FILME:

1º Lugar: A Origem.
Nota: 10,0.
OBS: Inovador, original, um filmaço que conseguiu a façanha de agradar crítica e público, mas muito injustiçado pelos membros da Academia. Sem dúvida,  uma  das  maiores injustiças já cometida  na história da famosa premiação.

2º Lugar: Bravura Indômita.
Nota: 9,5.

3º Lugar: Cisne Negro.
Nota: 9,5.
Comentários em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/03/um-bale-supreendentemente-assustador.html

A partir daqui, apesar de achar  justíssima as   indicações,  não seriam os meus favoritos a levar a estatueta, já que faltam  aos quatro um pouco de  originalidade. Coincidentmente, todos são baseados em fatos reais.

4º Lugar: 127 Horas.
Nota: 9,0.

5º Lugar: O Vencedor. 
Nota: 8,5.

6º Lugar: A Rede Social.
Nota: 8,5.

7º Lugar: O Discurso do Rei.
Nota: 8,5.

A partir daqui nenhum destes filmes mereciam ser indicados.

8º Lugar: Toy Story 3.
Nota: 9,0.
OBS: Apesar da nota altíssima  que  atribuo a animação, que realmente é ótima e supera a maioria dos indicados, para mim, não deveria sequer ser indicado nesta categoria, por motivos já comentados acima.

9º Lugar: Minhas Mães, Meu Pai.
Nota: 4,0.
OBS: Ideia original jogada no lixo, num roteiro chato, enfadonho e previsível, num filme que não se define nem no seu gênero, igual a sexualidade de uma das  personagens  centrais. Uma das indicações mais injustas da história do Oscar.

10º Lugar: Inverno da Alma.
Nota: 2,5.
OBS: Esta porcaria morgadíssima só ganhou nota em virtude das atuações razoáveis dos atores. Caso contrário, seria um zero redondinho, pois o filme é péssimo. Chato, enfadonho, tedioso, este filme é um perfeito sonífero para curar a insônia mais crônica.  Faz companhia  a  Comer, Rezar, Amar e Sex and the City 2, na lista dos piores do ano passado. Outro  exemplar que, inexplicavelmente, foi indicado ao Oscar e ficou de fora do Framboesa. Como consolação, está entre os cinco indicados com cartazes visualmente legais.

E aí, concorda com o meu raking? Duvido  que sim, até porque gosto não se discute, se curte. Vamos dinamizar o nosso espaço, deixei seus comentários, suas opiniões, faça você também a sua lista.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

* = Nota: Bravura Indômita e Cisne Negro não  estão na lista apenas por terem sido lançados  este ano nos cinemas brasileiros, portanto, inéditos na época que a lista foi postada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário