quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PÉSSIMO ATOR. FILMES EXCELENTES.

Sei que muita gente vai discordar comigo. Mas com toda sinceridade não acho o Nicolas Cage um bom ator. E na minha cabeça não entra o fato dele ser indicado duas vezes ao Oscar e ganhar uma. Para mim, ele é um péssimo ator, mas que tem uma grande bênção de estrelar excelentes filmes, como estes que listo agora para vocês.


O primeiro filme estrelado pelo canastrão que eu assistir, ainda na pré- adolescência no extinto Cine Pajuçara, foi Arizona Nunca Mais (1987), uma divertida comédia dirigida e produzida pelos irmãos Coen. Na história, Cage e Holly Hunter formam um casal que não podem ter filhos, que ao saber que um casal teve quíntuplos, resolver sequestrar uma das crianças. Esta é a deixa para o humor sacástico e o ritmo de ação acelerada dos irmãos Coen reinarem absolutos no filme, que conta ainda com o excelente John Goodman. Incrivelmente, Cage até que se sai bem como ator. Provavelmente por está com poucos anos de carreira e querer provar a Deus e ao mundo, que não estava na indústria do cinema pelos tios famosos: o diretor Francis Ford Copolla e a atriz Talia Shire (a Adrian da série Rocky).


Lua de Mel a Três (1992), é uma boa comédia romântica, onde Cage divide o protagonismo com o excelente James Caan e com Sarah Jéssica Parker. Na trama, um jovem casal vai passar a Lua de Mel em Las Vegas. Só que o personagem de Cage inventa de apostar e evidente perder o seu bem mais precioso: sua recém-esposa. Filme tolo, com excelente trilha repleta de músicas de Elvis Presley, mas que particularmente eu gostei. Cage mostra aqui sua marca registrada: ser péssimo ator sem prejudicar o filme.


Filmaço de ação de primeira é A Rocha (1996), onde Cage tem a graça de dividir o protagonismo com os excelentes atores Sean Connery e Ed Harris. Na trama, um General da Marinha rebelde, interpretado por Harris, toma um grupo de turistas na Ilha de Alcatraz. Para resgatá-los, são convocados um especialista em armas quimicas "interpretado"  por Cage e um ex-preso, único a escpar do antigo presídio, interpretado, desta vez sem as aspas, por Connery. Com ação o tempo todo e excelente roteiro repleto de reviravoltas, A Rocha é sem sombra de dúvida um dos melhores filmes de ação de todos os tempos.


Filme de 1997 que sem dúvida é o melhor de Cage. Já comentei sobre ele na postagem anterior.


Sem dúvida o ano de 1997 foi o ano de Nicolas Cage, quando  emplacou dois excelentes filmes de ação: A Outra Face e este Con Air - A Rota da Fuga. Neste filme, também estrelado  pelos excelentes atores John Malkovic e John Cusack, Cage faz um prisioneiro recém-libertado que está sendo transportado num avião, que é dominado pelo louco prisioneiro vivido magistralmente por Malkovic, que adia os planos do mocinho de conhecer sua filhinha. Ação do começo ao fim. Mais um vez, Cage é agraciado em estrelar um dos melhores filmes de ação.


A combinação "mocinho que é bandido" mais "alta velocidade" é uma constante em Hollywood. Em 2000, foi a vez de Cage, juntamente com uma loira lindíssima Angelina Jolie e com o excelente Robert Duvall, estrelar um filme deste sug-gênero: 60 Segundos. Nele, o ladrão vivido por Cage e sua equipe tem que voltar a ativa e roubar uma lista de carro para que seu irmão não seja morto. Com ação frenética e as típicas cenas com carros posantes, o filme é um dos melhores deste sub-gênero, perdendo apenas para o primeiro Velozes e Furiosos. Uma pena que este filme ande esquecido tanto pelos canais abertos, quanto pelos fechados.


Em 2004 foi a vez de Cage bancar o Indiana Jones, na aventura da Disney A Lenda do Tesouro Perdido, onde ele vive o aventureiro Ben Gates. Com um excelente elenco de coadjuvantes de grandes atores que conta com nomes com Sean Bean, Harvey Keitel, Jon Voight e Christopher Plummer, este filme se sobressai num gênero repleto de sub-Indiana Jones. Com o enorme sucesso que fez, evidentemente que Cage emplacou sua primeira continuação em 2008, e que em 2011 voltará as telonas, numa terceira aventura.


O último filme da lista é o já comentando na postagem anterior Kick Ass - Quebrando Tudo. Até quando é coadjuvante, Cage prova que em relação a excelentes filmes, ele é pé quente.

Enfim, opiniões e preferências a parte, o fato é que Nicolas Cage já é um astro de cinema consagrado e que, se Deus quiser, ainda nos alegrará muito participando de excelentes filmes.

Rick Pinheiro.
Cinéfilo.

3 comentários:

  1. minha opinião, ele é excelente ator

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua opinião! Continue visitando o nosso blog! Será sempre bem vindo! Abraços! Fik c Deus!

      Excluir
  2. O Nicolas Cage é um ator incrível e parece que você perdeu os filmes bons dele. Te indico: "Coração Selvagem", dirigido pelo David Lynch, que é insanamente bom; "Feitiço da Lua", uma comédia romântica muito legal; "Vampire's kiss", um filme no qual ele fica louco, que é o que ele faz de melhor. E, finalmente, "Despedida em Las Vegas", um dos melhores filmes que eu já vi - foi por causa desse filme que o Cage ganhou o Oscar. Depois de ver esses filmes, acho que você vai mudar sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir