sexta-feira, 8 de abril de 2011

CANASTRÃO EM 3D.

Filmes.
Canastrão em 3D.

No início da noite da última segunda conferi, na sala 4 do Centerplex, o mais novo filme do canastrão Nicolas Cage. Pois é, mais um filme estrelado por ele, lançado nos cinemas, nos últimos meses.  Apesar de ser um péssimo ator, Cage é um dos astros hollywoodianos que mais trabalha, lançado um filme atrás do outro. Evidente que quantidade não signfica qualidade. Às vezes, Cage acerta nas escolhas, nos presenteando com ótimos filmes (veja ou reveja a pequena lista que elaborei em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2010/09/pessimo-ator-filmes-excelentes.html , como também os meus comentários sobre seu penúltimo filme em: http://blogdorickpinheiro.blogspot.com/2011/02/mais-um-filmaco-com-nicolas-cage.html ). Fúria sobre rodas com certeza não é um deles.

A trama é absurda e sem lógica: o personagem de Cage, foge do inferno, a fim de pegar os assassinos de sua filha, e salvar sua netinha das mãos destes malas, membros de uma seita satânica, para que a bebêzinha não tenha o mesmo destino de sua mãe. Em seu encalço, o encardido envia um secretário seu chamado Contador, uma figuraça que é uma mistura de Agente Smith da trilogia Matrix, com T-1000 de O Exterminador do Futuro 2.


Como vocês podem deduzir, só assistindo  ao trailer acima, tudo no filme na verdade é uma desculpa esfarrapada, para Cage, bancar o típico herói durão, que solta piadinhas, faz promessas absurdas que serão cumpridas no final do filme, distribue porradas e tiros para tudo que é lado, e elimina os seus advesários de forma surreal e patética, bem ao estilo heróis dos anos 80. Para se ter ideia dos absurdos, em uma das cenas, Cage elimina um grupo de adversários, enquanto transa com uma prostituta.

O  roteiro tosco é uma colcha de retalhos, que reúne vários elementos de outros filmes, principalmente os road-movies (filmes de perseguições na estrada), os estrelados por Cage (principalmente, Motoqueiro Fantasma e 60 Segundos ) e até mesmo do bom e velho Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro e Fim dos Dias), especialista em filmes de ação "me engana que eu gosto", repletos de situações absurdas, em cenas divertidas e mirabolantes. Mas ao contrário do ex-governador da Califórnia, que também não é lá um grande ator, Cage não consegue ter a mesma empatia em cena.

Pelo roteiro e a canastrice de Cage, Fúria sobre rodas tem todos elementos de um filme "C", daqueles lançados diretamente em DVD, típicos dos estrelados por Steven Seagal, Dolph Lundgren, Van Damme e outros brucutus ilustres deconhecidos. E só não é, por ser uma super-produção filmada em 3-D, aliás, único motivo que vale assisti-lo. Irônicamente a produção é dos estúdios Warner, que insiste em converter em 3-D filmes produzidos  no formato convencional. Com o resultado visual do filme estrelado por Cage, bem que os executivos da Warner, deveriam sempre fazer isso, a abandonarem a trabicagem costumeira.

Em síntese, Fúria sobre rodas é um filme 100% testoterona, que diverte apenas pelos absurdos apresentados. Um filme que, com certeza, irá agradar os brucutus de plantão, mesmo que não seja estrelado por um.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário