sábado, 28 de maio de 2011

MINHAS SUSPEITAS ESTAVAM ERRADAS.

Filmes.
Minhas suspeitas  estavam erradas.

Vida de cinéfilo em Alagoas não é fácil. As pouquíssimas salas de exibição, todas em Maceió, onde um ou dois filmes ocupam a maioria delas, acaba limitando bastante as nossas opções, e ainda nos forçam a fazer escolhas difíceis, como esperar que o filme seja  lançado em  DVD, ou até  mesmo adquiri-lo na versão  pirata. Semana passada, tive que fazer uma difícil escolha: assistir um filme em 3-D mas dublado ou no formato convencional porém legendado. Como valorizo mais as interpretações do que o que a tecnologia possa oferecer, optei por esta última e fui conferir na sala do Lumière, Padre, filme de ficção e ação (e não terror como estava escrito na bilheteria), baseado  numa conhecida Graphic Novel.

Alguns meses atrás, temia que, devido ao título e  ao tema (grupo de assassinos da Igreja), seria mais um filme, que fanáticos religiosos, sem ter o que fazer, iriam fazer uma tempestade em copo d'água, falando como se fossem da Igreja e até criticando-A por não se manifestar contra um filme de bobo. Graças a Deus, que isso, até agora, não aconteceu, pois seria uma imbecilidade. Até porque, o filme em questão é simplesmente ficção, que mistura cenário futurista com faroeste. A tal igreja do filme, apesar  de claramente ser uma alusão a organização da Igreja Católica, passa longe da realidade, não sendo ofensivo em  nenhum  momento. Em  síntese, a Igreja está certa, quando no lançamento de filmes bobos como estes, simplesmente ignorá-los. Particularmente, inda bem que não me deixei levar pelo preconceito, pois iria perder um ótimo e divertido filme de ação.

A trama se passa num tempo indeterminado, que parece ser no futuro, mas com climão de faroeste. Padres são homens e mulheres que a igreja recrutou para combater os vampiros após séculos de guerra, acreditava-se  que os últimos foram presos e os padres foram aposentados, vivendo de sub-emprego numa espécie de feudo, controlado pela igreja, onde vive boa parte da população mundial. Até que os familiares de um desses padres, são atacados e mortos por vampiros, numa cidadezinha fora dos muros, forçando o padre, contrariar a ordem da igreja e sair da aposentadoria.

O filme tem excelentes efeitos especiais, que mesmo no formato convencional, impressionam e  empolgam, o que me leva a suspeita de ser mais um  filme  que  é lançado em 3-D, após a sua filmagem, apenas  para faturar mais grana. As interpretações são razoáveis e não comprometem. Já o roteiro é interessante e prende a nossa atenção, dando um gancho enorme para uma possível continuação.

Em  síntese, apesar do título e da alusão descarada a  Igreja, Padre é um  ótimo  filme. Divertido e bobo, não deve ser levado a sério. No mundo em que vivemos, os membros da nossa Igreja têm motivos muito mais sérios para protestar.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.






Caubói desertor, meio-vampiro, meio-humano:
Principal vilão do filme.

Donzela em  perigo:
Até um faroeste futurista precisa ter uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário