sexta-feira, 8 de abril de 2011

MAIS UM FILMAÇO SOBRE BOXE.

Filmes.
Mais um filmaço sobre boxe.

Uma coisa já é dada como certa, em relação a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: Sempre que um bom filme que gire em torno do boxe é lançado, chove indicações ao Oscar para o mesmo. Este ano, para aumentar a lista que incluem sucessos como Rocky, Um Lutador (dez indicações, venceu em três, incluindo melhor filme), Menina de Ouro (sete indicações, levou quatro, incluindo melhor filme), Touro Indomável (seis indicações, levou dois Oscars, sendo um de melhor ator para Robert De Niro),  Ali (duas indicações), foi a vez de O Vencedor, filme baseado em fatos, reais, ter sete indicações, incluindo melhor filme, vencendo em duas categorias: melhor ator coadjuvante para Christian Bale e Melhor Atriz Coadjuvante para Melissa Leo.

A trama gira em torno de dois irmãos boxeadores, de uma família que ainda tem seis filhas, que moram na pequena e pacata Lowell. Dicky Ecklund (Christian Bale, que dar um show de interpretação), é um ex-boxeador, que vive mergulhado no vício de crack e da fama do passado, ocasionada por ter derrotado o campeão mundial Sugar Ray Leonard (que faz uma pequena participação no filme). Já Micky Ward (Mark Wahlberg), é um "não tão jovem assim" lutador promissor, que tem tudo para ter uma carreira melhor que o irmão. Só que para isso, precisa tomar uma importante e difícil decisão, que é simplemente sair da influência desastrosa do irmão, que o treina de forma irresponsável e da mãe (Melissa Leo, ótima), que administra sua carreira da mesma forma.


 
O conflito entre família x carreira é o tema central de todo filme, que é um envolvente drama que prende atenção e empolga  até mesmo nas poucas cenas de luta. Mesmo que estas não tragam nenhuma novidades, consegue empolgar o público, fazendo-nos torcer pelo mocinho.

As interpretações do elenco coadjuvante, sem dúvida, é o ponto alto do filme, principalmente de Bale, que rouba a cena interpretando um personagem humano, repleto de falhas, diferentes dos heróis durões, que costumeiramente vem interpretando nos últimos anos. Apesar de também não ter assistido aos desempenhos de todos os candidatos ao Oscar, acredito que a premiação dada a ele e a Melissa foram merecidas.

O Vencedor é um filme que mereceu a indicação ao Oscar de melhor filme, mas que ao mesmo tempo, não merecia vencer (para mim, A Origem e Cisne Negro foram melhores). Mesmo assim,  é um filme que, até agora, só confirma a minha opinião sobre O Discurso do Rei (venceu o mais fraco), já que é melhor que o bajulado vencedor deste ano.

Em síntese, apesar de ser mais um drama que tem o boxe como pano de fundo, com todas as situações clichês deste sub-gênero, O Vencedor é um ótimo filme, que merece ser conferido. Ah, e quem for assisti-lo, não tenha pressa de se levantar após a última cena, já que os verdadeiros irmãos Dicky Ecklund e Micky Ward, dão as caras, durante o início dos créditos. Um filme imperdível para os fãs de boxe, como também de excelentes interpretações.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

 Algumas cenas do ótimo drama O Vencedor,
que o público de Maceió poderá assistir na tela do Cine SESI.

Um comentário:

  1. Somos dois, Cintia Araújo!

    Ainda não assistir Punhos de Aço. Vou procurar assistir e comentar aqui. Obrigado pela dica, e também por nos visitar e deixar seu comentário!

    Seja sempre bem-vinda a nos visitar e deixar seus comentários! Volte sempre!

    ResponderExcluir